Death Note: minha primeira experiência com anime e um comparativo com o filme

Não resisti e fiz meu próprio Death Note | Disponível na loja Fios de Borboleta
Eu não tô nem aí que o YouTube inteiro já tenha falado desse filme, nem por todos os nerds do mundo terem visto o anime há séculos. Eu só vi agora e vai ser agora que vou falar dos dois. Pra ser sincera, eu estava adiando escrever esse post, pois, mesmo tendo feito um planejamento, tenho certeza que vou acabar me dispersando um pouquinho, afinal, verdade seja dita, tem muita coisa pra falar. Vamos deixar tudo mais sucinto possível!

Acredito que bastante gente já deve conhecer o Death Note (caderno da morte), pois o anime é bem famoso - e eu amei demais, aaah! - e o filme tem gerado muita polêmica nas últimas semanas.

DEATH NOTE


A história centra-se em Light Yagami, um estudante do ensino médio que descobre um caderno sobrenatural chamado Death Note, no qual pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele enquanto o portador visualizar mentalmente o rosto de alguém que quer assassinar. A partir daí Light tenta eliminar todos os criminosos e criar um mundo onde não exista o mal, mas seus planos são contrariados por L, um famoso detetive particular.

Anime - uma obra-prima!


Vamos partir do princípio de que eu não gosto de anime. Não gosto, nunca gostei de desenho japonês! Com exceção de Pokemón que, pra mim, é uma coisa universal, eu nunca me interessei por nenhum. Até que o filme da Netflix foi anunciado! Embora eu precise concordar que a produção da Netflix foi um tanto ruim, ele serviu para que mais gente conhecesse o universo de Death Note, pois, juro, antes de toda esse repercussão, eu achava que "death note" fosse um caderno da morte que viralizou no Tumblr O.o

Consegui fazer a proeza de ver os 37 episódios do anime em 24 horas, e não me arrependo disso, pois eu amei!

A história começa com Light, um gênio perfeitinho que se sente entediando com a vida e que, após encontrar o caderno, decidi que quer se tornar o "Deus do Novo Mundo", tendo como companhia o Deus da Morte Ryuk. Depois que vários criminosos começam a morrer de ataque cardíaco, o detetive L reúne uma força tarefa para descobrir quem é Kira, a figura que está por trás dos assassinatos (no caso, Light). A partir daí, começa uma batalha de egos e valores gigantescos, onde um quer descobrir quem o outro é, cada um com sua visão de mundo: Light acredita estar fazendo o certo banindo o mal do mundo, que, numa linguagem mais atual, é o típico discurso de que "bandido bom é bandido morto"; já L é o pacifista que vê Light-Kira como um serial killer. Ambos os personagens são inteligentíssimos e criam estratagemas mirabolantes para burlar um ao outro, e isso acaba nos deixando tensos a todo instante!

“Digamos que os alunos discutissem se pessoas más merecem morrer. Pode apostar que todo mundo daria a resposta politicamente correta. ‘É errado matar pessoas’. É o que elas devem dizer. Claro que essa é a resposta correta a dar. Os humanos estão sempre tentando manter as aparências em público. Muitos têm medo de me apoiar porque se preocupam com o que os outros vão pensar. Mas na internet, onde você pode se manter no anonimato, o apoio a Kira está crescendo.” 
Embora eu tenha torcido o anime inteiro para que o Light fosse o grande "vencedor", sei que para ele, que tinha uma vida aparentemente perfeita, é bem fácil achar uma arma como o Death Note e sair por aí matando bandidos. A questão aqui é que Light é o anti-herói com boas intenções, mas ideais errados. De toda forma, acredito que por ele ter sido apresentado primeiro, consegui ficar encantada por ele. 

Falando do L, ele é uma coisinha estranha, que fala estranho, senta estranho, se veste feito um mendigo e que não está nem aí para ninguém. Achei ele bem fofinho e engraçado em algumas cenas, além de ter um poder dedutivo impressionante, mas não torci para ele em momento algum.

