Um guia peculiar: termos e curiodiades

Aproveitando que hoje é dia do lançamento de Mapa dos Dias, o quarto livro da série O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, resolvi fazer esse post especial listando alguns termos e curiosidades sobre esse universo que tanto amo! Ter relido os livros esse ano, e terminado essa releitura tão perto do lançamento, foi incrível! Quase me esqueci o quanto essa história é especial pra mim.

Os termos foram tirados de páginas de notas do terceiro livro, Biblioteca de Almas, mas algumas coisas eu mesma fui anotando enquanto relia. Espero que gostem e que o post incentive mais pessoas a lerem. Ah, quem quiser saber mais sobre a história em si, é só ir ler esse post ;) 



♥️Peculiares: Ramo oculto de qualquer espécie, seja humana ou animal, abençoado (e amaldiçoado) com traços sobrenaturais. Respeitados na Antiguidade, porém temidos e perseguidos em tempos mais recentes, os peculiares são párias que vivem nas sombras. Syndrigasti é uma palavra da língua antiga usada para descrever os peculiares. Os ciganos e os peculiares são aliados, de certa forma - ambos excluídos -, e eles (os ciganos) ainda usam o termo.
Eu gostava dessa ideia: de que a peculiaridade não é uma deficiência, mas algo a mais. A explicação não era que não tivéssemos algo que os normais tinham, eles é que não possuíam peculiaridade. Nós eramos mais, e não menos. (Cidade dos Etéreos)
♥️ Fenda: Área em que um único dia se repete infinitamente. Criada e mantida por ymbrynes para abrigar seus protegidos peculiares, as fendas interrompem o envelhecimento de seus habitantes. Mas eles não são imortais: cada dia que "pulam" é uma dívida acumulada, a ser paga com um envelhecimento rápido pavoroso se permanecerem tempo demais fora da fenda.

As chamadas "fendas turísticas" eram fendas que tinham localizações estratégicas, em lugares e épocas de importância histórica. Haviam excursões a essas fendas consideradas parte essencial da educação de todo peculiar.



♥️ Ymbrynes: Matriarcas transmorfas do reino peculiar. São encarregadas de proteger crianças peculiares. Têm os poderes de se transformar em aves quando bem entendem e de manipular o tempo. Na antiga língua peculiar, a palavra ymbryne significa "revolução" ou "circuito".
Um novo mistério reside na essência do mistério da natureza. (Perplexus Anomalous)
♥️ Etéreos: Ex-peculiares, ávidos pela alma de seus antigos irmãos. São monstros cadavéricos e ressequidos, exceto pelas mandíbulas musculosas, dentro da qual abrigam línguas poderosas como tentáculos. São especialmente perigosos por serem invisíveis a todos, com exceção de alguns poucos peculiares, dos quais Jacob Portman é o único vivo de que se tem conhecimento (seu falecido avô era outro). Até pouco tempo atrás, quando uma inovação recente ampliou suas habilidades, os etéreos não podiam entrar nas fendas, que, por isso, eram a moradia preferida dos peculiares.

Os etéreos não podem entrar nas fendas temporais pois considera-se que, como os normais, eles não possuem algo que o peculiares possuem: uma peculiaridade essencial, que é o que permite a interação dos peculiares com as fendas temporais, a conexão com elas.


♥️ Ácolitos: Etéreos que evoluíram e se tornaram visíveis para todos e em tudo semelhantes a uma pessoa normal, com uma exceção: os olhos sem pupilas, perfeitamente brancos. Brilhantes, manipuladores e habilidosos em se disfarçar, os acólitos passaram anos se infiltrando tanto na sociedade normal quanto na peculiar. Eles podem ser qualquer um: o balconista da mercearia, o motorista do ônibus, seu psiquiatra. Realizaram uma longa campanha de assassinato, medo e sequestro de peculiares, usando os etéreos como seus monstruosos assassinos. Seu objetivo final é se vingar e assumir o controle do mundo peculiar.
Apenas uma história. História. Isso tinha se tornado uma das verdades definidoras da minha vida, pois por mais que eu tentasse manter as histórias aplanadas, bidimensionais, presas em papel e tinta, sempre haveriam aquelas que se recusam a ficar restritas ao interior dos livros. Eu sabia: uma história tinha engolido toda a minha vida. (Biblioteca de Almas)

Claro que tem muito mais coisa sobre esse universo, muitas outras curiosidade. O protagonista, Jacob Portman, nasceu na noite de Halloween. A sola do pé é a porta da alma de um peculiar. Foi em 1908 que ocorreu o experimento que criou os etéreos. As peculiaridades podem se adaptar, se "remodelar" dependendo da necessidade. Como só mulheres são ymbrines, a sociedade peculiar é quase um matriarcado.

