Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban


O Ministério da Magia adverte: esse post pode conter spoilers!

Hormônios à flor da pele, essa foi a primeira coisa que me veio à mente no primeiro capítulo de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Harry sempre foi obrigado a ouvir desaforos de seus tios trouxas. Pelas barbas de Merlin, eles pretendiam deixar o garoto trancado dentro do quarto pra sempre em Câmara Secreta! Mesmo eu, que sou uma pessoa extremamente calma, teria perdido as estribeiras, e Harry aguentou tempo demais.

Depois de transformar a tia num balão, fugir de casa ameaçando todo mundo com a varinha e pegar carona num ônibus azul de três andares, Harry descobre que as coisas no mundo bruxo estão ruins por causa da fuga de um criminoso: Sirius Black, personagem esse que me intrigou desde o começo. Tenho certa tendência a gostar de vilões (culpa dos filmes da Disney haha), e sempre ficava extasiada quando o nome dele era citado. Eu queria muito saber mais sobre o Black: quem é ele, de onde veio, por que quer matar o Harry?!


No instante em que fechei a última página desse livro, soube que ele seria meu favorito de toda a saga (parafraseando a Isa do Globo Literário, As Relíquias da Morte é favorito universal, então nem conta hehe). Pela primeira vez eu consegui ver o quão determinado pode ser Harry Potter. A conexão entre ele e Sirius assim que tudo é esclarecido é nítida, e Harry realmente estava disposto a tudo para ajudar o padrinho. Isso é tão incrível! Uma das coisas mais lindas que aprendi lendo esses livros é que realmente podem existir pessoas altruístas o suficiente para lutarem e se sacrificarem por quem é importante!

Já que falamos em se sacrificar, vamos enaltecer a cena em que Harry finalmente consegue conjurar o Patrono. Pra mim, essa cena é emocionante, tanto no livro quanto no filme. O feitiço do Patrono em si é algo emocionante, pois os Dementadores, pelo que eu li, são a representação da depressão que a J.K. sofreu, e pensar que existe algo dentro de cada um de nós, algo realmente bom e que pode nos gerar felicidade, é maravilhoso e mágico! Expecto Patronum é, de longe, meu feitiço favorito (inclusive, fiz o teste no Pottermore e meu patrono é um Granian Winged Horse, uma espécie de cavalo alado. Achei incrível isso, pois, quem me conhece, sabe que eu vivo muito mais no mundo da fantasia, então faz todo sentido meu patrono ser uma criatura fantástica *-*).


Alguns dos meus objetos/elementos mágicos preferidos estão nesse livro (levando em conta que eu já li a saga toda, e agora estou relendo). Amei conhecer um pouco mais do passado dos Marotos e entender o Mapa do Maroto. Embora nos próximos livros eu tenho pegado uma pequena raiva desse grupinho aloprado, amei o capítulo em que toda a história de Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas é contada.

O que dizer do vira-tempo? J.K. Rowling é simplesmente genial! Eu amo viagens no tempo, mas não imaginava encontrar algo assim no mundo mágico. Mesmo eu tendo consciência que não faria sentido usar o vira-tempo nos próximos livros, eu adoraria ter visto mais desse objeto na história (sei que ele aparece em A Criança Amaldiçoada, mas ainda não sei se vou ler esse livro hehe).

Ah, e eu não posso deixar de citar os novos personagens: Sirius Black é um dos meus personagens favoritos de todos os livros (ele e o Snape, mas só vou falar dele nas próximas resenhas), e Remo Lupin foi o melhor professor de Hogwarts!


Falando um pouco do filme, o livro é melhor (risos). Mas, fugindo um pouco daquilo que todos já sabem, eu adorei a adaptação, pois ficou relativamente bem fiel. É meu filme favorito da franquia e o que mais sinto vontade de assistir. A primeira coisa em que reparei foi no tom gélido, e achei bem válida essa mudança na fotografia, pois esse é, com certeza, o último filme "leve".

Uma das minhas maiores ressalvas foi a exclusão da história dos Marotos na Casa dos Gritos. Entendo que, por ser algo cinematográfico, deve ser mais sucinto, mas, pra mim, foi durante aquelas revelações que Harry e Sirius conseguiram ter aquela conexão afilhado-padrinho. No filme foi tudo bem rápido, faltaram explicações sobre o Bichente, o Salgueiro Lutador, e o processo da transformação de Tiago, Sirius e Pedro em animagos para ajudar Lupin quando ele virava um lobisomem.