Os personagens secundários ficam por conta de Misa, a portadora de um segundo Death Note, e garota mais chata, insuportável, irritante e que criou um obsessão doentia pelo Light. Sinceiralmente, eu escreveria o nome dela no caderno! Ah, e claro, o Ryuk, um Deus da morte zombeteiro que não está do lado de ninguém e que só quer ver o circo pegar fogo.


Em suma, é um anime muito inteligente, com personagens espertos, uma história instigante e que eu, particularmente, veria muitas e muitas vezes. Não pensem que agora eu virei a fanática por animes, pois eu não tenho interesse em mais nenhum haha. Mas Death Note realmente tem um universo incrível e que se tornou uma das minhas novas paixões. Agora, o que eu quero mesmo, é a coleção de mangás e ver os live-actions japoneses!

poxa, netflix!


Eu vi tantas, mais tantas críticas negativas sobre esse filme, e eu não conseguia entender o porquê de terem achado ele tão ruim. Isso até eu ver o anime... ah, aí sim eu consegui ver os motivos para as críticas! Mas, mesmo eu tendo me tornado fã do anime, não achei o filme de todo ruim. Não é o melhor filme do mundo, não tem os melhores CGI's do mundo, nem as melhores atuações. Mas a questão é que, como eu já disse, ele serviu de alguma coisa: apresentar Death Note para quem ainda não o conhecia. Eu, hoje, vejo a obra cinematográfica como algo totalmente à parte, pois realmente é muito diferente do anime.

Pra começar, se passa em Seattle, o que deixou tudo bem americanizado, a começar pelo próprio Light que, do geniosinho de ego exacerbado do anime, passou a um daqueles clichês de filme americano: o "esquisitinho" que não se encaixa em lugar nenhum. Ele é um tanto perturbado porque a família é desestruturada, demonstra certa inocência e não usa da esperteza, sendo que o Light do anime é um verdadeiro sociopata, e o único momento em que eu pude ver um pouco dele - Light do anime - foi no final, com um plot twist muito bem elaborado. (De qualquer jeito, esse plot não conseguiu salvar o filme das confusões do roteiro corrido e confuso) Ah, e o que foi aquele show quando viu o Ryuk pela primeira vez?! Parecia a cena de algum filme da franquia Todo Mundo em Pânico O.o


Sobre o L, não tem problema nenhum ele ser negro. Mas a questão é que, ao invés de um detetive impecável, com coerência e que não liga para relações sociais, ele se tornou alguém que tira conclusões descabidas (independente de elas estarem certas, não tem sentido!) e que aparece em coletivas de imprensa, sendo que o L do anime nunca nem tinha aparecido em público! Please, kill me now!

Mas, com certeza, a mudança mais gritante foi na Misa, que se tornou Mia e se apossou do posto de sociopata manipulador da história. Mas eu não posso reclamar, pois antes a Misa fosse um pouquinho igual a Mia (acho que já disse, mas repito: eu odiei a Misa com todas as forças). Ah, e sobre o Ryuk, ele continua só observando, mas, no filme, se tornou um figura ruim, um vilão que quer que o Light desista do Death Note.

Ok, se nós tirarmos todas as mudanças de personalidades dos personagens, e fomos analisar a história e comparar com a original... não tem nada a ver. Mudaram regras do Death Note, incluíram um romance que não existe no anime, e cenas que não existem! Na verdade, eu classifico o filme como uma comédia: eles pegaram uma ideia brilhante e transformaram em algo cômico. Quem não viu o anime, vai achar interessante, legal e um bom entretenimento. Poucas pessoas que viram vão gostar, mesmo que minimamente. Eu, numa escala de 1 à 5, dou nota três, e acho que seria legal uma continuação onde explorassem melhor as características de cada personagem.


Ufa,  escrevi uma bíblia aqui hehe. Espero que minhas opiniões tenham ficado claras, pois foi difícil me organizar! Vocês já viram o anime ou o fime? O que acharam? Vamos conversar, mas sem o típico "o anime é maravilhoso" e "o fim é uma porcaria". Eu já sei que todas as pessoas do mundo acharam o filme uma porcaria haha. Vamos tentar ver pontos positivos na produção da Netdlix, pois, a essa hora, o diretor deve estar chorando em posição fetal pela quantidade de críticas :p

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

ps: alguém já viu os filmes japoneses inspirados na história?!

