O Segredo dos Corpos (Dr. Vicent Di Maio & Ron Franscell)

Foto inspirada nessa que vi no instagram @crescendoemflor

Talvez eu esteja um pouco atrasada com essa resenha, mas é que a correria de tentar equilibrar o blog com a faculdade tem me deixado maluca. Na verdade, esse primeiro semestre é bem corrido, já que encaixaram seis meses em cinco o.O mas, de qualquer forma, eu sempre arranjo tempo para fazer minhas leituras, ainda mais de livros incríveis como esse que recebi de parceria com a DarkSide Books. Ele já apareceu aqui no blog, onde mostrei o kit incrível que veio junto, mas hoje o post vai ser focado apenas nele.

O mundo merece uma autópsia

“A vida de todo homem acaba da mesma maneira, são somente os detalhes de como viveu e de como morreu que diferenciam um homem do outro.” - Ernest Hemingway
O Segredo dos Corpos disseca casos surpreendentes que ajudaram a construir a reputação do legista Dr. Vincent Di Maio. Como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. Ou a investigação pela morte do adolescente Trayvon Martin, em 2012, na Flórida, crime que acabaria impulsionando o movimento Black Lives Matter, de denúncia contra o racismo na sociedade norte-americana.

O livro apresenta ainda casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular. E num capítulo especial, o autor questiona o alegado suicídio de Vincent van Gogh. Atendendo a um pedido de Steven Naifeh e Gregory White Smith, coautores de Van Gogh: A Vida, biografia do pintor ganhadora do prêmio Pulitzer, Di Maio analisou o caso e acredita que a marca da ferida revelara que o tiro não poderia ser “auto-infligido”.

A verdade nua e crua é o que você pode esperar em O Segredo dos Corpos. Escrito a quatro mãos, duas delas no bisturi do Dr. Vincent Di Maio e as outras duas do veterano escritor Ron Franscell, parceiro de Vincent Bugliosi (autor de Helter Skelter), o livro revela surpresas a cada página. Conheça a história da medicina legal, as curiosidades de uma profissão que aparenta ser tão mórbida e sombria, e as razões que levam alguém a dedicar toda sua vida a pesquisar os mortos. Ler O Segredo dos Corpos é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol. 

O segredo dos corpos


“Se ganhamos a vida como um presente, devemos à natureza uma morte”
Quando eu era mais nova, no ápice dos meus 13 anos, adorava assistir CSI na televisão. Naquela época eu imaginava o quão incrível deveria ser lidar com assassinatos, corpos, necropsias, autópsias e tudo o mais. As séries e os filmes adoram romantizar um trabalho desses. Bom, esse livro, não. A todo momento durante os depoimentos dos casos é deixado bem claro que o trabalho de um patologista forense não é fácil; eles lidam com corpos em estados deploráveis, cheiros horríveis, imagens que ficam na memória... basicamente, esse livro tenta mostrar o que a gente só acha que conhece.

Ah, tem até uma frase muito boa que resume bem a enorme diferente entre a realidade e a ficção: "Quando eu era novo, a televisão e o cinema sempre retratavam o médico-legista (ou o coroner) como um sujeito de aspecto cadavérico que aparecia na cena do crime carregando uma pequena maleta metálica - vamos chamá-lo simplesmente de 'Doutor'. Já que um verdadeiro patologista forense não deve manipular o corpo na cena do crime, só posso supor que nosso Doutor levava uma marmita na pequena valise.".


Outro ponto que eu acho importante ressaltar é que ele abre a nossa mente quanto a pensar antes de julgar alguém. Nessa era digital todos adoram dar opinião sobre tudo, todo mundo se acha "o detetive virtual", todo mundo julga sem saber a verdade. Em alguns casos do livro algo que era dado como homicídio pode se tornar um suicídio depois de uma autópsia bem feita. E o que acontece com a pessoa que foi acusada de ser o assassino? Pode ficar sob ameça, mesmo depois de se ver livre das acusações, e ficar emocionalmente instável pelo resto da vida. Isso tá tão presente no nosso dia a dia!

Lembrando que esse livro aqui é pesado. Algumas descrições podem deixar as pessoas de estômago mais fraco enjoadas, além de ter relatos com mortes de bebês e crianças, tanto que tem um caso que envolve a morte de três garotinhos que me deixou chocada, e olha que eu lido bem com esse tipo de coisa.


