Fundos para as fotos


Infelizmente eu ainda não tenho um mini estúdio onde posso fazer as minhas fotos, então eu acabo tendo que me virar com as minhas pequenas gambiarras. Mas, pra ser sincera, é até divertido hehe. 

Uma das que mais uso é ficar improvisando fundos para as minhas fotos, e até mesmo migrando de comodo em comodo atrás de algo que possa servir como um fundo legal. Já que prometi dar mais dicas fotográficas, hoje vou dar ideias simples de fundos que vocês podem usar.

{Leia também: Criar composições fotográficas}


Improvise! Nessa foto aí de cima eu usei páginas arrancadas de um livro velho que tenho aqui em casa. Para mim, esse fundo dá um ar vintage para a imagem, e é exatamente o que eu busco nas minhas fotos. Além de páginas de livros, tem um monte de outros itens "improvisáveis" que podem ser usados como fundos...


Inspirada em Coraline e o Mundo Secreto, tirei essa foto em cima da tampa de uma das minhas caixas secretas. Ela tem uma textura que lembra tecido, então achei que combinou :)


Essa foto foi feita usando de fundo o meu quadro de inspiração. Essa cartinha eu fiz para um amigo, e achei que ficou tão fofa (sempre envio saquinhos de chá junto com minhas cartas) que valeu uma foto. Combinou direitinho com o meu quadro hehe. | ps: saudades da minha unha desse tamanho!



Fundos coloridos? Parede coloridas são muito amor, e eu tenho a sorte de uma azul turquesa aqui em casa, como nas sequência de fotos da garrafinhas, mas, pra quem não tem, ou tem e não sabe como usar, a dica é comprar uma cartolina colorida ou papel EVA. São produtos baratos, que se acha em qualquer lugar e fáceis para transportar. Ah, falando nisso, se você for usar um fundo móvel, é bom ir transitando até encontrar uma iluminação favorável.


Coisas de tecido são suas melhores amigas. Sejam blusas, suéteres, fronhas (como essa de bolinhas da foto), colchas, tapetes, panos de prato, vestidos, cobertas... qualquer uma dessas coisas que entram na categoria "tecido" pode te ajudar na hora de tirar uma foto.

Eu gosto de usar aqueles lençóis brancos e bem lisinhos para tirar fotos mais cleans, mas , de vez em quando, me rendo às minhas cobertas felpudas. É legal ir variando, e tenho certeza que vai demorar muito até você usar todas as suas blusas como fundos para as fotos haha.


Gostei tanto de como essa foto ficou *-* ela saiu meio que sem querer (espontaneidade acontece toda hora comigo): eu estava pensando num fundo legal quando lembrei que minha mãe tem um monte de tapetes coloridos; esse daí combinou direitinho com a caneca e com as cores da caixinha do chá.


Fundos amadeirados são meus favoritos. E por mais que eu deixe o meu instagram o mais eclético possível, variando desde os fundos até os cenários e fotos externas, meus dois lugares favoritos do mundo para fotografar são a varanda da minha casa, mais especificamente na mesa de madeira gigante da minha mãe e no chão com piso que imita madeira. 

Na foto acima, com o livro A Guerra Que Salvou a Minha Vida e o Cotonete, eles estavam encima da mesa... mas, calma, eu limpo a mesa de usá-la (minha mãe me mataria se eu não fizesse isso). Com a edição eu consegui deixá-la com esse aspecto mais envelhecido e com essas "texturas", mas isso é assunto para outro post.


Esse é o chão da minha casa. Sem modéstia, ele é lindo, né? (risos) O problema é que eu ainda não sei dizer se gosto ou não do fato de ele ter rejunte, pois, como eu disse, ele imita madeira. Em algumas fotos, como é o caso dessa, os itens ficaram bem encaixados, mas tem outras que eu preciso ficar me encolhendo hehe.


Essa foto (post com as outras aqui), mas a iluminação e a edição mudaram o tom da foto, deixando-a com um ar quase minimalista. Ah, repararam no rejunte? Não ficou muito legal nessa como ficou na outra ~snif!