Queria tanto poder falar sobre Abaton e a Biblioteca de Almas, mas isso seria muito spoiler para um post só. Vou deixar quem ainda não leu curioso!

Isso é tudo, pessoal! Srta. Rouxinol

#orgulhopeculiar

30 comentários :

  1. Oie!
    Confesso que li somente o primeiro livro, um pouco antes do filme ser lançado, e perdi o interesse da série. Mas vendo o carinho com que você trata toda ela fiquei com vontade de retomar ela e conhecer mais desse mundo.
    Amei demais o teu post

    Beijinhos da Paty ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das pessoas, infelizmente, leu apenas o primeiro por conta do filme e abandonou a série. Um erro horrendo! Sério, sem mentira, os livros só melhoram. O novo livro, "Mapa dos Dias", é impecável!
      Fico feliz que tenha gostado do post :*

      Excluir
  2. Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade .... São muitos legais, e interessante ....

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?

    Meu Blog Apostando na Loteria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que está gostando. Obrigada!
      Pode compartilhar sim :)

      Excluir
  3. Essas fotos <3
    Não vejo a hora de ter o quarto livro em mãos. Quando fui no encontro de livreiros, ele ainda não tinha nada definido. Mas conferimos que seria colorido e achei isso maravilhoso.
    Agora quero ler logo haiuhauihauiha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci, minha lindinha, fiquei tão feliz em saber que você gosta desses livros. Espero que possamos conversar mais sobre eles (especialmente "Mapa dos Dias"!) logo :)

      Excluir
  4. Já me ganhou só por colocar um gif da Eva Green ♥ Menina, eu amo demais Crianças Peculiares, li o livro e também vi o filme... os outros ainda não tive oportunidade de ler, mas quero. Adorei esse post, muito explicativo.
    Ah, as fotos estão incríveis ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva Green é uma muda, maravilhosa, e fez uma ótima Srta. Peregrine!
      Moça, por favor, leia os outros livros e volta aqui pra gente falar sobre eles *o*

      Excluir
  5. Ahh adorei! Sempre que leio um livro eu fico anotando as palavras para pesquisar depois. Eu ainda não li esse livro, mas me deu vontade agora. Saber o significado das palavras consegue mudar completamente o modo que vemos uma cena no filme ou um capitulo em um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simplesmente amo quando existem outras "histórias" dentro da própria história. O autor desses livros criou uma verdadeira filosofia, com termos, livros, autores... tudo nesse universo peculiar <3

      Excluir
  6. AHHHH Eva Green linda, né? Nunca li, confesso que já tinha ouvido falar mas nunca dei bola. Você escreve muito bem, deu até vontade de ler o livro para entender ainda mais o contexto das palavras! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, POR FAVOR, leia os livros. São incríveis!
      Obrigada pelo elogio <3

      Excluir
  7. Que artigo incrível! Ainda não li os livros, porém mesmo assistindo apenas o filme, já vi que é uma bela história. Gostei muito da sua forma de escrever, e nossa, que fotos incríveis! Sempre paquero os livros dessa série por ai, quero muito ler; e ainda mais agora com um artigo tão completo. Ótimo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueça tudo que você conhece desse universo por meio do filme. Ele é raso, muito infantil. Já os livros... aaaah, os livros! Fico feliz que o post tenha te deixado curiosa para lê-los :)

      Excluir
  8. Oii! :)
    Em outro post que você incluiu uma foto com o livro da série já tinha me deixado animada para ler o segundo e o terceiro, agora então estou doida para comprar. Tinha visto sobre o lançamento do quarto livro, mas não tinha me atentado a data. :p

    Apesar de ter lido só o primeiro livro eu amei a história! Espero conseguir ler os outros logo <3