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

44 comentários :

  1. Menina, agora vou te contar um segredo: o anime nem é bom. Eu dei quatro pra ele quando assistir, o mangá é infinitamente melhor. Mas enfim, é uma descaracterização total da história. Aquilo não devia ser chamado de Death Note. Não é uma adaptação da história porque > não segue a história <. Aí a pessoa vai assistir o filme achando que é Death Note e acha que a história é aquela bosta.
    Enfim, mas entendi seu ponto de vista. Pra mim o filme tinha que ser classificado como paródia, e deixar bem claro que é uma paródia, aí dava pra aceitar. rs

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça do céu, não me diz isso porque saber que o mangá é ainda MELHOR que o anime só me faz ter mais vontade de comprar a coleção completa (só quero se for aquela coleção preta!). Sobre o filme, como eu disse, serve para que mais pessoas conheçam o caderno, mas a história em si não tem nada a ver :p é uma paródia ~perfeita~ haha!

      Excluir
  2. Minha ex cunhada é louquinha pelo anime e pelos mangás, tanto que eu até tentei ler pra ver qual era, mas não rolou. Acho que meu cérebro não funciona com mangás, eu me perco demais hahaha
    Sobre o anime: ele é tão curtinho assim? Poxa, eu nunca assisti porque achei que era enorme e me dava preguiça, até pq também nunca assisti nenhum anime e nem tive vontade, só esse mesmo pq todo mundo fala pra caramba.
    Sobre o filme: nem sei se quero assistir. Talvez eu assista se resolver não assistir o anime, só pra eu ter uma base do que é a história.

    Ah, o post ficou bem lindão <3

    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tinha o vontade de ver o anime nem de ler os mangás, mas, sério, é viciante!! Acho que até mesmo quem não gosta nem um pouquinho vai gostar *-* Ah, e os episódios são bem curtinhos... além de te deixarem bem tenso, o que não acontece com o filme :p

      Obrigada port tudo <3

      Excluir
  3. Faz muito, muito tempo que não pego nenhum anime pra ver, e tenho amigos que gostam bastante do anime de Death Note, mas até hoje não assisti kkkkk Não me lembro de ouvir críticas pesadas ao anime, e gosto bastante dessa exploração de princípios, certo e errado, etc. Não vi o filme também, nem tenho pretensão de ver, não por conta do que o povo falou (eu não tô nem aí pra isso kkkk), mas pq não curto americanização. Muita coisa se perde com mudanças desse tipo, e raramente é pro bem da história. A gente sabe que adaptação nunca é 100% igual ao original, mas o negócio é fazer algo que funcione, né? Talvez se fosse uma série em vez de filme, eles tivessem espaço pra fazer um trabalho melhor ^^
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deh, acho que ninguém se atreve a falar mal do anime, pois é realmente maravilhoso. Tenho certeza que você iria adorar! Ah, quanto a filme, realmente o da Netflix ficou bem medíocre... como eu disse, acho que só a Misa ficou um pouquinho boa, mas isso influencia em praticamente tudo na história. Se você que ver um live action BOM, recomendo os japoneses <3

      Excluir
  4. Luana do céu, me abraça! Eu te falei no post dos últimos filmes que você assistiu, que iria ver Death Note no final de semana, mas não vi. Quando saiu na Netflix vi as pessoas criticando bastante e como sou bem do tipo que não aguenta vê uma critica que já pensa: "Se é ruim eu quero ver.", me interessei. Confesso que também não curto anime, mas senti a necessidade de assistir também, porque se é para assistir, vamos fazer direito. Teu post me incentivou bastante a ver o anime. Obrigada por isso! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, acho que quando vemos alguém falando mal, despertamos ainda mais o interesse. Mas, olha, repetindo o que disse no post: o anime é MARAVILHOSO! <3

      Excluir
  5. Confesso que nao curto animes, mas vou repassar o link para alguns jovens que conheço e que curtem muito. Parabéns pelo blog e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que até mesmo quem não gosta de animes gostaria desse ;)

