Precisamos falar sobre Donnie Darko (filme & livro)

28 dias... 6 horas... 42 minutos... 12 segundos. É quando o mundo vai acabar.
Eu tenho quase certeza de que você (sim, você!) já ouviu falar em Donnie Darko, seja pela imagem do coelho negro gigante (que, não, não é o Donnie, é o Frank), frases filosóficas do filme em redes sociais ou por conta do livro um tanto famoso no instagram, que foi lançando no ano passado pela DarkSide Books.

A maioria das pessoas que assistiu não entendeu absolutamente nada e, consequentemente, não gostou. Já eu, adorei e se tornou um dos meus favoritos. Eu sou capaz de colocar Donnie Darko na mesma categoria de clássicos do cinema junto com Laranja MecânicaO Fabuloso Destino de Amélie PoulainBonequinha de Luxo e tantos outros que são ícones cinematográficos.

Recentemente, recebi em parceria com a DarkSide o livro do filme, e vi nisso a oportunidade perfeita para resenhar os dois, sendo que o filme foi lançado primeiro, o que significa que você não precisa ler o livro antes de assisti-lo.

você acredita em viagem no tempo?


Donnie é um jovem excêntrico que despreza a grande maioria de seus colegas de escola. Ele tem visões, em especial de Frank, um coelho gigante que só ele consegue ver e que o encoraja a fazer brincadeiras humilhantes com quem o cerca. Um dia, uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita, mas, momentos depois, a turbina de um avião cai em sua casa e ele começa a se perguntar qual é o fundo de verdade dessa previsão.

Como eu posso começar a descrever Donnie Darko? Basicamente, é um filme total e completamente what fuck?! Quando a gente pensa que começou a entender o desenrolar, a gente percebe que não entendeu nada.

Falando um pouco sobre a história, Donnie é um garoto perturbado e "mal de cabeça". Logo no começo ele recebe a visita do Frank e a mensagem de que o mundo está acabando. Ah, e é graças ao Frank que ele não foi esmagado por uma turbina de avião que ninguém sabe de onde veio. Embora todo esse dilema o deixe confuso, ele está convencido de que Donnie é mais uma de suas alucinações. Em meio a essas visitas estranhas do coelho, estudos sobre viagens no tempo, uma paixão e seu jeito excêntrico de agir, Donnie ainda tem que lidar  com as ordens completamente malucas que ele recebe de Frank.

Óbvio que eu não vou contar o que acontece no filme, mas o final... precisamos falar sobre esse final!

Depois de assistir três vezes, ler vários artigos, uma entrevista com o diretor Richard Kelly, o roteiro e uma parte do livro "A Filosofia da Viagem no Tempo", que foi escrito por uma das personagens do filme, eu consegui criar uma teoria bem aceitável para entender o que foi que aconteceu nos minutos finais.

O livro "A Filosofia da Viagem no Tempo" afirma que o universo primário é o universo onde nós, teoricamente, estamos, o universo que existe agora; universo tangente é um mundo paralelo, instável e que não dura muito tempo. Tendo isso como base, posso dizer com toda a certeza que o filme inteiro se passa dentro de um universo tangente, e todos que estão lá são manipulados por essa dimensão. Cabe ao Donnie restabelecer "as coisas", se eu posso dizer assim. Indo um pouco mais além, eu tenho uma opinião bem pessoal: Donnie estava preso naquele universo tangente através de um sonho, e eu me baseio nisso graças ao livro. Pra mim, é como se ele estivesse num transe bem parecido com aqueles que acontecem com quem tem premonições nos filmes da franquia "Premonição" (isso dito bem a grosso modo hehe). 


Pra encerrar, quero dizer que, ao meu ver, Donnie Darko é um filme que nos faz ter uma reflexão bem peculiar sobre a insignificância humana, pois tudo acontece e temos aquele final trágico só pra demonstrar que a vida de todo mundo vai continuar, independente do que acontece com uma pessoa. Na verdade, isso me faz lembrar muito um vídeo bem engraçadinho que diz que, no plano original das coisas, nossa existência não conta, não serve pra nada haha.

