19 maio, 2017

O Estranho Mundo de Zofia (Kelly Link)


Eu estava rondando esse livro desde que encontrei ele num sebo, no começo do ano passado. Quando voltei para comprá-lo, ele não estava mais lá, e eu fui adiando e só comprei esse ano numa promoção na Amazon. Foi um dos livros mais peculiares e confusos que já li, e, infelizmente, também não foi o melhor do mundo, mas eu não podia deixar de falar dele aqui. 

O estranho mundo de zofia

Na tradição de Alice no País das Maravilhas, Sandman e Noiva-Cadável, um livro maravilhoso, que ultrapassa os limites da imaginação!
Nesta coleção de histórias narrada em cenários de horror e fantasia, o pop se transforma em objeto de lirismo. Em "Animais de pedra", uma família muda-se para uma linda casa suburbana. Quase imediatamente, seus pertences começam a desaparecer, enquanto uma horda de coelhos é vista frequentemente no quintal da casa. "Magia para iniciantes" aborda um grupo de adolescentes cujas experiências subitamente geram eventos surreais numa série fantástica de TV. "O Hortlak" acompanha experiências cujos objetos são servos zumbis. E "A bolsa mágica" é a história de um vilarejo que se refugia na bolsa mágica da vó Zofia.


Apesar de o livro ter tudo que eu gosto (imaginação, bizarrices e peculiaridades) não foi a melhor leitura do mundo. Não sei se foi a tradução um pouco ruim, e que mudou drasticamente até o título (se não em engano, traduzindo literalmente do inglês, ficaria como "magia para iniciantes"), mas alguns contos são extremamente confusos, sem o menor sentido e arrastados. Claro que tem outros que eu realmente amei. "Plano de contingência contra zumbis" foi meu favorito por ter zumbis (dã!), descrições divertidas e muitas aleatoriedades.

Outro que eu amei foi o que abriu o livro,e que também é o nome dele: "O Estranho Mundo de Zofia" foi uma leitura muito agradável e rápida, mas eu gostaria muito que tivesse uma continuação. "Animais de Pedra" foi, de longe, o mais engraçado. Nele, uma família se muda para uma casa onde o gramado começa a ser tomado por coelhos enquanto a mãe e os filhos ficam com paranóis de que os objetos e cômodos estão assombrados haha.

Algo muito bom que eu consegui tirar da leitura foram referências fotográficas, especialmente do conto "Animais de Pedra" ❤ Eu dei três estrelinhas no Goodreads para ele, pois é uma leitura maluca e que instiga nossa imaginação, mas alerto que os contos são extremamente absurdos, fantásticos e surrealistas, além de não passarem praticamente nenhuma mensagem. São basicamente para entretenimento mesmo.

Ah, por conta da capa (já já falo dela) pode parecer um livro simpático e fofinho, mas não é exatamente isso. Tem palavrão e tem grosseria!

"Kelly Link possui um talento nato para jogar os melhores feitiços sobre seus leitores e de levá-los a cenários sombrios - um porão, um submundo, um reino escondido atrás das colinas." (The Boston Phoenix)

A edição segue aquele padrão simples: capa de brochura, pontos de verniz localizados e folhas amareladas. Claro que a capa ficou uma verdadeira preciosidade bizarra, além de ter alguns desenhos em aquarela. Me lembrou muito os filmes do Tim Burton *-* eu quero essa meia e quero reproduzir a fotos da capa!


(mais alguns detalhes)


Peguei os óculos do meu pai para tirar essa foto :)


ISBN: 978-85-62936-26-5 | Editora: Leya | Título original: Magic for Beginners | Páginas: 252

A resenha ficou curtinha, mas é porque o livro realmente nos obriga a não escrever muito hehe. Alguém se interessou a ler? Alguém já leu? Se sim, por favor, vamos conversar!

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

21 comentários :

  1. Já perdi a conta de quantas vezes eu já peguei esse livro na livraria, mas acabei deixando ele nas pratilheiras para levar outro. Assim como vc eu adoro essa capa e é exatamente ela que faz com que eu fique segurando o livro pela livraria toda até que fico com umas 3 ou 4 opções de livros.
    Não sei se sua resenha me ajudou a decidir continuar deixando ele na livraria ou trazer para casa, não gosto de "amar" matade do livro e sim ele inteiro.
    Estou entrando no seu blog TODOS OS DIAS esperando post novo, até cheguei a olhar ele INTEIRO até o post de apresentação haha.

    Beijão❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é realmente muito lindinha, isso é senso comum haha. Quanto a história, eu sempre digo que cada um deve tirar suas próprias conclusões, então acho que seria legal você ler :)

      Oh, e eu fico muito feliz em saber que está gostando do blog, chuchu <3 (ps: você foi bem nas profundezas do Reino Intraterreno!)

