Contos Peculiares (Ransom Riggs)


E seu dissesse que já existiu uma mulher que era amiga de fantasmas? Ou um homem que na verdade era uma ilha? E uma garota que domava pesadelos? Isso tudo pode parecer louca, mas são apenas algumas das diversas situações que deram origem a histórias peculiares presentes nesse livro. Antes de Jacob encontrar o lar da Srta. Peregrine e descobrir o universo peculiar, a história dos peculiares estava escritas nos Contos Peculiares! Não está entendendo nada? Pois bem, dá para ler mais sobre a Srta. Peregrine e suas crianças peculiares aqui nesse post, mas hoje vou tentar focar exclusivamente nos Contos.

Para ler e entender esse livro não é necessário ter lido os outros livros do Ransom Riggs. Na verdade, eu acho até muito bom lê-lo antes. Millard Nullings, o inteligente (e um tantinho arrogante hehe) menino invisível reuniu nesse livro uma coletânea de contos que trazem um pouco de contos de fadas junto com o tom levemente sombrio dos Irmãos Grimm.


Contos Peculiares está muito presente no segundo livro da série, Cidade dos Etéreos, mas, como eu disse, dá para ler tranquilamente como um livro solo. Fazendo uma pequena comparação, é como aqueles livros extras do universo de Harry Potter que a gente pode ler sem ter lido os sete livros, mas que se tornam ainda mais especiais caso tenhamos lido. Bom, não preciso nem dizer que os Contos se tornaram muito especiais pra mim! (ele apareceu no primeiro vlog de leitura do canal)

Ele é lindo, tanto na parte estética quanto no conteúdo. A capa é dura, e nos dá realmente a impressão de ter sido tirado da biblioteca da casa da Srta. Peregrine. A folha de guarda é toda decorada, e o início de cada capítulo há uma ilustração encantadora e melancólica.

Já sobre o conteúdo, é excepcional, assim como todos os livros que Ransom Riggs escreve. É sério, eu leria até a lista de compras dele! Os contos podem parecer sem pé nem cabeça, mas eu amo coisas assim, pois a minha imaginação fértil demais não me deixa desgostar de nada que é criativo, louco e com aqueles pequenos ensinamentos que, a princípio, podem parecer óbvios, mas que muitas vezes a gente se esquece.


De longe os meus dois contos preferidos foram A Primeira Ymbrine e Cocobolo. O primeiro por ter me feito lembrar das Aves que são tão importantes da série principal e esclarecido como foi o surgimento delas e das fendas temporais (tem um post falando sobre esses termos aqui). E o segundo por falar muito sobre autoaceitação (claro que é preciso ler nas entrelinhas, pois uma pessoa que não está muito interessada pode simplesmente achar o conto bobo). Por mais que quem somos de verdade possa parecer horrível para o resto do mundo, e até para nós mesmos a princípio, é só depois de nos entendermos e nos aceitarmos que vamos conseguir ser felizes, independente do que os outros acham. Acho que toda a série da Srta. Peregrine é sobre isso!


aquele conto que me lembra de momento tensos do segundo livro...


Foi um livro fantástico! Embora eu gostaria de dizer que indico para todos, acredito que apenas pessoas com a mente aberta e que sabem apreciar fantasias vão conseguir entender o verdadeiro significado de cada um dos contos peculiares; pessoas que aceitam que existe muito mais no mundo do que aquilo que conseguimos ver, e que está tudo bem. O mundo é cheio de mistérios que não conhecemos e de coisas lindas e diferentes. Coisas peculiares. ♡


Espero que tenham gostado da resenha e que ela tenha deixado vocês curiosos para lerem, nem que seja só um pouquinho. Quem aí já leu alguma coisa do Ransom Riggs? Ah, vocês podem comprar os Contos aqui (comprando pelo meu link vocês ajudam o blog). 