Enfim, é um filme muito bom. Ele me fez entrar em uma breve crise existencial envolvendo paradoxos (isso tá me deixando louca), tempo (cheguei à conclusão de que ele não existe) e a vida das pessoas. Só tenho uma coisa a declarar: Richard Kelly é um gênio!

o livro é o filme!


Como contei no post de recebidos, esse livro acabou se atrasando pelos problemas que estavam ocorrendo nos Correios, creio eu. De qualquer forma, eu fiquei extremamente feliz quando ele chegou, e muito agradecida à DarkSide ❤

Falando um pouco sobre ele, não é como se estivesse contando a história do filme. Nele encontramos um prefácio escrito pelo ator que protagonizou Donnie Darko, Jake Gyllenhaal, um entrevista gigante que nos faz adentrar a mente de Richard Kelly, o roteiro do filme e alguns fragmentos do livro "A Filosofia da Viagem no Tempo" (a coisa mais esclarecedora que você vai ler para entender o filme).

Não se trata de uma adaptação do longa-metragem de 2001, e muito menos de um romance que poderia ter inspirado o cineasta Richard Kelly. Donnie Darko, o livro, apresenta na íntegra o roteiro original. A primeira materialização da história, sua chance de conhecer a visão original dessa intrigante obra-prima. Kelly escreveu Donnie Darko muito antes de conseguir ordenar luzes, câmera, ação. E mesmo sem atores, figurinos e efeitos especiais, Donnie já estava lá, angustiado com o fim do mundo anunciado por um arauto vestido de coelho. (+)

- POR QUE VOCÊ USA ESSA FANTASIA IDIOTA DE COELHO?
- POR QUE VOCÊ ESTÁ VESTINDO ESSA FANTASIA RIDÍCULA DE HOMEM?



Em resumo, esse livro é quase um objeto de estudo para os fãs do filme, pra quem estuda cinema e pra quem quer referências fotográficas. A edição em si já é algo maravilhoso para ser fotografada: o trabalho gráfico está perfeito, a capa é dura, tem marcador de cetim, páginas amareladas, diversas fotos e ilustrações! Mas todo o conteúdo, desde a entrevista até os fragmentos no final, podem se tornar fonte de inspiração.



TODA CRIATURA VIVA NESSE PLANETA MORRE SOZINHA




um dos marcadores de papel mais legais e criativos da minha coleção <3


Gostaram dessa resenha dupla? Eu preciso urgentemente de pessoas para falar sobre Donnie Darko. Vamos discutir teorias aqui nos comentários (avisem se tiver spoiler)!

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha,

somos todos loucos aqui

42 comentários :

  1. Oi Luh, tudo bem? Fiquei envergonhada mas confesso que não conhecia o personagem rs Não sabia nem do filme e nem do livro, e pela imagem dele fiquei até com medo haha ele é assustador. Aqui em SC os correios estão atrasando muito nas entregas, mas essa semana fiquei feliz chegaram várias caixinhas <3 É tão bom receber carinho em forma de caixas rs Ah, amei suas fotos, que caneca mais fofinha. Ótimo final de semana. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fofinha. Aaaah, ainda dá tempo de concertar isso! Vai pra Netflix e assiste... pode ficar tranquila que não é de terror :) depois me conta o que achou.

      Oh, e eu fiquei curiosa para ver as caixinhas que chegaram na sua casa!