♥ 

Eu sempre tento dar dicas simples aqui, porque daí não tem desculpa para não colocá-las em prática. No outro post, muita gente diz que tem dificuldade em fotografar, mas é tudo questão de prática. Ou vocês acham que eu tirava fotos assim [relativamente boas] lá em 2014?! Depois de um tempo, com mais costume, tudo vem naturalmente, seja fotografando interna ou externamente. E nem vem me dizer que não fotografa porque não tem uma câmera incrível! É o fotógrafo que faz a câmera, não a câmera que faz o fotógrafo ;)

Vocês gostariam de um post com dicas de edição para deixar a foto mais envelhecida? Também estou pensando em fazer um falando sobre onde buscar inspiração!


Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

20 comentários :

  1. Super entendo essa história do rejunte, é um drama que vivo. Tenho adoração pelos cenários das tuas fotos <3 principalmente quando incluem o Cotonete, esse lindo! (mentira, gosto de qualquer uma, tu arrasa, Lu)
    Ah esse garfo e essa faca são iguais a uns que tenho aqui em casa (eram das meninas super poderosas, mas desbotou :p)

    Adorei o post, Lu, tô amando essas dicas de fotografia <3

    | umapartedemimblog.blogspot.com.br |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fico tão feliz quando recebo algum comentário seu, Dani! Muito obrigada por todo o carinho, amora *-*

      Ah, e esses garfos também eram das Meninas Superpoderosas, mas há MUITOS anos atrás haha!

      Excluir
  2. As tuas fotos fazem lembrar imenso o vintage style! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. APAIXONEI NO TEU BLOG! MDS QUE PERFEIÇÃO! AMEI!
    Quantas dicas legais, muitissimo obrigada. Acho lindo pessoas como vocês que dão dicas para ajudar outras blogueiras.
    Com toda certeza Memorialices vai para meu Blogroll!
    http://sonhandocomjeitinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, lindinha :) fico honrada de ter entrada para sua listinha de blogs favoritos.

      Excluir
  4. Sua fotos são simplesmente maravilhosas (e eu sempre falo isso) e eu to amando que você tá trazendo dicas pro blog! Estou anotando aqui tudinho e que muuuito uma postagem sobre edição!
    Literalize-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fofinha! Fico muito que esteja gostando dos posts :D

      Excluir
  5. Vou seguir seu blog pra sempre, vai que um dia consigo reproduzir as lindezas das fotos que você faz. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho amor. E eu tenho certeza que, se você praticar, vai conseguir fotografar muito bem ^-^

      Excluir
  6. Muito legal o post, amei, suas fotos são incríveis, quanta criatividade que você tem. Seu blog é muito lindo. Sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Que amor de blog! E miga blogueirinha é assim mesmo, não tem vai de gambiarra mesmo haha. E vou te dizer uma coisa tuas fotos são lindaaas demais, parabéns! Um Grande beijo <3

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Eu amei esse post!!
    Tirar fotos para o blog sempre é um dilema, acho que me falta criatividade, a luz não ajuda e por ai vai.
    Vou levar todas as dicas que você deu e ficar na esperança que com o tempo eu melhore mesmo rs.
    Amei o Cotonete também <3

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, florzinha <3

      Oh, e eu espero que as dicas te ajudem, mas não adianta nada ter post se não tiver força de vontade, tá? ;)

      Excluir
  9. Eu adoro seus posts sobre fotografia! Eu também saio procurando coisas e lugares que possam ser fundo para as fotos. Eu tenho até um cenário de bonecas que mandei fazer e que agora uso mais pros livros do que tudo ahahaha
    Adorei a dica de fotos no chão. O daqui de casa é tábua corrida em quase todos os cômodos, então acho que dá pra fazer umas fotos legais. Vou tentar nas próximas (provavelmente você verá o resultado, te conto! rsrs)!
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber disso, lindinha! Oh, o piso da sua casa deve ser maravilhoso para as fotos *-* pode acreditar que quero muito ver o resultado hehe.

      Excluir
  10. Luana, gostei muito de todas as dicas. Exige criatividade e empenho e por isso suas fotos ficam sempre lindas. Bjs.

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)