      Excluir
  2. Lu, adoro seu blog! Suas fotografias são impecáveis, meu sonho é conseguir compor tão bem as imagens como você faz.
    Sobre a resenha, eu não curto muito contos então esse livro já não seria um dos que eu leria. :)

    blog vestidinho jeans

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, lindinha *-*

      Excluir
  3. Oi Lu, tudo bem? Está ficando cada vez mais difícil encontrar posts que ainda não tenha comentado haha Todo post que entro tem recadinho meu <3 Preciso confessar que fiquei apaixonada por essa capa, também fiquei pensando numa foto com essa meia, muito fofinha né. Com relação a história pensei que fosse mais interessante e mais chamativa daquelas que só você gosta, uma pena. Mas que bom você ter gostado de um pedacinho dele, toda experiência é válida ainda mais na leitura. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, florzinha... oh, eu vou encarar isso como endo algo bom hehe :) Ah, e eu amaria ver uma releitura dessa capa feita por você, afinal você é muito talentosa!

      Excluir
  4. É a primeira vez que vejo falar desse livro, e já quero *O*... Me lembra muito Alice no País das Maravilhas, Tim Burton... Cara acho o máximo livros que colocam bizarrices, surrealismo e até um pouco de horror no meio da história.

    Até mais!
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu quase troquei um livro por esse outro dia, mas acabou que a moça responsável sumiu aiuiuahe. Apesar dessa coisa totalmente nonsense, admito que adoraria conhecer melhor sobre os contos. Tenho uma paixão imensa por esse mundo mais sombrio e acuado de livros nesse estilo e acho que me daria super bem com ele. A capa é linda, né? ♥ Também queria uma meia dessas só pra sair por aí tirando fotos rs. Enfim, uma pena que não tenha sido aquela leitura maravilhosa, mas gostei de saber mais sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu odeio quando os vendedores somem dentro das livrarias haha! Oh, e eu fico muito feliz que tenha gostado do post <3 depois me conta o que achou da leitura.

      Excluir

  6. Oi Luana
    Bem que dizem para não julgar um livro pela capa.
    Eu achei a capa toda fofa e fiquei apaixonada ,mas como você disse o livro não é nada disso.
    Pelo que eu vi na sua resenha esse certamente não seria o tipo de livro por qual eu me interessaria , mas tinha tudo para você gostar Pena que não foi tão agradavel assim quanto você esperava.Eu sei como é pegar um livro que tinha tudo para gostar e no final acabei me decepcionando .
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um pouco frustrante, pois eu tinha esperança de que esse se tornasse um dos meus livros preferidos :p

      Excluir
  7. Fui completamente ludibriada pela capa desse livro. Esperava uma premissa completamente diferente e - sinceramente - estou feliz por não ter me aventurado nele, porque acho que não vai me agradar muito. Estou ansiosa para ver as fotos que você vai tirar inspirada na capa!
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero conseguir fazer essas fotos logo, florzinha :)

      Excluir
  8. Amo literatura. As histórias tem esse poder de nos fazer viajar e interpretar o mundo sob as lentes do outro. isso é fascinante, na minha opinião. Sem contar que aperfeiçoa a oralidade e escrita, mas cá, falando desse livro, eu já o li e achei fantástico! Super recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei uma graça o que você disse, chuchu. Oh, e é muito legal encontrar alguém que gostou dessa leitura ^-^

      Excluir
  9. Nossa, fiquei decepcionada rsrs eu vi a capa do livro e já vim achando que ia ser um ótimo livro. Que bom que vc foi sincera!

    www.doceestranheza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre digo que a gente tem que tirar nossas próprias conclusões. Talvez você acabe gostando hehe :)

      Excluir
  10. Ah, você só confirmou tudo que eu já esperava! Sabia que não era para eu cair na cilada de comprar só por ter um nome legalzinho e uma capa bonita. Aposto que eu não iria gostar nem um tiquinho do livro e iria ficar muito decepcionada. Ainda bem que já não estava tão interessada em comprar, só se você tivesse amado eu iria dar uma chance. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mel :/ eu fiquei tão tristinha por não ter gostado tanto como eu imaginava desse livro. Paciência hehe!

      Excluir
  11. Oi Luana! Adorei essa capa também, bem instigante, bem criativa e bizarra, rs. Também adoro coisas bizarras! <3 Mas que pena que a leitura não foi tudo que você esperava, é um saco quando a gente cria expectativas.

    Beijos! <3

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)