      Excluir
  6. Não sou muito de assistir anime sou vejo quando o meu sobrinho assisti em casa, mas acho bastante interessante. Mas a gente ver tanta gente falando mal que dá até uma curiosidade pra assistir, gostei muito do post e de saber da sua opinião, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Death Note" é quase uma relíquia, pois é algo muito inteligente a credito que todos iriam gostar, mesmo não costumando ver animes ;)

      Excluir
  7. Oie, tudo bem?
    Eu tinha medo de death note por causa do shinigami do Light, bem idiota eu kkkkk
    entao comecei lendo o mangá e depois fui para o anime e super de boa
    Até gosto de anime mas via beeeem mais em 2007, 2008 do que agora, ate frequentava eventos aqui no rio de janeiro
    Quanto ao filme, já vi taaanta mas taaaanta gente falando mal mesmo e até esses meus amigos da época que prefiro nem ver para não me decepcionar
    mas amei o seu post e seu ponto de vista
    sucesso com o blog, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ryuk é o melhor personagem haha eu adoro ele. O mangá é muito diferente do anime?! :D

      Excluir
  8. Você era a única pessoa que vi falar bem do filme haha eu até hoje não vi nenhum nem outro também não sou muito fã de animes...que eu me lembre nunca assisti filmes inspirados em filmes japoneses...adorei a resenha bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei ver os pontos positivos, mas, sinceramente, a Netflix fez algo medíocre se comprado com o anime!

      Excluir
  9. Eu não gosto também de anime , apesar de achar uns desenhos bem massa . Sabe , não bate com meu estilo ( eu sou muito porra loka ) sobre o filme não assistir .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que até quem não gosta MESMO de anime iria amar esse :*

      Excluir
  10. Acredita que nunca assisti anime, mas foi bom eu conhecer um pouquinho mais.
    Ja vou indicar para as amigas que gostam

    ResponderExcluir
  11. Você me define hahha tbm não gosto muito de anime, só comecei a ver esse por causa do trailer da Netflix, mas dps de tantas crísticas que estou vendo do filme por ai nem dá vontade de assistir hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem dá vontade de assistir o filme, né, moça? Porque o anime vale a pena assistir sim! :D

      Excluir
  12. Não curto anime, mas meus amigos amam e estão falando direto sobre isso.
    Vi o trailer e não fiquei muito interessada, portanto não devo assistir.
    Beijos e sucesso, flor

    ResponderExcluir
  13. Ei também pensava que era apenas algo que se tornou viral no tumblr haha um dia eu cheguei da rua com meu namorado e meu irmão tava assistindo o filme e não deu 5 minutos ele já estava dizendo "que horror" e eu não entendia porque até eu comecei a assistir o anime e to gostando muito também e pelo pouco que assisti do filme e comparei com o anime, é um tanto decepcionante. Eu gosto da Misa mas também acho ela bem irritante.

    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente é muito jacu de achar que um caderno que influencia tanta gente era só algo do Tumblr hahahaha :p Aaaah, e eu odeio a Misa! Que menina chata!!!!

      Excluir
  14. Death Note não é o tipo de história que me atrai, seja em anime ou em filme, mas depois de ver tanta gente reclamando do live action da Netflix, não sei se tenho coragem de assistir.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você iria mar o anime :D

      Excluir
  15. Assisti esse filme da netflix tem umas 2 semanas por indicação de um amigo, e não curti muito, segundo esse meu amigo o anime é bem melhor, e segundo ele anime nem é bom (palavras dele, pois não vejo anime) kkkkk eu tinha outra expectativa do filme, achei ele muio "passivo" quanto ao que eu imaginava!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi de algumas pessoas que, comparado com o mangá, o anime é fraquinho. Mas, por ora, eu não posso ler os mangás :p de toda forma, recomento muito o anime!

