O horror perfeito de Aurora nas Sombras


Já faz alguns dias que estou adiando o momento escrever essa resenha. Antigamente o processo de escrita era bem menos demorado do que o de fotografar os livros, mas hoje em dia tenho percebido em mim a necessidade de pensar e refletir por um tempo sobre as histórias que leio antes de me sentar em frente ao computador e escrever. De qualquer forma, fazia alguns meses que eu não me via confrontada por um livro tão complexo e perfeito como é Aurora nas Sombras de Fabien Vehlmann e do casal Kerascöet.


Com ilustrações finas e delicadas e se autodeclarando um remetedor de Alice no País das Maravilhas, Aurora nas Sombras nada tem a ver com a com as coisas fofas que Alice encontra no País das Maravilhas, e definitivamente não é um livro para crianças, embora seja tão carregado de reflexões quanto o clássico.

O livro começa com nossa protagonista, Aurora, se preparando para receber um convidado para um chá em sua casa. Mas, após um tempo, o lugar onde se encontram se torna estranho, barulhento e instável, e por isso ela decide ir embora. E, logo nas primeiras páginas, percebemos que Aurora e muitas outras "pessoas" estavam vivendo dentro de um garotinha que está morta! E essas pessoas por quem Aurora se vê rodeada, apesar de aparentar serem boas, são diferentes, cada qual com sua personalidade, dispostos a tudo para esconder a maldade que carregam dentro de si e prontos para fazer qualquer coisas para sobreviver no novo ambiente em que se encontram.

Tem uma frase de que gosto muito: ninguém sabe o que é capaz de fazer até as coisas chegarem ao limite. Acredito que ela defina muito bem o que é Aurora nas Sombras. Os personagens são todos muito característicos. São pequenos retratos caricatos de sentimentos que existem dentro de cada um de nós. Perversidade, inveja, mentira, maldade, inocência, egoísmo... Tudo isso está presente em todo ser humano, mesmo que alguns neguem até a morte.


Muitas, mais muitas teorias podem ser feitas em cima dessa leitura. Em muitos momentos eu voltava e relia o que tinha acabado de ler só para ver se eu tinha entendido bem. É tudo muito caótico nesse cenário, e podemos até custar a aceitar que certas coisas estão acontecendo. As aparências bonitinhas dos personagens nada amenizam o quão pesadas e grotescas são algumas cenas. É um terror psicológico perfeito, que me fez ir dormir pensando em tudo aquilo e reformulando diferentes interpretações.

Eu não consegui não julgar algumas atitudes tomadas ao longo do livro, mas, ao mesmo tempo, fiquei me imaginando vivendo algo parecido. Como eu reagiria? Como as pessoas ao meu redor reagiriam se fossem colocadas numa situação extrema, onde ser egoísta e calculista se faz necessário para continuar vivo? Ao meu ver, um livro em quadrinhos e com menos de 100 páginas que consegue criar todas essas reflexões não é menos que excepcional.


Foi uma leitura rápida, instigante, angustiante e incrível! Eu tenho certeza que cada pessoa que o ler vai interpretar de uma forma diferente, e também que uma releitura futura minha vai me render novos questionamentos e novas reflexões. O final em aberto só nos faz ficar pensando ainda mais na personalidade da própria Aurora, que ao longo de toda essa aventura se mostra solicita e doce. Mas será que as pessoas sempre são o que parecem ser?


O trabalho gráfico da DarkSide Books está impecável. O livro tem um tamanho maior que o convencional, verniz localizado na capa e uma folha de guarda com bolinhas azuis combinando com o vestido da Aurora ♡ e, para quem comprar pelo site da Caveira, vai receber também um caderninho de anotações com folhas amareladas.

Quem ficou curioso pela leitura? Se você já leu, qual interpretação tem das coisas que aconteceram?

31 comentários :

  1. Falei lá no seu Instagram ( e aqui já falei várias vezes) que você arrasa nas fotos. Esse livro será minha próxima leitura e é do clube do livro que participo aqui em São Paulo. Sua resenha me deixou com vontade de parar tudo e começar a ler, mas não posso tenho que terminar as Garotas Madalena, mas estou pensando em intercalar um livro para aquecer o coração (romance) antes de inicia essa leitura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de sempre *-* Depois quero saber o que achou do livro! Tenho certeza que vai amar.

      Excluir
  2. Nossa, que resenha empolgante que quase me fez levantar da cadeira, pegar meu carro e ir comprar a obra para começar a ler hoje. Estou muito curioso para saber dessa história na íntegra, confesso que estou demasiadamente interessado nela, pois esse enredo deve estar incrível. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que, caso o leia, vai adorar. É um livro excepcional <3

      Excluir
  3. Faz um tempinho que não venho no seu blog maravilhoso, amiga <3 Amei essa resenha, estou doido pra ler logo esse livro. E que edição linda \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voltou hehe. E obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  4. Nossa, depois dessa resenha fiquei super empolgada para começar essa leitura! Gosto de livros que nos desafiem e esse testa nossos limites em saber o lado bom e mau que existe em cada um, o que somos capazes de fazer em situações limite. Como sempre fotos lindas e condizentes com a atmofera das obras, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que a resenha te animou. É um livro excepcional! E obrigada pelo elogio <3

      Excluir
  5. Como sempre, um texto bem feito e fotos perfeitas ❤ Você se supera a cada resenha Lua ❤ Amei o post e já quero adentrar esse mundinho de Aurora das Sombras também ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho de sempre, querido *-*

      Excluir
  6. Apaixonada pelas artes!
    Fica bem na cara mesmo o tom de Alice no país das maravilhas.
    Gostei do fato de poder ter diversas interpretações sobre o enredo.
    Acho isso interessante por gerar debate.

