Embarcando no universo peculiar #OrgulhoPeculiar


E depois que a blogosfera, o YouTube e o booktube inteiro ter falado sobre O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares (nisso está incluso apenas o primeiro livro, pois a maioria das pessoas o leu para ver o filme), eu venho por meio deste listar três motivos para você lerem a trilogia inteira!

Esse post estava na minha cabeça há muito tempo, mas eu não me animava a fazer, até que decidi participar do projeto Parcerias Nerds. Nele, a gente vai recebendo temas de posts sobre coisas nerds, e eu achei um ótimo meio de incitar a minha imaginação para produzir mais conteúdo por aqui. Como primeiro tema, temos de listar motivos para ler tal saga, e, pra ser sincera, eu amei, pois tenho tido muita vontade falar muito mais sobre livros aqui :) 

fantasia que ultrapassa os limites 

Para quem não conhece... Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, Abe havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, ele convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe: “Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” 
Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, Jacob se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Naquele lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta pela sobrevivência e para salvar a vida de seus novos amigos. 
Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao “lar da srta. Peregrine para crianças peculiares”, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.

Muita gente diz que esse livro é uma mistura de Harry Potter com X-Men. A fantasia já começa quando as crianças com habilidades especiais aparecem, mas não para por aí. A leitura é daquelas que faz a nossa mente viajar e imaginar além do limite, pois as coisas fantásticas só tendem a crescer ao longo da história. É notória a evolução na escrita do Ransom Riggs, e em como ele vai tornando tudo cada vez mais visual a cada capítulo, e eu não digo isso apenas pelas fotografias, mesmo elas tendo um papel importante para  a construção peculiar de tudo. 

Viagens no tempo, mulheres se transformando em aves e manipulando o tempo, monstros... tudo isso e muito mais foi o que me fez me apaixonar por essa trilogia e colocá-la no patamar de "livros pra vida toda". (Não estou brincando! Eu já os reli três vezes!)



REFERÊNCIAS fotográficas incríveis


Eu sempre fui apaixonada por fotografia. Quando eu era pequenininha meu pai me deixava brincar com a câmera de filme dele, e eu fica encantada, não só com as fotos prontas, mas também com os negativos e com aqueles "defeitinhos" que sempre ficavam nas fotos que eu tirava. Infelizmente, não tenho mais essa câmera (ela se perdeu na mudança), mas guardo todas as fotos dela numa caixa de sapatos.

Decidi tornar esse um motivo para a leituras desses livros, pois eu, como apreciadora do movimento pictorialista e apaixonada por fotografia, me inspiro muito no estilo peculiar das que aparecem no livro, seja na hora de editar ou fotografar!

Depois que eu li a série da Srta. Peregrine, tomei coragem de fazer algo que eu sempre quis fazer: colecionar fotos antigas, mas não apenas fotos antigas; fotos muitos antigas ♡ Por onde eu comecei? Ah, sim, pela casa da minha avó. Ela foi extremamente incrível em me presentear com algumas do casamento dela. Depois eu fui reunindo muitas outras...


umas das mais antigas que tenho é essa, e ela me remeteu demais a uma das fotografia que aparecem no segundo livro!



Aproveitando que estamos falando sobre fotografia, essa edições hardcover (capa dura + jacket) são verdadeiras preciosidades, algumas das mais lindas que tenho. Pra vocês terem uma ideia, quando alguém pede para ver meus livros eu já deixo bem claro que "esses não!". Não gosto que ninguém mexa, não gosto de tirá-los de dentro de casa! Ah, e eles também são objetos maravilhosos para fotografia *-*



orgulho de ser peculiar


Pode soar piegas demais isso, mas, durante todas as peripécias que as crianças peculiares passam, elas acabam descobrindo que ser peculiar não é algo ruim, mas sim uma dádiva! O próprio Jacob, a princípio, reluta em aceitar que tem algo a mais nele, mas depois se orgulha de ser peculiar. #OrgulhoPeculiar
"Sempre soube que era estranho. Nunca sonhei que fosse peculiar."
Será que não dá pra trazer essa lição para a "nossa" realidade? Quantas vezes eu escutei "você é estranha", "que esquisito", "para com essas maluquices", e isso tudo acabou gerando em mim muitos complexos. Por um tempo eu até me escondi, mas... para quê? Qual o problema em eu aceitar que não sou igual a todo mundo, e que ninguém é igual a ninguém? As pessoas são diferentes, cada um tem a sua própria peculiaridade, e a graça de tudo está nisso. 