      Excluir
  16. Oi Luh, tudo bem? Realmente muitas pessoas estão mostrando sua opinião sobre Death note. Alguns contra outros como você a favor. Mas sou sincera em dizer que não... não conhecia a história (me julgue haha). Acredito que sempre quando há uma adaptação precisamos nos preparar para algo diferente ou completamente nada a ver com a obra original. Já devíamos estar acostumados com livros x filmes. Mas a expectativa dos fãs sempre vai além e espera que seja algo incrível (o que muitas vezes não é #sorry). Fico feliz que tenha gostado. Amei saber mais um pouco sobre esse HQ. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tento ver o lado positivos das "adaptações" mundo a fora, embora, pra mim, a obra da Netflix já estava fadada ao fracasso, hehe. Espero que você assista um dia, fofinha :)

      Excluir
  17. Sabe o que eu acho engraçado? Que eu estava recomendando todo mundo para NÃO ver o filme principalmente se a pessoa não assistiu o anime, porque, se eu tivesse visto só o filme, ia achar uma bobagem completa. Eu ODIEI o filme. Ele torna a história extremamente genérica e reduz à zero toda a filosofia de Death Note, bem como o duelo mental do L e do Raito. Death Note foi o primeiro mangá que eu li e depois de ter lido mais 50000 e visto mais de 89000 animes, ainda considero Death Note um dos melhores, uma verdadeira obra de arte. Eu já esperava um filme ruim, mas não tão ruim hehe. Para mim, ele deturpou completamente a história :/ Fico feliz que pelo menos ele serviu para incentivar alguém a assistir o anime, apesar de eu considerar isso um milagre hueiheiu

    Beijos, Vickawaii
    www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que estou falando com alguém que leu os mangás, me diz: é verdade que o anime é ~fraquinho~ em comparação aos mangás? Algumas pessoas me falaram isso, o que só despertou ainda mais minha curiosidade. Ah, e você já viu os live actions japoneses? Assisti ao primeiro e pelo menos uns 90% dele é igual ao anime (mas o anime ainda é melhor, obviamente!) :)

      Excluir
  18. oiê!

    vou ser sincero contigo, tbm não sou de anime, mas tu me deixou tão curioso pra ver esse e depois o filme. super me convenceu. <3 eu gosto de dorama (novela coreana), mas acho que não tem muita relação com os animes. aliás, assiste depois o dorama "Boys Before Flowers". é lindo. ;)

    siá, não consigo imaginar o quão louco foi ver quase 40 epis num dia. realmente tu tava empolgada. hahaha.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :) sinceramente, não tenho curiosidade com nenhum outro anime ou desenho oriental... "Death Note" foi a exceção das exceções! Ah, e sim, eu estava mais do que empolgada com o anime, pois larguei TUDO pra assistir o.O

      Excluir
  19. Eu só assisti completo três animes na vida. E isso só porque eu tava numa fase (na verdade foi por conta de um namorado, mas enfim e-e). Nunca mais vi nenhum, nem tive vontade de ver, mas esse seu post me despertou interesse, hein? Mesmo que uma amiga minha já tenha me enchido a paciência de tanto que fala desse anime, de todos os moletons que ela tem com esse carinha e até a bolsa com tema de Death Note, SÓ AGORA que eu fiquei real curiosa pra ver. Agora já é tarde e não dá mais, só que eu vou me programar pra ver próximo findi.

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não é querendo concordar com sua amiga, mas já concordando... VEJA O ANIME haha. Sério, é muito bom, mesmo que você não veja mais nenhum outro (meu caso) :D

      Excluir
  20. então assisti o anime e gostei bastante, já o filme no começo ja não quiz mais ver, quando ele começou a gritar, e disse isso vai ser uma bosta, então não consigo opinar sobre um comparativo. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo de verdade quem não conseguiu ver o filme até o final o.O

      Excluir
  21. Oiee!
    Acredita que ainda não assisti nem o filme nem o anime?
    Mas é tanta gente falando que vou assistir ao filme e tirar minhas conclusões.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai gostar (do anime) :)

      Excluir
  22. Eu comecei a assistir o filme na Netflix, mas confesso que não terminei, porque não me prendeu, sabe? Mas concordo com você sobre levar a história para a grande massa. Não foi a melhor produção, mas agora todos conhecem death note.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o filme só serviu para rir e para fazer com que mais pessoas conheçam a história do caderno :p

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)