Embora eu tenha gostado de todas as atuações, não posso deixar de comentar o quanto foi penoso o momento em que Daniel Radcliffe precisa interpretar o Harry triste e revoltado por ter descoberto que Black era amigo de seus pais e os traiu. Acho que ele quis compensar aquele choro fingido depois, pois eu realmente consegui sentir emoção quando ele grita "Expecto Patronum!!!".

Enfim, eu amei o livro e amei o filme. Assistam ao filme, leiam o livro, conjurem seus patronos, afugentem os dementadores e jurem solenemente não fazer nada de bom (metas para 2018 haha).

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, Ah, e deixando a despedida um pouco diferente...

malfeito feito!

31 comentários :

  1. Essa edição está impecável! Nem dá para acreditar em tamanha beleza. O prisioneiro de Azkaban também é o meu livro favorito da saga, seguido por A Ordem da Fênix, mas é meio difícil dizer isso já que todos são maravilhosos hehehehe.
    Amei sua postagem, suas fotos são lindíssimas, parabéns!

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei A Ordem da Fênix! Ontem mesmo estava folheando e já queria pular logo para ele (porque sim, estou relendo os livros hehe), mas me segurei.
      Esses dias meu irmão me questionou sobre qual era o ~pior~ livro e eu simplesmente ri e disse que não tem "pior livro de Harry Potter" :p

      Obrigada pelo carinho, chuchu :*

      Excluir
    2. O único livro de "Harry Potter" "ruim" é A Criança Amaldiçoada, que na verdade é uma fic, porque os originais mesmo são perfeitos, nem tem nem o que dizer deles, são todos maravilhosos e ponto hehehe.

      Toca da Lebre

      Excluir
    3. Eu nem tô contando Criança Amaldiçoada como pertencente à saga. Terminei de ler pensando: "isso é a continuação de Harry Potter?". É tanto absurdo que eu ri, mas ri de desespero (!!).

      Excluir
  2. Quero muito essas edições, aaaa.
    O Prisioneiro De Azkaban também é meu livro preferido da saga , seguido por O Cálice de Fogo ( está nessa ordem em relação aos filmes também , haha). Quanto aos meus personagens preferidos, Luna e Sirius disputam o posto, já que não consigo escolher hahaha.
    Meu patrono é um cisne branco *--
    Beijinhos

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas edições agora são emu xodó, não deixo ninguém chegar perto haha :p
      Acredito que, se eu fosse fazer um top 3 de favoritos (tirando o Relíquias da Morte da disputa, porque, né?), os três primeiros ganhariam, pois eu realmente amo aquele arco inicial da história :)
      Ooh, seu Patrono é o mesmo da Cho Chang hehe :)

      Beijos, amora :*

      Excluir
    2. Meus personagens favoritos também são esses, só que prefiro o Sírius e depois a Luna <3

      Excluir
    3. Acho que Snape fica no topo do meu pódio hehe. Mas eu amo Sirius e a Luna também <3 <3

      Excluir
  3. Olá Querida Luana!
    Gostei bastante de saber sua opinião sobre o livro!
    Ainda não li nenhum livro de Harry Potter!
    Pretendo comprar e ler algum dia!
    Também gosto bastante do Sirius e do Snape!
    O que sei de HP e o que é contado nos filmes!
    Gosto bastante da Pedra Filosofal, Prisioneiro de Azkaban, e a Câmara Secreta!
    Também gostei do Cálice de Fogo, A Ordem da Fenix!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!

    https://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo muito que leia os livros, pois é bem mais completo! Não que eu odeie os filmes, não!, na verdade eu os amo muito, mas faltaram várias coisas :p

      Excluir
  4. Não sabia dessa coisa da depressão ter relação com os Dementadores, então vou dizer que você também é cultura, moça aiuehiuahe. Aliás, acho que vou começar a ver a história de outra forma depois dessa informação. Também considero a conjuração do Patrono algo a ser admirado, e a cena no filme é bem vívida e sensível. Preciso tirar um tempo para ler os livros com mais cuidado. Essa nova versão em capa dura é uma coisa linda, né? Sabe que tô feliz por você ter se identificado tanto com HP? ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muitos detalhes sobre os livros que a gente não sabe e que nos fazem enxergar além, e eu vivo correndo atrás deles, hehe. Reler Harry Potter e procurar informações nas entrelinhas é ótimo *-*
      Estou extasiada com esses livros!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oiii!
    A cada resenha sua é mais um livro para minha lista de compras!!
    Ainda não li nenhum livro do Harry Potter, só vi alguns filmes.
    A cada resenha sua, fico com água na boca de comprar e ler logo.. espero que os livros sejam surpreendentes que nem alguns filmes.
    Pretendo comprar e ler logo <3
    Eu tenho um joguinho do Harry, acho que é da Câmara Secreta, já zerei umas trocentas vezes haha
    Beijinhos,
    www.pensamentosvoados.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer com certeza que os livros são muito mais surpreendentes e completos do que os filmes. Mas eu amo os filmes também, hehe. Espero que você leia algum dia!