Tudo bem que a maioria das pessoas não consegue manipular o tempo, nem flutuar, ou fazer fogo com as mãos, mas vocês me entenderam, haha!



Extra: um filme de tim burton


E pode vir a Rainha discutir esse filme que eu irei defendê-lo até o fim! Assim que ele foi lançado eu fui assistir e eu amei. Lembro que, na época, comentei em uma dos vídeos promocionais do facebook que tinha amado o filme e os livros. Recebi uma resposta bem grossa de um ser humano se sentindo ~afetado~ pelo meu comentário, pois "o filme estava horrível e o Tim Burton fracassou miseravelmente" (coloquem essa afirmação em termos mais feios, hehe).

Eu, particularmente, não liguei para comentários extremamente ofensivos dirigidos ao filme e ao Tim Burton, pois quem se limita a achar que ADAPTAÇÕES tem de ser iguais ao livro provavelmente não foi feito para assistir esses filmes que são INSPIRADOS em livros. Vi muitos pseudo críticos digitais falando horrores por audiência, e colocando a culpa de "o filme ter ficado uma porcaria" toda no Tim Burton, como se o diretor fosse o grande responsável por tudo numa produção.

Você tem o direito de não ter gostado do filme, mas pense no quão bom foi ver esses livros incríveis ganhando tanta repercussão graças ao filme. Eu acompanhei toda a divulgação, e o próprio autor parecia muito feliz por ver o nome de um dos seus livros no cinema. Eu também fiquei feliz, vocês também não deveriam ficar? :) 


Essa foi a minha indicação para o Parcerias Nerds. Leia os livros, assista o filme e seja peculiar ♡ Ah, quem tiver interesse nos livros, por favor, compre usando meu link de afiliada da Amazon para que eu receba uma pequena comissão!

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

43 comentários :

  1. Eu sou completamente apaixonada por esse universo peculiar que o Ramsom Riggs criou, mas infelizmente ainda não pude ler Biblioteca de Almas. Apesar disso, eu sempre indico pra todo mundo ( dois dos meus amigos já leram e amaram , e a minha mãe vai ler). Assim como você, me sinto representada em obras como essa, porque eu também me sinto um pouco estranha, e ver que isso não é errado, como a maioria diz, é reconfortante. Algumas pessoas já usaram isso como ofensa contra mim, acredita? Já me chamaram até de nerd, como se isso fosse ruim :v. Graças a Deus, mesmo sendo um pouco diferente dos meus amigos , existe uma troca de aprendizado entre nós.

    Beijos

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que você consiga ler logo o último da trilogia, pois é MUITO bom <3

      Ah, moça, não é só com você. Já me chamaram de nerd pelas minhas manias (hoje eu aceito esse "insulto" de bom grado), bruxa (ADORO!), esquisita... a gente vai colecionando isso ao longo do tempo e acaba que entra por um ouvido e sai pelo outro, haha!

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler os livros, ouvi falar muito bem deles e meu deus com os motivos citados por ti, fiquei ainda com mais vontade. Não assisti o filme ainda também, mas quero muito. O universo peculiar parece ter tudo o que eu gosto, mal posso esperar para conhecer ele melhor <3

    Suas fotos são sempre muito lindas, Lu. Meu deus, estou enlouquecida com a edição dos livros, são todos tão lindos de morrer, com certeza quero tê-los na minha estante.

    Beijos,
    pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado das fotos, amor... e que meu post tenha contribuído para a sua vontade de ler essa série tão incrível! As edições, com certeza, contam pontos na hora de comprar :)

      Excluir
  3. É realmente incrível o jeito que você escreve! Acabei de conhecer seu blog e estou apaixonada <3 Sempre me encantei com o universo literário, apesar de não falar muito sobre isso, mas depois desse post, pode ter certeza de que vou ler os livros. Parabéns pelo seu trabalho lindo!

    Beijos de gloss da My.

    http://umbeijodegloss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que gostou do conteúdo aqui do blog assim, logo à primeira vista <3 obrigada pelo carinho, chuchu!

