The Beauty of Darkness (Mary E. Pearson)

Você é forte. Mais forte do que a sua dor, do que seu pesar, do que eles. - As palavras perdidas de Morrighan

Sempre me sinto um tanto melancólica quando estou terminando uma série de livros de que gostei bastante. Acompanhar a história de personagens ao longo de vários livros faz com que eu verdadeiramente me sinta parte de tudo aquilo. Por isso foi quase impossível segurar a emoção quando fechei a última página de The Beauty of Darkness e tive de me despedir de Lia, Rafe, Kaden e todos os outros personagens que conheci em Crônicas de Amor e Ódio. Tudo bem que o universo se expandiu com Dance of Thieves, mas o arco desse trio se fechou aqui.

A história da princesa que fugiu de um casamento arranjado e se viu sendo perseguida pelo Príncipe abandonado e o Assassino de um reino distante me encantou mesmo antes de eu começar a ler o primeiro livro. O segundo volume, The Beauty od Betrayal, foi ainda mais devastador. Tudo tomou uma proporção bem maior do que a fuga de um casamento. Mary E. Pearson guardou o grande conflito para o final da trilogia!


Em The Beauty of Darkness temos a confirmação sobre algo de que só suspeitamos nos livros anteriores: Lia é a única capaz de impedir o que está por vir, não apenas por causa do Dom, mas por ela ser ela. Lia se torna a cada página uma mulher ainda mais forte, uma verdadeira guerreira, disposta a colocar sua própria vida em risco para a todos. O triângulo amoroso já não existe aqui, pois ela está convicta de seus sentimentos pelo deixo no ar, e também sabe que há a possibilidade de que os dois não fiquem juntos, de que eles nem sobrevivam, e isso é tão triste! Vocês podem ter certeza de que meus olhos ficaram marejados em várias cenas, pois a autora aborda o amor de uma maneira tão linda e tão poética que é impossível não se emocionar.

E não é apenas os sentimentos da Lia que são retratados, mas de todos os outros personagens, e nisso eu incluo os da Pauline também. Há uma carga emocional muito grande. Embora eu não tenha ficado tão tensa quando em The Heart of Betrayal, eu conseguia sentir o quanto todos estavam sofrendo.

Nesse livro nós somos levados a muito mais lugares do que nos anteriores. Uma hora eles estão aqui, mas daí eles tem que pra , e a gente vai junto. E sabe no que isso resultou? Muitas brigas, discussões, barraco, confusão, cataclismo, a tal ponto que a gente fica com raiva dos personagens, mesmo entendendo os motivos para que ajam de tal forma.


Com certeza a minha parte favorita do livro foi o começo. As primeiras 150 páginas, mais ou menos. A partir daí eu senti o ritmo de leitura cair um pouco porque as coisas começam a demorar para acontecer. O final também, a meu ver, foi corrido. Tem um grande espaço de tempo sem muita coisa acontecendo, e, quando finalmente algo acontece, é tudo um pouco fácil demais. Mas, de toda forma, eu tentei ver isso como proposital da autora: ela queria escrever sobre como todos estavam lidando com o que estava por vir, e não sobre o conflito em si.


Crônicas de Amor e Ódio é uma trilogia incrível. Mary E. Pearson é uma autora que escreve maravilhosamente bem, de forma equilibrada entre descrição e ação, além de ter construído ao longo dos três livros vários personagens profundos e humanos, e que tanto nós podemos amar quanto odiar.  Ela criou um universo gigantesco e maravilhoso, que passa bem longe de ser só uma fantasia. A Lia, nossa protagonista, é uma presença feminina retratada da maneira mais inspiradora possível: ela é forte, ela não desiste, mas ela também sabe que precisa de ajuda, e que está tudo bem receber ajuda.