No livro é sempre dito que "corpos são uma casca". A pessoa que existia lá dentro já sei foi. Isso é algo que eu acredito tanto! Pode parecer meio incessível de minha parte, mas eu não vejo o menor sentido em velórios (quero ser cremada, obrigada). Pra mim, que acredito em reencarnação, nosso corpo é importante sim, mas enquanto estamos vivos. Depois que a gente morre, o que fazia de nós quem somos não existe mais nesse plano. Pra mim, não faz sentido ficar chorando encima de um corpo, um cadáver, uma casca. 



Bom, em resumo, o livro é incrível! Um verdadeiro objeto de estudo para quem quer conhecer mais desse universo. Os estudantes de medicina e enfermagem e os fãs da área de forense iriam adorar! Ele reúne casos bem perturbadores, tanto que, a cada capítulo lido, eu parava e ficava pensando naquilo porque são coisas reais, casos reais, e que parecem ter saído de uma série investigativa. Ah, e o último caso, com certeza, vai deixar os amantes da arte muito felizes.

Os autores


Vicent Di Maio é patologista e perito em ferimentos causados por bala internacionalmente reconhecido. Em quarenta anos de profissão, realizou mais de 9 mil autópsias e teve papel determinante em algumas das investigações criminais e dos julgamentos mais importantes das últimas décadas. Di Maio foi médico-legista chefe de San Antonio, Texas, até 2006. É o editor-chefe da The American Journal of Forensic Medicine and Pathology e recebeu diversos prêmios. Foi nomeado em 2014 pela primeira Comissão Nacional de Ciência Forense do Departamento de Justiça dos EUA para ajudar a desenvolver normas federais para investigações de morte.


Ron Franscell é escritor especializado em crimes e autor de best-sellers como The Darkest Night e Delivered from Evil. Colabora com publicações como Washington Post, Chicago Sun-Times, San Francisco Chronicle, Denver Post, San Jose Mercury News, St. Louis Post-Dispatch e Milwaukee Journal Sentinel. Cresceu em Wyoming e vive atualmente no Texas. 

A edição



Na sinopse é dito que "Ler O Segredo dos Corpos é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol", e isso não está no sentido figurado. Novamente, a DarkSide nos trás um trabalho de edição incrível e que nos faz adentrar realmente a história. Ao longo do livro encontramos fotos reais e imagens de corpos que são de arrepiar!

A capa é dura e tem verniz localizado nos olhos do "defunto" (risos). A diagramação é ótima e confortável aos olhos, além de as páginas serem amareladas e porosas. Ah, e tem também o famoso marcador de fitinha que já é marca registrada nos livros da Caveirinha ❤

Onde comprar: Amazon | Saraiva | Submarino


Todos que viram essa folha de guarda ficaram chocados haha!


De quem é essa digital? Jamais saberemos o.O







Alguém aí ficou curioso? Tem tantos livros impressionantes que fazem parte do selo Crime Scene, e esse livro me deixou com vontade de ler mais sobre isso.

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

18 comentários :

  1. Fico louca com o "realismo" que essa capa tem!

    Sempre que eu passava por esse livro nos sites, mudava de ideia, achava que era bobo e ~fraco~
    Mas, depois dessa resenha, como uma boa fã de séries policiais, já adicionei mais um livro a lista de desejos hehe

    Realmente, fiquei muito interessada em todos os fatos relatos no livro, é um assunto sobre o qual eu tenho bastante interesse - talvez por influência das séries que assisto.

    Amei a resenha, Lu <3

    | umapartedemimblog.blogspot.com.br |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa está realmente incrível, Dani! Fiquei muito feliz que você tenha se interessado pela leitura por conta da resenha :D tenho certeza que vai adorar.

      Excluir
  2. Oi!! Apesar de compactuar com a ideia do livro e com a sua de que o corpo é apenas uma casca (e também não vejo o menor sentido em enterros, detesto, acho a coisa mais mórbida do mundo), esse livro infelizmente não é pra mim. Parece ser uma leitura ótima mesmo e você escreveu muito bem sobre ele, mas eu não tenho nem estômago nem coração para esse tema, rs. Eu sempre virava o rosto nas cenas de autópsia do CSI kkkkk.