      Excluir
  4. Eu ainda não assisti o filme porque quero ler o livro primeiro mas assim que ouvi falar do filme comecei a ir atrás de saber mais sobre o livro, eu não sabia, porque nunca me atentei a isso mas eu adoro o Tim Burton, a maioria dos filmes que gosto foi produzido por ele haha e eu sempre escuto " Nossa Sabrina, como tu é estranha" "Deixa de ser estranha menina", essa ultima frase que fala muito é minha mãe.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou encantada pelos trabalhos do Tim Burton. Grande parte da minha lista cinematográfica de favoritos tem os deles <3

      Oh, e não precisa se preocupar com essa frase da sua mãe, pois a minha fala a mesma coisa. É só mais uma pessoinhas pra me achar esquisita :p

      Excluir
  5. Luuuuuu! Que resenha completa, adorei e me interessei ainda mais a ler!
    Parabéns pelo blog lindo!
    To seguindo aqui e nas redes sociais pra acompanhar de pertinho!
    Beijos <3
    http://www.bybruni.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o seu post! Muito completo e fiquei com uma super vontade de ler a trilogia! Com certeza será minha próxima compra, rs!

    Um beijo :)
    http://blogafinando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, florzinha. <3

      Excluir
  7. Eu confesso que não tenho muita vontade de ler/assistir O lar das crianças peculiares, mas achei interessante o seu ponto de vista. Quando eu era criança, eu amaava ficar horas e horas vendo as fotografias antigas junto com a minha avó. Era um dos meus passatempos favoritos. Ahh, que saudade!
    Se tem uma coisa que eu detesto são pessoas comparando o livro com o filme. Poxa, como você mesmo disse, os filmes são INSPIRADOS nos livros e não cópias idênticas. Cada um tem seu jeitinho.

    Beijo!
    http://todaprogramada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em encontrar alguém que partilhe do meu pensamento, mesmo que você não se interesse pela história dos livros e do filme :)

      Excluir
  8. Tenho muita vontade de ler esses livros! É o tipo de história que prende e me faz querer ficar na cama o dia todo lendo pra saber logo o final hahaha
    Ótimo post! :*

    www.ondecevailoko.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você ter um ideia, eu amei tanto os livros que, quando li pela primeira vez ano passado, deixei de estudar pra uma prova só pra ler :x

      Obrigada :*

      Excluir
  9. Adorei o post, quando ainda não sabia muito sobre os livros eu tinha medo de ler pois achava que eram de terror, hahah Agora que já sei um pouco mais da história eu tenho muita curiosidade de ler. Não sabia das referências fotográficas, devem ser demais.
    Uma coisa que eu não sei se só eu tenho, mas com livros de capa dura, não importa o quão linda seja a jacket eu sempre prefiro eles sem, só com a capa mesmo, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fofinha! Muita gente acha que os livros são de terror, mas a verdade é que não são. Eles têm esse tom dark, mas é só isso. Por terem crianças como protagonistas, a narração fica ainda mais leve. BUT eu recomendo muito para ler no Halloween por conta das fotos peculiares <3 Ah, e eu prefiro muito mais livros com capa dura E jacket *-*

      Excluir
  10. Gostei muito do filme é tenho interesse em adquirir a trilogia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilogia é ainda mais incrível!

      Excluir
  11. Gostei muito do filme é tenho interesse em adquirir a trilogia :)

    ResponderExcluir
  12. eu to tão contente que eles chegaram na avon hahahah ja encomendei o primeiro \o/
    do filme só vi os primeiros minutos =(

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai adorar os livros e filme, moça! :D

      Excluir
  13. Caaara que irado! Eu não vi esse filme mas lembro que todos falaram quando saiu. Nossa, parece muito surreal mesmo. Gosto de livros assim, lembram minha adolescencia onde eu tanto li temas do tipo.
    E sobre ser diferente, com certeza é MUITO CHATO ser igual a todo mundo. Eu sou super peculiar hahaha e acho que todos temos as nossas peculiaridades. Uma pena eu não er super poderes <3

    Beijos!!
    Ingrid Logatto do Princesando SQN
    www.ingridlogatto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da indicação! Ooh, e se você costumava ler histórias nesse estilo na adolescência, com toda certeza os livros irão te deixar nostálgica :)

      Excluir
  14. As suas fotos são lindas, você escreve muito bem! Eu não tinha muito interesse nessa série até ler seu post. Amo fantasia! Parabéns por um post tão bem feito!