The Beauty of Darkness encerrou de maneira primorosa a história de Lia, Kaden, Rafe, Pauline e de todos os habitantes daqueles reinos. Eu sei que tem muitas pessoas que não gostaram tanto assim da conclusão, e, embora até eu tenha tido minhas ressalvas, terminei o livro com uma dor no coração e ao mesmo tempo esperançosa, desejando mais. Acredito que quando um autor cria isso nos leitores é porque ele cumpriu sua "missão" maravilhosamente bem. ♡


Quanto a edição, acho que já está se tornando bem repetitivo falar sobre elas por aqui, pois a DarkSide Books sempre faz um trabalho gráfico fantástico. Esses livros ficam tão lindos na estante! Eu amei que em cada livro a folha de guarda é de uma cor, embora tenham a mesma ilustração. A capa é linda, também em tons de azul como a do segundo livro e, sinceramente, eu encaro essa mudança na cor desde a de The Kiss of Deception como um reflexo das próprias emoções dos personagens, já que azul é uma cor que simboliza tristeza e melancolia. No geral, tudo está lindo!



A majestade dos Antigos curvava-se mais uma vez em reverência ao tempo, que se provava ser o supremo vencedor.


Muito orgulho dessa minha coleção, e olha que Dance of Thieves nem está incluso na foto hehe. Logo logo farei a leitura e resenha aqui no memorialices? Quem aí também gosta bastante dessa trilogia? Qual seu livro favorito entre todos eles?  Gostaram da resenha? E das fotos? Vocês podem comprar o livro resenhado aqui!

Com amor, L ♥️

44 comentários :

  1. Não é meu estilo literário, mas as fotos estão top e o resumo bem feito

    ResponderExcluir
  2. Não li toda sua resenha para evitar pegar spoilers, mas já li tantas resenhas positivas da série que ela já entrou na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquila que minhas resenhas não têm spoilers hehe. E a série é maravilhosa sim! <3

      Excluir
  3. Ta ai uma trilogia que sempre tive vontade de ler, a DarkSide me conquista pelas capas mesmo, desde que vi o primeiro livro eu fiquei curiosa, ai quando fui pesquisar a sinopse tive certeza que precisava na minha estante. Agora falta só o money pra comprar mesmo kkkkk


    http://blink-moments.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impossível não se encantar pelas capas da DarkSide Books. São maravilhosas! Mas o conteúdo dos livros também é incrível e não fica atrás. Eu amei esses livros *-*

      Excluir
  4. Ai, conheço bem essa sensação ao terminar séries... Dá uma saudade enorme depois, e a gente não quer se separar dos personagens! Mas que bom que a história teve um final legal, por que as vezes eles decepcionam. Quanto a edição, não dá mesmo pra parar de repetir o quanto a Darkside arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em finais que decepcionam que eu sou traumatizada com isso haha.

      Excluir
  5. Oii Lu!! Eu gosto muito das suas resenhas. Não tinha ouvido falar dessa trilogia ainda, mas livro bom é livro que te faz reagir com os personagem - ter raiva, paixão, rebater os diálogos sozinha (faço muito isso haha). Gostei das produções das suas fotos também. Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei que foi graças ao blog que você ~conheceu~ esses livros. Oh, e é maravilhoso saber que gosta das resenhas! Obrigada <3

      Excluir
  6. Fiquei curiosa pra saber sobre quem ela já tem sentimentos concretos, socorro! Tenho muitos livros pra comprar e ler e agora você me dá mais três haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mias quatro, chuchu! Tem os dois spin-offs da série: Crônicas de Morrighan e Dance of Thieves :)

      Excluir
  7. Eu gosto de séries de livros, apesar da minha ansiedade ficar louca para terminar o negócio rápido. Gostei bastante de como descreveu a história, compilou os personagens, e abriu um espaço para uma firula dos outros livros. Gostei da série, se tem um quê de fantasia balançeada à realidade, melhor ainda :) A personagem principal parece forte, e encantadora. Vou pesquisar sobre. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiedade de leitor, eu entendo haha! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Tentei ao máximo não dar nenhum spoiler.