    Beijos,
    Amanda Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro seria perfeito para um clube do livro <3

      Excluir
  7. Vi uma pessoa comentando desse livro em outro blog e fiquei ansioso por uma resenha. Eu adoro quadrinhos e graphic novels e adoro Alice no País das Maravilhas. Então, é a receita perfeita.

    Acho legal você estar demorando mais para escrever, talvez seja um sinal de que você está fazendo leituras mais densas e com conteúdo. E é interessante que um quadrinho tenha provocado isso. Geralmente as pessoas tem a ideia que quadrinhos são bobos e não são leitura de verdade, né?

    Amei a recomendação e já vou providenciar uma edição dessa maravilha para mim. Beijos

    🌗 Relatos de um Garoto de Outro Planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora não vi ninguém em blogs falando dele, apenas no YouTube. Adoraria ler a resenha!
      Oh, e sim, em geral as minhas últimas leituras estão mais ~lentas~ por serem livros mais específicos, e consequentemente demoro para escrever hehe.

      Excluir
  8. Eu li e na minha interppretação para essa história é que aquele homem que aparece em certos pontos na historia matou a garotinha, e essas criaturinhas são as nossas perssonalidades, cada uma diferentes.

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi essa capa e as ilustrações dessa edição eu fiquei encantada com esse livro! Porém não sabia muito bem sobre o que se tratava. Adorei conhecer mais através da sua resenha, já quero muito ter esse livro <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo num todo: edição, ilustrações e história *-*

      Excluir
  10. Ahh que resenha bem feita, amei! Ainda não conhecia esse livro. Confesso que não tenho muito costume de ler livros deve gênero, mas do jeito que você contou parece ser muito bom!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. E, olha, eu também não costumava ler graphic novel, mas desde que a DarkSide as trouxe para a minha vida eu me vi apaixonada pelo gênero ^-^

      Excluir
  11. De cara me apaixonei pela capa do livro, lendo a sua resenha já sinto que preciso ler! Eu amo livros que causam um conflito, que te faz refletir.

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
  12. Mana amei só pela capa e já estou com uma vontade tremenda de ler *----*
    Suas fotos são fantásticas <3

    ResponderExcluir
  13. Muito legal esta abordagem que você fez aqui no seu blog. As perguntas reflexivas que colocou no seu texto são muito interessantes. Acredito que em situações estremas não se tem muito como prevê as reações relações. O fato da leitura ser ilustrativa é bem interessante e gostei demais das suas fotos.

    ResponderExcluir
  14. Eu AMEI isso que você disse que cada pessoa vai ter uma interpretação baseada na própria experiência porque, cá entre nós, não somos assim em TUDO na vida? Cada pessoa que conhecemos não existe ao seu modo na nossa mente? Por que seria diferente na trajetória da Aurora?
    Achei o traço das ilustrações lindos, mas né, no que se trata de gráfico a gente sempre sabe que se foi publicado pela Dark Side, independente se ser graphic novel ou não, a coisa vai ser PERFEITA, sem outra palavra pra descrever!

    ResponderExcluir
  15. Como sempre, suas resenhas impecáveis em cada detalhe. Fiquei realmente intrigada com a interpretação que eu poderia ter. Gostaria muito de comprar esse quadrinho - até porque sinto que estou precisando "consumir" algo macabrinho agora hehe deve ser o halloween se aproximando <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Luh, tudo bem? Que saudade do seu cantinho. Sempre que passo por aqui encontro novidades. Se não são os livros, são suas fotos lindas. E dessa vez a identidade visual. Gostei bastante da mudança principalmente porque reflete o que conhecemos de você. Quanto ao livro fiquei apaixonada pelas ilustrações, um trabalho incrível de verdade. Tenho recebido algumas obras ilustradas, as leituras têm sido inesquecíveis. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curiosíssima para ler esse livro. Pode não ter muito haver, mas me lembrou um pouco o filme Divertidamente (que eu amo!) mas em uma vibe um pouco mais sombria. Talvez pela questão dos personagens retratarem sentimentos, como você disse, foi o que me fez criar essa relação. Parece ser uma leitura que prende e prova reflexões e eu adoro livros assim. Ou seja, mais um pra minha lista! Se eu for comprar todas as indicações que eu pego por aqui, vou ficar sem espaço e sem dinheiro! rs

    ResponderExcluir
  18. É a segunda resenha que leio desse livro e fiquei com a teoria (instigante) do Lucas, mas ao ler a sua, já tive uma visão diferente (o que é maravilhoso, afinal, cada um tem uma visão particular de um livro e isso é muito atraente e instigante).
    E lá vou eu atrás do livro para poder traçar minhas impressões... o que me incomoda é esse tamanho diferente do livro, por que fazem isso? Me irrita na hora de arrumar minhas prateleiras. Sou dessas, aff

    bacio

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)