Resenha em Conjunto #4 | A Vida não me Assusta e A Garota que Bebeu a Lua

A Vida Não me Assusta: Você tem medo de quê? Cachorros bravos, cobras, sapos, dragões soltando fogo? A Vida Não me Assusta é um pequeno livro de arte para crianças valentes, que enfrentam fantasmas e meninos brigões da escola com a cabeça erguida. É até difícil não se apaixonar por este livro.   
Publicado originalmente há 25 anos, e até então inédito no Brasil, A Vida Não me Assusta reúne os talentos da poeta e ativista Maya Angelou e do artista gráfico Jean-Michel Basquiat. Dois artistas com histórias de vida sofridas e infâncias problemáticas, mas que nunca se deixaram intimidar. Não importa qual obstáculo apareça no caminho, você sempre pode encontrar forças para superá-lo. 
Esse é o segundo lançamento do Caveirinha, o selo infantil da DarkSide Books. A vida não me assusta segue a mesma qualidade de O fantástico Alfabeto Lovecraft: capa dura, bordas arredondadas para não machucar as crianças e um texto de fácil compreensão... quer dizer, na verdade, é um poema.

Mesmo sendo um livro curto e direcionado a crianças, Maya Angelou cria um texto de fácil compreensão e que pode inspirar qualquer idade. A vida não me assusta nos recorda da coragem que existe dentro de cada um de nós! O mundo pode parecer um lugar horrível e assustar, e esse livrinho é um lembrete de que nós conseguimos passar por tudo. Todo mundo é corajoso à sua maneira.

Ah, e as ilustrações de Jean Michael Basquiat são outro ponto à parte: são um tanto abstratas, e combinam perfeitamente com o tom levemente sombrio e divertido que o livro (e a editora até hehe) trás. Eu amo esse dinossauro da capa ♡

A Garota que Bebeu a Lua: Todo ano o povo do Protetorado deixa um bebê como oferenda para a Bruxa que vive na floresta, na esperança de que o sacrifício a impeça de aterrorizar sua pequena cidade protegida pelos muros e pela Torre das Irmãs da Guarda. Mas, Xan, a Bruxa na floresta, ao contrário do que eles acreditam, é bondosa. Ela vive em paz com um Monstro do Pântano muito inteligente e um Dragão Perfeitamente Minúsculo.  
Todo ano ela resgata o bebê deixado pelos Anciãos e o leva em segurança para uma família adotiva em uma das Cidades Livres do outro lado da floresta. Durante a longa viagem, quando a comida acaba, Xan alimenta os bebês com luz estelar. Em uma dessas ocasiões ela acidentalmente oferece a um deles a luz do luar, dotando a menininha de uma magia extraordinária.  

A bruxa então decide criar a menina “embruxada”, a quem chama de Luna. Conforme o aniversário de treze anos da menina se aproxima, sua magia começa a aflorar – e pode colocar em perigo a própria Luna e todos à sua volta.  
Esse livro é especial para mim por duas razões: primeiro que foi um presente da Rebeca do blog Papel Papel. Ela me enviou alguns dias depois de ter me marcado numa tag no instagram dizendo que A Garota que Bebeu a Lua a fazia se lembrar de mim. Segundo que a autora é a mesma de um dos meus livros preferidos da infância: O Filho da Feiticeira (saudades!).

O que dizer desse tesouro? A premissa por si entrega uma história diferente de tudo que já li, mesmo com os elementos clássicos de contos de fadas. Mas ao longo da leitura percebemos que tudo vai muito além da Luna; são vários arcos que no fim se reúnem num propósito. Fala sobre amor, família, coragem e tristeza, tudo isso de uma forma tão romanceada e poética que é impossível não desejar estar lá, vivendo tudo aquilo! Os personagens também são tão fofos e cativantes (me apaixonei pelo Dragão Perfeitamente Minúsculo).

A edição, mesmo sendo simples, de brochura, está muito bem feitinha. Todo mundo que viu a capa e leu a sinopse disse que a história tem tudo a ver comigo também hehe.

Quais foram os últimos livros que vocês leram? Gostaram das duas indicações do post?

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

14 comentários :

  1. já me recomendaram A Garota que Bebeu a Lua e eu fiquei encantada com o que me falaram da história. parecem ser livros muito bons para ler entre leituras pesadas ou densas, fora que, por mais que sejam destinados a um público específico, e como você disse, são histórias universais.
    Valeu a recomendação.