      Excluir
  8. Eu ainda não conhecia essa série de livros e nem mesmo a autora, mas já me apaixonei por essa capa maravilhosa! Gosto sempre das suas resenhas, elas são completas mas sem spoilers! :D Me faz ficar com vontade de ler tudo que você resenha hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria saber disso, amora. Espero que leia esses livros algum dia ^_^

      Excluir
  9. Oh, nem sabia que o Kiss of Deception já estava no terceiro livro! Até hoje ainda to querendo o primeiro! Eu to louco para ler esse livro faz muito, e saber do que acontece nos outros volumes só aumenta minha vontade!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está até no spin-off, e, sinceramente, o segundo livro é melhor. Vai adorar!

      Excluir
  10. Oi Luh, tudo bem? Já disse o quanto sou apaixonada por algumas edições? Quando acesso o instagram e fico vendo aquelas edições americanas/inglesas dá uma vontade de sair comprando todas as edições importadas haha Essas em especial da Darkside podem competir tranquilamente. Desde que li sua outra resenha fiquei curiosa para saber mais sobre a história. Ainda não vi esses livros na livraria da minha cidade mas vou olhar na Amazon. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A DarkSide é maravilhosa. Têm vezes que a edição deles e mais bonita que a edição gringa hehe. Eu tenho certeza que você iria amar, lindinha ^-^

      Excluir
  11. Olá!
    Amei a sua resenha! Não conhecia esta trilogia, mas parece ser uma ótima opção para leitura, amo livros com esse tipo de história.
    AnotafA para ler.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, moça. Os livros são incríveis, pode acreditar :D

      Excluir
  12. Não conhecia essa autora. Adoro sagas e a parte gráfica é linda ... Amei suas fotos também, como sempre. ;)

    ResponderExcluir
  13. Sei bem como é meio triste terminar de ler séries. Não conhecia a história ainda, tô meio por fora dos livros do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser "por fora", disso eu entendo, tanto que só fui ler esses livros no ano passado e esse ano hihi.

      Excluir
  14. Oi!
    É sempre bom ler uma de suas resenhas Luh! Você escreve maravilhosamente bem e suas fotos nunca deixam a desejar. Nunca li nenhum livro da série (muito menos da Darkside) mas tenho intenções de logo logo mudar isso!
    Abraços,
    Luciano | Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo conteúdo que eu vi você produzindo no Literalize-se, você ia adorar certos livros da editora! Oh, e é maravilhoso saber que gosta das resenhas *-*

      Excluir
  15. Apesar de não ser meu tipo de leitura, tuas resenhas são sempre muito caprichosas, e tuas fotos então! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Oi Luh!
    Eu entendo perfeitamente seu sentimento a respeito de terminar uma saga. Quando peguei esse pra ler, parei numa parte porque não queria avançar, descobrir e ver tudo acabar. ahaha Os outros lançamentos deram um acalento, mas ainda assim fica aquela certeza de que essa é uma saga que irei reler na minha vida, porque diz muito sobre a força feminina, ser mulher e escolhas.
    Adorei os cliques (isso não é novidade por aqui) e eu adoro essa edição da Dark, sem mais, puro darklove!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mal consigo imaginar a sua emoção ao ler esse livro, Rê! É nítido o seu amor por eles... e agora me pergunto: qual seu favorito: *-*
      Obrigada pelo carinho, fofinha!