Viva a literatura peculiar! L, ♥️

48 comentários :

  1. Fico me perguntando porque parei no primeiro. Preciso correr atrás do prejuízo...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente parou no primeiro livro, o que é uma pena :/

      Excluir
  2. Oi Luh, tudo bem? Sempre que leio suas resenhas sobre esse universo fico me perguntando porque você é tão fã. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros e assisti somente um pedacinho do filme então não conheço muito sobre a história #sorry Mas vendo todo seu carinho com os seres peculiares confesso que tenho vontade de ler. Suas fotos como sempre lindas. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha intenção com as resenhas sempre é deixar a galera curiosa hehe. Se uma pessoa que seja se interessar a ler eu já me sinto muito feliz! Espero que você leia um dia, Érika ^-^
      Obrigada por todo o carinho!

      Excluir
  3. A mais viciada em Ransom Riggs nesse rolê todo é você Lua kkllkjjkljklkjlkjlkjlkjl Toda vez que você fala desse livro fico com vontade de ler, mas penso que posso acabar ficando com tédio tipo quando eu tentei ler HP (ênfase no 'tentei'). No todo a série parece ser bem filosófica, com ensinamentos bons demais, até porque, hoje em dia, ser peculiar é algo que não está se tornando tão incomum, não é mesmo? Queria que antigamente as pessoas vissem alguém diferente com respeito assim como está sendo hoje em dia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas como assim você nunca leu Harry Potter? Sério, achei que você fosse um daqueles que já tinha lido várias vezes haha o.O
      Hoje em dia está sendo consideravelmente mais fácil ser peculiar, embora a quantidade de normais no mundo ainda seja grande. (aff!)

      Excluir
  4. Eu estava ansiosa por essa resenha 😍 Nunca li nada do autor, mas essa edição super linda me deixou bem curiosa. Vou adicionar à minha lista!

    ResponderExcluir
  5. O universo desses livros é tão mágico, realmente gera curiosidade. Ainda não li nada do autor mas tenho a impressão que me identificaria, também acho que o mundo tem muitos mistérios e tá tudo bem, rs. Amei as fotos, lindas como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia os livros um dia. Obrigada pelo elogio! <3

      Excluir
  6. Esse ano eu quero ler a série da Srta. Peregrine <3 Você fala tão bem sobre e sinto que vou me identificar muito com a história, afinal coisas peculiares são meu nicho <3
    Que linda resenha, lindas fotos ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo peculiar está em festa por te receber, pode acreditar!
      Fico muito feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  7. Eu acho muito interessante esse universo dos peculiares. Li só o primeiro e o segundo livros e gostei bastante e na verdade não sei bem porque ainda não li o resto. Depois que saiu Mapa dos Dias eu decidi que iria comprar juntos os dois que faltavam mais esse dos contos peculiares e concluir a leitura. Agora só estou esperando uma boa promoção (rs) para fazer minha compra e ter a coleção completa na minha estante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita para ler tudo agora antes que o quinto livro ser lançado (porque se a Ave quiser ele sai ainda esse ano!).

      Excluir
  8. Gosto demais desse escritor, seus livros me fascinam. Preciso desse na minha estante para começar minha leitura. Se tudo der certo, irei inserí - lo na minha leitura de junho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está com as leituras de junho programadas? Uau! *o*

      Excluir
  9. O primeiro livro que li do Ransom foi o Lar das Sr. Peregrine para crianças peculiares, que foi até o livro que virou filme. Mas eu amei tanto o jeito que ele escreve que fiquei com uma vontade imensa de ter todos os livros deles e esse não ficou de fora.
    E que livro maravilhoso ein !

    All Minimalists

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita, tipo MUITA gente leu o primeiro livro por conta do filme e acabou abandonando os outros dois. Espero que você consiga ler o restante da série porque, sério, só melhora <3

      Excluir
  10. Bem no comecinho, quando estavam recém começando a falar desses livros eu super achava que era de terror, hahah Nem tive interesse por isso. Mas agora que já percebi que não é, tenho uma certa curiosidade para ler. Parece seu um mundo muito bem construído :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar: não é e terror. Os livros têm sim um tom sombrio, mas nada que assuste!