      Excluir
  2. Eu nunca vi o filme, infelizmente. Adoro os trabalhos do Jake, até hoje nunca me decepcionaram. Gostei da sua teoria, o que me animou a ver o filme. O filme só pelas fotos da para ver que é lindo e contém muitas informações preciosas a cerca da trama. ótimo post.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta o que achou, chuchu :*

      Excluir
  3. O que falar sobre esse filme que me deixou em claro durante a madrugada inteira? Sério, minha cabeça explode em teorias, tanto nas que eu pesquisei como as que criei - universos paralelos, paradoxos (socorro) - Amei a resenha, Lu <3 e não vejo a hora de ler o meu livro rsrs

    O QUE FOI AQUELE FINAL? - eu gritei, acho que umas três vezes, fui juntando partes e mais partes, agradeço por entender um pouco de viagens no tempo (obrigada, livros, filmes, Flash)
    Realmente, tem muita coisa que deixa a gente angustiado por mais!!

    |umapartedemimblog.blogspot.com.br |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, eu queria muito que seu livro tivesse chegado para que a gente pudesse discutir um pouco sobre "A Filosofia da Viagem no Tempo"... mas tenho certeza que não faltarão oportunidades. Ainda podemos discutir suas teorias para o final <> do filme :)

      Excluir
  4. Já tinha ouvido falar, mas eu realmente não conhecia, mas agora é sem duvida algo que quero conhecer. Suas teorias são incríveis e super interessantes,com fundamentos bem condizentes e logico, com aquela pitada de louca e uma incrível relação entre universos paradoxos, universos primários e tangentes, mds, é muita coisa para uma mente só.

    Simplesmente amei seu post e hoje vou tirar o dia para assistir Donnie Darko e no futuro, comprar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do post e das minhas teorias malucas, chuchu. Depois me conta o que achou do filme :*

      Excluir
  5. Eu fiquei fascinada por Donnie Darko quando vi, estou simplesmente louca por essa edição da DarkSide Books! Criei umas teorias diferentes sobre o filme e vou falar mais sobre elas no blog, futuramente... E o que rolou foi exatamente isso: achei que estava entendendo e do nada emaranhou tudo hahaha
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curiosa para ler o que você vai escrever, florzinha! :0

      Excluir
  6. Infelizmente nunca li e nem assisti as obras descritas, mas tive minha curiosidade aguçada. Pelo que falou é uma história que nos leva a refletirmos sobre a forma como vemos o mundo é até como vivemos nele, gosto de coisas assim, que nos levam a pensar. Obrigado pela sugestão!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luana! Já faz algum tempo que assisti Donnie Darko e na época mexeu bastante comigo também - passei dias pesquisando teorias e pensando sobre o filme, cheguei mais ou menos na mesma conclusão que tu (mas também adoraria se ele fosse esquizofrênico ou tivesse outro transtorno psíquico e fosse tudo alucinação da mente dele, hahaha). Não sabia que o livro era basicamente o filme, achei que era um romance em que o filme tinha se baseado e a DarkSide apenas tinha lançado uma nova edição.
    beijão
    www.chanelfakeblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, não. O filme não foi baseado em um livro, foi tudo tirado de dentro da cabeça do diretor ;)

      Excluir
  8. Medooooooo Luh, eu morro de medo! Admito que nem olhei muito pra fuça do coelho porque sei que terei pesadelos, hehehe. Mas gostei de saber um pouco mais sobre ele ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florzinha, pode ficar tranquila que esse filme não dá medo hehe ;)

      Excluir
  9. Nossa, guria, que massa! amei demais tuas fotos, e esse livro é todo lindão, além de ter uma história muito foda <3

    ResponderExcluir
  10. Que bizzaro esse coelhinho hein! Nota mental: NUNCA INVADA A CASA DE COELHOS, NUNCA! ahahaha
    Beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha, moça, tenho uma coletânea de história envolvendo coelhos haha!

      Excluir
  11. quando vi a capa e essas gifs já tinha imaginado um filme de terror que claramente eu não iria gostar já que sou o medo em pessoa. Mas sua resenha me fez mudar de opinião (diz que eu entendi corretamente e que não é de terror pfv) a capa eu achei bem legal por mais que eu tenha achado que era tipo que um "diabinho" mas ok, já entendi que é um coelho e que sou péssima para distinguir as coisas.
    Mais uma vez amei suas fotos e seu blog continua me inspirando horrores.