    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que gostou e que o post te inspirou a ler a série :)

      Excluir
  15. Não li ainda o segundo e terceiro livro, pq são daqueles tipos de livro que você só quer ler se puder comprar, são lindos demais.
    Como sempre, amei teu post Luana. Também me identifico com o universo peculiar, e graças a deus sou fã do Kurt Cobain desde criança e sempre achei a loucura e as diferenças uma dádiva kkk Também amei o filme e amei a forma como as coisas foram modificadas pra melhor, pq convenhamos que o final do livro não seria tão Hollywoodiano quanto o que fizeram. E senti muito orgulbo e felicidade pelo autor também, deve ter sido uma conquista e tanto pra ele. Enfim, amei esse post demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me que eu também dizia que só leria os livros quando conseguisse comprá-los, mas acabei burlando essa minha regrinha quando soube do filme: li todos os em uma semana graças à biblioteca da minha escola hehe. Foi só esse ano que consegui completar minha trilogia, e ainda falta os Contos Peculiares!! Espero que você consiga lê-los, pois a série fica melhor a cada página *-*

      Oh, desde pequena eu sou uma grande apreciadora do trabalho do Tim Burton e de Coraline, e essas foram duas coisas que me inspiraram muito a adentrar o universo peculiar em todos os sentidos <3 Fico ainda mais feliz em encontrar pessoas que não se limitam e que conseguiram gostar do filme, apesar das mudanças!

      Obrigada pelo carinho :*

      Excluir
  16. Acho lindos esses livros e morro de vontade de ler. Tô inclusive esperando pra ver o filme por conta disso.
    Divido com você o apreço por fotos antigas. Acho mágico passar horas olhando pra elas, prestando atenção nos detalhes, imaginando como era a vida naquele tempo, escutando as histórias sobre o dia em que foram tiradas, no caso de serem fotos de família.
    Quanto ao Orgulho Peculiar, sempre. É o que nos torna diferentes que nos torna especiais.
    Amei seu post, Luana!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, amora. Espero que você consiga ler os livros um dia e se encantar pela história também :) ah, esse seu comentário sobre as fotografias antigas me deixou nostálgica, hehe.

      Excluir
  17. Eu jurava que era só um livro e que ele tinha uma história totalmente diferente. Você me deixou com muita vontade de ler, sério! Adorei o post, muito bem feito ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post, chuchu :)

      Excluir
  18. Se é uma mistura de HP, eu tenho que ler haha. Acho esse livro de um tema ve interessante, apesar de achar as fotografias e capas dele meio sinistras, essas crianças me lembram aquelas das lendas urbanas do GuGu, lembra? Pois bem, estou com muita vontade de ler eles, o negócio é que tou atolada em séries e livros até o pescoço e não estou conseguindo dar conta haha. Mas embreve pretendo comprar e ler ❤

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fotografias e as capas são bem peculiares, mas isso só acaba por engrandecer os livros. Tenho certeza que você iria amar! <3

      Excluir
  19. Adorei!!! Confesso que só li o primeiro :( adorei suas fotos ficaram ótimas

    ResponderExcluir
  20. Que post maravilhoso e as fotos também saíram incríveis, eu nunca li o livro, mas depois do post já adicionei na lista de leitura do mês, muita gente falam que livro é muito bom agora preciso ler kk. Parabéns pelo post ❤️, um beijo e sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, chuchu <3

      Excluir
  21. Eu super amei o filme, e confesso que não fazia ideia que era um livro e mais ainda, uma trilogia. Quero muito ler agora, poxa, não acredito que não procurei mais para descobrir isso...Acho muito interessante esse universo peculiar e diferente. Muito bom o seu post <3 Beijocas lindona! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fofinha. Ah, e seu você gostou do filme, vai adorar os livros <3

      Excluir
  22. Eu tinha os dois primeiros livros, comecei a ler o primeiro, mas ai desanimei, piorou quando comecei a assistir o filme, realmente não gostei, quem sabe algum dia dou outra chance para os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez não fosse o momento certo de você os ler ;)

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)