      Excluir
  7. ISSO NÃO É UM LIVRO, BRASIL, ISSO É UMA OBRA DE ARTE!
    Por muito tempo eu insisti que gostava mais de RdM, mas era mentira minha. Sempre achei o Prisioneiro de Azkaban o melhor da série e continuo, até hoje, ficando extasiada com a genialidade que é aquele final dele, e olha que eu li esse bebê no final de 2001/início de 2002, já era pra ter me acostumado. Mas não dá! Não dá pra acostumar com um trem bom desses, tem é que enaltecer!
    Impossível não ler e comentar nesse post. Essas páginas são queridas por demais da conta... Tô doida pra Edição Ilustrada chegar aqui, num vai dar pra comprar de cara mas pelo menos poderemos babar nas artes quando for à livraria, hahaha!

    ps.: Remo Lupin melhor professor/pessoa/ser vivo *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirou as palavras da minha boca, moça! *-*
      Estou tão ansiosa pelo momento de reler esse livro que nem sei explicar. É muito genial, incrível, surreal, e faz TODO SENTIDO! Quero muito comprar as edições ilustradas, mas acho que vou me adiantas e comprar O Prisioneiro de Azkaban antes haha.
      Beijos :*

      Excluir
  8. Esse é meu terceiro livro favorito de HP, o primeiro é o CDF e o segundo CS. Bom ver você gostando de HP, imagina eu que cresci literalmente com ele, foi mágico <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de eu ter amado O Cálice de Fogo, foi o que eu mais demorei para ler (li todos os outros em menos de três dias, inclusive A Ordem da Fênix!0, mas demorei uns cinco dias com O Cálice de Fogo. Vou falar mais disso na resenha, mas o principal motivo é que eu comecei o livro tensa, esperando alguma desgraça acontecer o.O

      Excluir
  9. AAAAh ainda nao li, mais preciso, que resenha maravilhosa essasua em miga <3 Beijos
    BLOG ATRÁS DA PENTEADEIRA

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua opinião sobre esse livro, ainda não li nenhum livro do Harry Potter e olha que tenho todos os livros. Por outro lado, já assisti todos os filmes e achei maravilhoso. E essa versão capa dura? Linda demais né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, faça um favor a você mesma e pega esses livro pra ler haha. São maravilhosos, dá até gosto de ler! *-*

      Excluir
  11. Gente que edição maravilhosa <3
    Tenho muita vontade de tentar ler Harry Potter, quando era mais nova até tentei mas nunca sai do primeiro livro.. Adorei sua resenha e confesso que me deu vontade de tentar a leitura novamente.
    Sua resenha ficou incrível!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, chuchu! Tenho certeza que vai amar os livros *-*

      Excluir
  12. Como tem spoiler (sinalizado grazadeus), me contente em olhar as fotos e ficar na vontade. Essa coleção tem capas lindíssimas, com certeza se eu decidir me aventurar nessa série vai ser com essa edição haha
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo que você leia os livros um dia, amora! Essas edições valem muito a pena, ada mais para quem quer um "up!" pra começar a ler ;)

      Excluir
  13. Que livro lindo, onde você encontrou??? Tô apaixonada, eu tenho a versão normal. Mas amei esse. recentemente fiz maratona dos filmes e amo demais os dois ultimos, por conta do Severo. AAAAA que livro lindo <3
    http://www.cassydepaula.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode comprar essas edições na Amazon, florzinha ;)

      Excluir
  14. Oi Luh, tudo bem? Primeiro gostaria de dizer mais uma vez que essa edição está incrível. A Editora caprichou tanto que todos os fãs de Harry Potter irão querer. Você sabia que a Rocco também comprou os direitos dos livros de Outlander? :O Soube semana passada. Imagina minha preocupação, nem terminei uma coleção e já chega outra haha Com relação a HP os livros sempre serão melhores que os filmes, a questão é que lemos imaginando o Daniel como Harry <3 Muito feliz de você estar gostando. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda quero comprar outras edições dos livros, pois é assim que um potterhead doido faz: tem várias edições do mesmo livro hehe. Mas acho que nenhuma vai superar meu amor por essas capas *-*
      Ooh, e boa sorte na compra dos livros de Outlander. Um dia eu ainda vou ler hehe.

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)