    Beijão (vou tentar ver o filme. Tem na netflix?)

    www.meumelhormomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquila, fofinha, que não é de terror! Tenho certeza que você vai mais rir e ficar confusa do que com medo de Donnie Darko :)

      Fico muito feliz que tenha gostado do post! (ps: tem na Netflix ;))

      Excluir
  12. Não sabia nem desse livro e nem do filme ! Vou correr e ir dar uma olhada rsrsr

    ResponderExcluir
  13. A DarkSide tem as melhores capas de livros, mesmo essa sendo sinistra e perturbadora pra mim, eu gostei. Mas confesso que terror não é o meu forte, nem fiquei olhando para as imagens por muito tempo, que é para não ficar gravado na memória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar tranquila que esse filme não é de terror ;)

      Excluir
  14. Oi, Luana!
    Amo muito esse filme! Louco com certeza,brilhante também. Essa edição da Darkside está divina. Amo tanto esse livro que estou sorteando um exemplar dele e mais 8 livros e 115 marcadores.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que sorteio incrível! O ganhador vai se sentir muito feliz com um prêmio desses :D

      Excluir
  15. Oi Lu! Não conhecia nem o filme nem o livro, mas confesso que achei um tanto assustador pelas imagens, rs! Não é muito a minha vibe, rs! Mas achei interessante sua proposta de resenha dupla!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amor. Ah, e pode assistir despreocupada, pois o filme não é de terror! ;)

      Excluir
  16. Eu adoro o filme e o livro, acho que Donnie Darko é uma obra da sétima arte muito diferente do que temos atualmente. Gostei bastante da edição da Dark Side, a capa ficou perfeita e o exemplar todo também. Sucesso pro seu blog.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha dupla! Tenho muita vontade de assistir o filme mas sempre acabo deixando para depois... Talvez esse post me sirva para que eu tome vergonha na cara e assista o filme logo pois sua resenha (e sua teoria) me deixou bem curiosa haha

    ResponderExcluir
  18. Olha, a parte de discutir teoria eu vou ficar devendo, Lu, porque, vergonhosamente eu nunca assisti a Donnie Darko! kkk Claro que depois de ler sua resenha sobre o filme e o livro, eu fiquei querendo - muito - ler e assistir. Não necessariamente nessa ordem...
    Achei muito legal a discussão sobre o tempo e tudo o mais, porque, dia desses, eu estava matutando exatamente sobre isso (uma das razões foi o filme A Chegada, que, apesar de não ser nenhum pouco à lá Donnie, tem seu quê de brilhantismo e um excelente trabalho de relativização do tempo.).
    Dica de filme e leituras devidamente anotadas! <3
    ps: amei as fotos do post, como sempre lindas!!! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rê, obrigada pelo carinho... e eu iria amar ler uma resenha sua desse filme/livro. Tenho certeza que você iria escrever muita coisa incrível! Oh, e eu estou curiosíssima para assistir "A Chegada" *-*

      Excluir
  19. Olá
    Não conhecia nem o livro e nem o filme ,não sei se assistiria por causa do genero que não faz muito meu gosto .Mas eu adorei seu post !

    ResponderExcluir
  20. Eu AMEI o filme Donnie Darko, entendi muitas coisas, embora outras tenham ficado nubladas hauhuahuhua e queria muito o livro só pra ter essas imagens lindas

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro está realmente incrível!

      Excluir
  21. Aaaaaah é desse filme e livro esse coelho miseravel que me assusta um pouco kkkkk, olha, eu achei muito boa sua resenha, vc realmente foi além! Minha cabeça ficou bem confusa, não sei se eu ia conseguir entender o filme ou o livro. Eu amei as fotos, vi uma no seu insta, vc manda mto bem nas montagens! XOXO, Kakau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou de todo o post, amor. Ah, eu queria muito que você desse uma chance a Donnie Darko (por favorzinho?) :D

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)