      Excluir
  17. Não conhecia esta trilogia. Fico impressionada com a velocidade com que você lê livros! :D Incrível.
    "Com certeza a minha parte favorita do livro foi o começo. As primeiras 150 páginas, mais ou menos. A partir daí eu senti o ritmo de leitura cair um pouco porque as coisas começam a demorar para acontecer. O final também, a meu ver, foi corrido". Penso que se as publicadoras contratassem uma equipe de leitores experientes para avaliar seus livros, eles teriam mais direcionamentos para editar melhor os livros antes de publicarem. Se tivessem ouvido você, não teriam cometido esta gafe! ;) E provavelmente, mais leitores tiveram esta impressão. Algo que poderia ter sido evitado.
    paulamusique.com
    x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigada pelo comentário, mas eu sou uma ~reles mortal~ perto de todo mundo que deve trabalhar com a Mary E. Pearson. Infelizmente isso de o final ser corrido já aconteceu em outras trilogias que eu gosto muito :p

      Excluir
  18. Oi, Luana. Eu amei essa série (ainda não li o Crônicas, mas mesmo assim), pois gosto demais da maneira como a Lia foi desenvolvida, de toda a dúvida em relação a quem era o Príncipe e quem era o Assassino no primeiro livro, e de como as amizades femininas são escritas durante a trama. Concordo que o último às vezes fica um pouco arrastado e que o fim parece corrido, mas mesmo assim curti a leitura. Amei as fotos do post.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria encontrar alguém que viu esses livros da mesma forma que eu!
      Fico muito feliz que tenha gostado do post, moça <3

      Excluir
  19. Oi, Lu! Tudo bom?

    Eu amo um blog sem spoilers, haha. Aqui é o único cantinho em que eu leio resenhas de continuações de livros que ainda nem li sem medo de acabar sabendo o que eu não deveria saber - o que me deixaria muito chateada, porque odeio spoilers. Enfim, é uma pena que a conclusão da trilogia não seja excepcional como os outros livros. Sinto que isso acontece com frequência até, inclusive no Brisingr quando o Ciclo da Herança ainda deveria ser só uma Trilogia. Estou ansiosa para ter a trilogia na minha estante e começar a ler pra te contar o que achei!

    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi você! Aaah, eu também odeio spoiler. São raras as vezes em que vou atrás de alguma informação sobre um livro que ainda não li; isso só acontece quando estou verdadeiramente muito ansiosa!
      Infelizmente eu já me decepcionei um pouquinho com várias conclusões de trilogias. Eu prefiro nem comentar e finjo que deu tudo certo haha.

      Excluir
  20. Oi Lu, sou APAIXONADA por essa trilogia só pelas capas! São lindas demais!!!
    Espero conseguir ler os livros algum dia; suas resenhas dos livros me deixaram bem curiosa (e as fotos dão um complemento perfeito, o que aumenta minha vontade de ler algum dia *-*)
    Enfim, parabéns pela resenha e pelas fotos lindíssimas e obrigada pela dica de leitura.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você iria amar toda a trilogia, Bel!

      Excluir
  21. Ai, Luh, eu ainda não lia as Crônicas de Amor e Ódio, mas sei como é a sensação de terminar uma saga querida... Aquele misto de querer saber o que acontece com não querer deixar pra trás... Que bom que, apesar de não ter sido tão maravilhoso quanto os outros, esse último livro foi, pelo menos, digno de um fechamento para alguém como a Lia, que só de eu ler as fãs falando sobre já fico doida pra conhecer... Precisamos dessa força feminina sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luly, você precisa ler esses livros. Vai amar tudo, desde o romance até os temas sobre empoderamento abordados!

      Excluir
  22. Já ouvi falar tão bem dessa saga, fiquei com muita vontade de ler também! Que bom que você gostou do encerramento, para mim uma das piores coisas é ter um primeiro livro excelente e a qualidade ir decaindo com o tempo. Eragon eu achei tão bom, o segundo também, daí chegou Herança, encerrou a história de uma maneira meio meh e ainda ficaram umas cem páginas de vários nada acontecendo rs. Adorei as fotos da postagem, parabéns pela resenha e pelas fotografias (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu comentário sobre decaimento de livro me lembrou uma trilogia específica que começou maravilhosamente bem, e a partir da metade do segundo pra frente foi só fiasco haha. Mas eu sigo gostando, fazer o quê?
      Obrigada pelo carinho, chuchu! :*

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)