    Beijos
    www.ventodoleste.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico indignada com a quantidade de pessoas que leram o primeiro livro e abandonaram a série. POR FAVOR, volta a ler! É maravilhosa <3

      Excluir
  9. Aaaaaaah quantas fotos lindas em um post só *-*
    Já faz um tempo que tenho muita vontade de ler O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares mas sempre acado comprando outros livro e esquecendo da existência desse hahaha Seu post me deixou com mais vontade ainda de ler o primeiro livro, adoro esse tipo de conteúdo sobre livros ♥

    Epílogo em Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você precisar de lembretes diários de que precisa comprar esse livro, pode contar comigo. É sério, eles são maravilhosos, TODOS OS LIVROS! E fico feliz que você tenha gostado as fotos!

      Excluir
  10. Eu amei esse guia, não conhecia esses livros me apaixonei só de ler teu post.


    um grande beijo!
    layllannalima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Seus posts sobre a série me deixam com TANTA vontade de conhecer os livros! Tenho certeza que vai ser uma experiência muito mais gostosa do que o filme... Esse universo dos Peculiares me parece ser tão, tão rico, só pelas curiosidades que você postou já relembrei muita coisa da parte que conheço e descobri algumas novas.
    E, Lu... Você tá arrasando muito nas fotos! Sempre gostei, mas agora tá ficando ainda melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria meu sonho que a Srta. Luly lesse esses livros? Hahaha.
      Mesmo eu gostando do filme, ele me dá desgosto. Tá tudo errado. É raso, muito infantilizado, não desenvolve um monte de histórias. Já os livros, aaaah, os livros... meus favoritos, definitivamente!
      Leia, moça. E obrigada pelo carinho *-*

      Excluir
  12. Mano, suas fotos são perfeitas! Não conheço a série, mas fiquei curiosa. To muito na vibe de conhecer novas histórias e essa foi para a lista! :) Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, moça. E, sim, leia esses livros!!!

      Excluir
  13. Eu tenho vontade de ler a série e as curiosidades alimentaram um pouco mais minha curiosidade.
    Lembro que na época do filme eu via a capa do primeiro livro em todo lugar e ficava com certo medo antes de saber um pouco sobre a história. Depois veio a vontade de conhecer, mas ainda não fiz isso.
    Gostei de saber mais desse universo. Amei as fotos!
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, nem fala da época do filme porque eu tô começando a ficar com raiva dela. Sério, na época estava todo mundo falando do primeiro livro, mas depois... ninguém levou a série a diante. Isso me dá tanta tristeza, porque eu acho esses livros maravilhosos!
      Por favor, moça, leia Srta. Perergine <3

      Excluir
  14. Adorei o post! Apesar de ainda não ter lido o terceiro livro, gosto bastante desse universo dos peculiares. Estou planejando aproveitar a black friday para comprar o terceiro e quarto livro, aí quero reler os primeiros e ler a série toda de um vez. E as fotos estão lindas, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, moça, por favor, compra os outros livros sim. E leia eles, claro, haha! O quarto livro é maravilhoso, a melhor coisa que eu li esse ano *-*

      Excluir
  15. Oi Luh!
    Eu amei a foto desse post, amo esse estilo, mas certeza que já disse isso em algum outro lugar também... eheheh
    Adorei ler as curiosidades, não sabia que tinha isso em Biblioteca de Almas, e você conseguiu me deixar mais curiosa (eita que redundância kkk)!
    Esse universo dos livros é tão rico, e já estou desejando o lançamento mesmo sem ter terminado essas leituras... ehehehe vou ver se no começo do ano consigo reler o primeiro e ler os outros, pq, no fim do ano agora tô focada em não fechar 2018 com pendências no blog, então, tá tudo ainda mais corrido... kkk
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu preciso me organizar para tirar mais fotos nesse estilo. Acho que você vai gostar das que estou planejando para a resenha de The Kiss of Deception...
      E, moça, por favor, você tem que ler esses livros. Faz um projeto de leitura, e eu juro que RELEIO (pela quinta vez) com você hahaha. O quarto livro não é um livro, é uma obra de arte de tão bem escrito que. Você vai AMAR!

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)