      Excluir
  11. Oi Luana, boa tarde...

    Eu li a trilogia assim que chegou as minhas mãos, mas não foi por paixão ou prazer... foi por motivo profissional. Mas gostei imenso do estilo do Ramson. Fazia tempo que não consumia (ainda que devido ao trabalho) um livro de fantasia com gosto.
    Ganhei os contos de presente de uma amiga, mas ainda não li porque tudo que não é relacionado ao meu trabalho tem ficado na pilha do depois, que cresce diariamente e eu brinco de Scarlet (do filme e o vento levou).
    Soube que fizeram o filme, mas não vi e nem sei se quero. Gostei tanto do livro que fico com receio de terem estragado tudo. rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Lunna, o filme é deveres decepcionantes, embora eu tenha que confessar que gosto dele... na medida do possível hehe. Espero que você consiga ler os Contos ainda esse ano! *-*

      Excluir
  12. Adorei a sua resenha! Fiquei bem interessada no livro, realmente parece ser muito bom! Adoro histórias que me façam imaginar bastante hahha.
    Estou louca para terminar a faculdade e ter mais tempo para ler livros assim de novo haha
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas amigas me perguntam como consigo ler as coisas a da faculdade e os meus livros. É meio sofrido, mas não troco por nada ^-^

      Excluir
  13. Uia! Muita vontade de ter a oportunidade de ler "Contos Peculiares". Até mesmo pelo fato de ser apaixonada por essa escrita! Preciso confessar que simplesmente amo suas indicações literárias e a forma como nos convida a adentrar no universo que está inserida! Fantástico, parabéns!Sem contar as fotos! Nossa, cada qual mais linda!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, fofinha. Comentários como o seu me deixam imensamente feliz e inspirada *-*

      Excluir
  14. Oi Lu, tudo joia?
    Eu cheguei a ler o primeiro livro do Orfanato da Srta. Peregrine e gostei bastante, e tanto sua postagem super carinhosa quanto essa edição lindíssima só me animaram a voltar a ler! Gosto bastante de livros relacionados a séries mas que não tem obrigatoriedade de ser lido junto, sempre acho que enriquece muito o universo.
    Abraços,
    Gislaine | Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi você! Tudo bem sim :)
      Eu me lembro até hoje da sua crítica sobre o filme hehe. Espero que você consiga voltar a esse universo um dia, moça <3

      Excluir
  15. Que delicia de resenha. ♥ Nunca li nenhum livro do Ransom Riggs, sempre pensava em comprar o "O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares", mas até hoje não comprei. Enfim, estou mega interessada em ler esses e todos os outros livros desse autor que nunca li, mas que tenho uma grande impressão que os livros dele devem ser maravilhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dele são incríveis. Se você tem essa curiosidade não perde mais tempo, pois valem muito a pena <3

      Excluir
  16. Suas fotos são lindas de doer!!!! Mas confesso que o tema não me agrada muito. Nem mesmo o filme eu vi, mas é difícil de explicar pq eu fico muito feliz em saber que existe. Louco, né? Mas é como se eu ficasse feliz de verdade por saber que a criatividade e a sensibilidade humana ainda são capazes de criar infinitos tão "peculiares" e belos e distintos e é bom que cada um se encontre neles.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre esse universo em particular.
    Obrigada por dividir conosco. Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo muito bem seu sentimento. Às vezes fico feliz por saber que algo existe, mesmo não sendo ~algo para mim~, pois sei que aquilo pode estar fazendo outra pessoa imensamente feliz.
      Fico muito feliz que tenha gostado do post <3