    Achei super interessante a parte investigativa do livro. Realmente é uma profissão de extrema e total importância no processo forense e é mais curioso ainda por se tratar de casos reais.

    Enfim, a dica é excelente, mas eu sou muito fresca nesse ponto, rs.

    Ótima resenha! Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho enterros extremamente mórbidos DE UM JEITO RUIM. São desnecessários!

      Aaaah, e é uma pena que você ache que não iria conseguir ler um livro assim. De toda forma, fico feliz que tenha gostado da resenha :) vai que um dia você não se anima a lê-lo, hehe.

      Beijos.

      Excluir
  3. Não sei se conseguiria ler esse livro, acho que não teria estômago para ler um livro assim, no entanto, acho essa profissão de extrema importância e para quem se interessa pela área e/ou pelo assunto, com certeza, é uma ótima dica. Conheço uma adolescente de 15 anos que tem o desejo de se tornar legista, logo que comecei a ler sua resenha, me lembrei dela, estou pensando em indicar esse livro pra ela, imagino que, por se tratar de casos reais, ela poderá perceber se isso é realmente o que ela deseja fazer.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoraria conhecer alguém que quer trabalhar com isso, mas ainda não tive a oportunidade. Tenho certeza de que ela iria gostar bastante desse livro ;)

      Excluir
  4. Sou uma pessoa bem sensível quando se trata desse tipo de tema. Sou tão sensível que já fiquei enjoada assistindo The Vampire Diaries (tem umas cenas que eles cortam as cabeças de uns personagens). Sim! Sou muito medrosa hausahushasusa
    Então, não tenho interesse em ler esse livro, mas gostei muito da resenha, pois deu pra ter uma ideia do que o livro fala. Sem contar que suas fotos são lindas!

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou totalmente estranha nesse quesito, pois consigo passar por uma maratona de livros de terror, ou ler um livro assim, mas me pego chorando com romances bem levinhos haha.

      De toda forma, fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos <3

      Excluir
  5. Oiiie

    Adorei a resenha e as fotos. E nem preciso dizer o quanto que a Darkside arrasa nas capas. Maaas não leria hahah Mas compraria para dar de presente para minha irma

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Aiii fiquei super curiosa (como sempre) em mais esse livro da Caveirinha! O que são essas diagramações deles? <3 Amo forte! Fiquei ainda mais curiosa por se tratarem de casos reais e não ser nada romantizada a profissão, parece ser super interessante! QUERO haha
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que você leia, moça! Depois me conta o que achou :*

      Excluir
  7. Que.de.mais!!!
    Tbm sou forte pra essas coisas e quero ler pra ontem!
    Já estive em situações em que eu era a única que não me importava com o cheiro do norte... Só eu mesmo!!!
    Mesmo se fossem casos de ficção já ia querer ler, agora sabendo que são reais... Só se for pra ontem mesmo. Queria ser "patrocinada" pela Darkside 😭😭😭. Huahauahaau
    Adorei tua resenha como sempre!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, tenta entrar na seleção de parceiros DarkSide no ano que vem. Você faz resenhas ótimas! <3 Ah, e que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  8. Oi Luh, tudo bem? Imagino o quanto você deve estar sentindo a correria, conciliar faculdade e o blog as vezes exige bastante tempo. Ainda mais quando temos livros pra ler, séries e filmes pra assistir, fotografar <3 É um malabarismo dar conta de tudo, mas acredito que você irá conseguir. Desde que vi a capa desse livro senti um frio na barriga e já imaginava que ele poderia ser um tanto pesado. Com toda tecnologia que temos hoje é muito fácil julgarmos sem saber, sem conhecer, precisamos de mais empatia e compreensão. Gostei muito do post flor, sucesso pra você! Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, florzinha! Aaaah, e eu tô tentando mesmo conciliar tudo, e ainda resolver confusões na minha cabeça... Misericórdia.

      Oh, e eu juro que logo lembrei que você provavelmente NÃO IRIA querer ler esse livro haha. Realmente é um pouco pesado para quem é muito sensível quanto a esses assuntos, mas vale muito a pena!

      Beijos :*

      Excluir
  9. Essa capa da um medo kkk. E me lembra a capa de garota má. Voce é incrivel resenhando e me deu muita vontade de ler e ir a fundo nesse livro e isso é fantastico. Parabens e sucesso sempre bjos 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amora! Muito obrigada <3

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)