    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o post tenha tenha te animado bastante a ler, chuchu. É uma história maravilhosa! *-*

      Excluir
  2. Oi Lu ^^
    Olha, acho que vou gostar desse "A garota que bebeu a lua". A capa já chama muito a atenção, e parece ser daquelas histórias leves e reflexivas (acertei?); se for o caso, já curti! E espero poder ler algum dia.
    A DarkSide tá arrasando com esses livrinhos pra crianças. Ótima dica de presente de Natal pras crianças, não acha? *-*
    Adorei as indicações.
    Ps.: O último livro que eu li foi um e-book chamado "Todos nós vemos estrelas". É um conto bem fofo escrito por dois escritores nacionais. Super recomendo a leitura, que é excelente pra esta época do ano por se passar às vésperas do Natal, além de ser curtinho, assim você lê ele rapidinho ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertou sim, Isa: A Garota que Bebeu a Lua é encantador!
      Oh, obrigada pela indicação de conto. Já havia visto no Kindle, mas ainda não salvei. Vou fazer isso *-*

      Excluir
  3. Gente, que amor... lendo a sua resenha me deu uma imensa vontade de ler e de comprar para minha irmã pequena. Gosto dessa narrativa que te envolve na história, mesmo que pareça simples. Gosto dos livros da Fanny Joly ♥

    ResponderExcluir
  4. Confesso que eu tenho um certe preconceito com livro infantil (estou tentando desconstruir isso), mas reconheço que a maioria tem lições valiosas que deveriam ser lidas por todos os adultos. Já tinha ouvido falar do selo infantil da Darkside, mas não pensei que fosse nessa pegada, achei bem interessante.

    Quanto ao livro da Luna, fiquei bastante curiosa, com certeza vou por na minha lista!

    http://blink-moments.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livro infantil, deve ser porque sou estudante de pedagogia, hehehe. Amei esse e vou procurar pra ler. Eles prendem muito minha atenção e são tão incríveis. Amei demais!!

    ResponderExcluir
  6. Ah, toda vez que eu vejo um estilo fofo meio dark lembro de te ahaha. adorei as indicações, apesar de ser de um público específico, cai bem a qualquer idade. Adorei a narrativa da A Garota que Bebeu a Lua. Inclusive gostaria de ler, vou pesquisaro. Abraços :*https://adriellesauhzo.com/

    ResponderExcluir
  7. olá!
    Não conhecia os livros, mas adorei as indicações, pelo que li são ótimas leituras!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Fiquei interessada no livro "A vida não me assusta", pelos pontos que você citou (é sempre bom lembrar a coragem que tem dentro de nós) e por ter poemas da Maya Angelou <3

    ResponderExcluir
  9. Oiii! :)
    Menina do céu, juto que já vi a capa de "A vida não me assusta" pela internet várias vezes e nunca imaginei que fosse em forma de poema. Também não tinha parado para ler a sinopse, mas achei lindo demais. Gosto de livro infantis, porque nos lembram que a vida não é tão ruim quanto pode parecer! :)

    O segundo livro também parece ser maravilhoso! Primeiro que a capa é linda e o pouco que li da história já me ganhou! É a mesma coisa do primeiro, parece uma história leve e que nos faz sonhar! *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou pirando em saber que existe um livro infantil com ilustras do Basquiat E QUE chegou aqui nos lados tupiniquins... Que coisa mais linda! Sei lá, o trabalho dele é tão propositalmente simplório, sendo que na verdade não é nada disso, que me pareceu agora quase óbvio a existência desse livro, é perfeito!
    Amei a temática também e fiquei querendo, socorro! hahahaha

    ResponderExcluir
  11. Oi Luh, eu achei lindo esse livro quando tug anhou, primeiro o da Caveirinha vai cair exatamente como uma luva pro meu irmão, o segundo ainda acho que devo ler em breve, mas não sei ainda quando. Falta-me dimdim pra todos que quero ler.
    www.kammykrysthin.com
    Xoxo

    ResponderExcluir
  12. A garota que bebeu a lua, que edição linda e cheia de vida. Ouvi falar muito bem deste livro, quero ler ele este ano <3
    Ótima resenha, como sempre <3

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)