      Excluir
  17. Esse ainda não li, mas tenho ele na listinha. Na verdade eu ainda não li o último, pois ando com um novo vício, fazer crochê hahahahaha.
    Adorei os post e as fotos inspiradoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer crochê é ótimo haha. Tentei uma vez e não consegui :p mas tenta arranjar um tepinho pra terminar esses livros! Obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  18. Se o seu objetivo era deixar quem lê esta resenha curioso, quero te dizer que conseguiu, viu? Como eu já disse aqui, não sou muito de ler, mas quando clico em suas resenhas, dá uma vontade, menina. PRECISO DE TEMPO para isso, sério. Adorei demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A intenção é justamente cutucar a curiosidade das pessoas haha. Tenta montar um cronograma pra ler uma quantidade de páginas por dia que você consegue ;)

      Excluir
  19. Que fotos lindas, e que história interessante, por mais que eu não leia muita ficção. Adorei o blog!

    ResponderExcluir
  20. Confesso que ainda não li os livros e nem assisti ainda mais por conta da falta de oportunidade, tenho tantos livros na minha lista para ler que as vezes até me perco, talvez até comece por esse livro já que talvez ache bom ler ele antes dos outros. E queria fazer uma pergunta, você indicaria o filme do livro do Lar da Srta. Pereguine?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o filme... aaaa! Vivo em caso de amor e ódio com ele, pois gosto bastante dos atores e de todo o cenário, além de ele ser praticamente idêntico ao livro até a metade. É um complemento para a história, então, sim eu recomendo. Mas, obviamente, também recomendo os livros :)

      Excluir
  21. Não sabia que dava para ler este sem ter lido a série toda; que demais!!! (eu só li o primeiro livro até agora, #shameonme, então pensei que leria este beeeem mais tarde). AMO coletâneas de contos por eles serem mais curtinhos e assim eu até posso ir intercalando com outras leituras (ou não ^^').
    Amei a resenha, que me deixou mega curiosa pra correr a comprar meu exemplar e ler o livro (e também tenho que procurar os outros da série pra ler pra ontem!); e as fotos não tenho nem o que dizer, está um espetáculo como sempre. Você arrasa!!!
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Bel, eu tenho certeza que você irá amar todos os livros da série. São a sua cara *-*

      Excluir
  22. Eu nem sabia da existência desses contos! Sempre tive vontade de ler o livro da pelegrine, mas por enquanto só vi o filme. Eu achava que era uma história de terror e tá mais pra fantasia. Mas já vou colocar na lista com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pelegrine" hahaha, eu tô rindo demais com esse erro.
      A série é uma fantasia pura, não tem nada de terror :)

      Excluir
  23. Li O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares quando soube que ia sair um filme sobre a história e como de costume o livro é bem superior. Apesar de ter gostando da leitura não me animei o suficiente para continuar com os demais livros. Achei bem legal a ideia deste livro, afinal para nós leitores dá um entendimento maior sobre a história principal e de todos a sua mitologia como acontece em Harry Potter, House of Night.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente muita gente leu apenas o primeiro livro por causa do hype do filme e se esqueceu dos outros. Que coisa feita haha! Os outros livros são ainda melhores *-*

      Excluir
  24. Ahhh que post mais lindo! Foi um belo lembrete de que eu preciso pegar essa série e ler toda, com muito amor! Eu comprei os contos, mas ainda não sabia exatamente do que se tratava, porque só li o primeiro livro (#shameonme), mas tô encantada em saber que as histórias são nesse estilo e que ainda engrandecem a história!
    Qual você acha que é a melhor forma de ler esse? Depois dos 4 já lançados, ou depois do segundo, em que ele é lançado?
    Fiquei empolgada aqui e quero ver se faço projeto pra encaixar essa série já nas leituras que vou começar em março.
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha mais sincera opinião, seria ótimo ler os Contos depois do primeiro livro, pois assim você j[á iria estar sabendo deles para o segundo livro, que é onde eles são mais citados :)

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)