19 fevereiro, 2017

Porco e pimenta: chá de maça caramelizada

 A porta dava diretamente para uma cozinha ampla, enfumaçada de ponta a ponta: a Duquesa estava sentada no meio, num tamborete de três pés, ninando um bebê; a cozinheira estava debruçada sobre o fogo, mexendo um caldeirão enorme que parecia cheio de sopa.
Há algumas semanas recebi um amigo muito querido aqui em casa para tomarmos um chá com bolo de cenoura e torradas ❤ Eu estava planejando servir o famoso chá britânico, Twinings, mas aí eu lembrei que ele sabia fazer chá de maça caramelizada com canela. A primeira vez que eu provei aquele chá parecia que eu estava tomando o próprio melado de cereja da árvore da ousadia (a mais feliz das árvores na natureza). Em nome de todas as santas fadas, esse chá é muito gostoso!

No post de hoje eu vou ensinar você a fazerem para que assim possam convidar alguém para tomar um chá às 5pm. E só pra constar, essa não é uma receita toda elaborada e cheio de frufru, ma sim algo simples, gostoso e aleatório que eu aprendi a fazer.

Ah, e esse título, Porco e Pimenta, foi emprestado do capítulo mais assustador e tenso de Alice no País das Maravilhas (ah-vá!), onde tem um bebê chorando, uma cozinheira jogando pimenta em tudo e uma Duquesa feia e que gosta de tirar lição de moral de qualquer coisa.

Chá de maça! ❤


  • duas maças;
  • açúcar;
  • canela ou cravo (opcional);
  • água;
  • Passo 1: corte as maças em cubos, depois coloque todos os pedaços numa panela ou caneco junto com alguns grãos de canela/cravo e açúcar. A quantidade de açúcar vai depender do quão doce você gosta do seu chá. No meu caso, que amo bebidas adocicadas, usei 8 colheres, o que deixou o chá bem docinho. Você pode variar de acordo com o seu paladar. Coloque no fogo para caramelizar a maça;
  • Passo 2: após o açúcar derreter, adicione três copos (modelo americano) de água e deixe ferver bem. Vá provando para checar se precisa de mais açúcar ou água;
  • Passo 3: depois que ferver, coe (cuidado para não se queimar), sirva e seja feliz! Ah, e não se esqueçam de me convidar para o chá;

British MOod - Five o'clock tea



Sabiam que na Inglaterra eles levam a hora do chá muito a sério? O five o'clock tea (ou chá das cinco) é uma tradição por lá, e eu acho isso tão mágico *-* eles transformaram algo tão simples quanto uma xícara de chá em uma cerimônia!

Desde o começo do ano eu tenho o hábito de tomar chá pontualmente às cinco, mas até aí não tem novidade, porque eu tomo chá o dia todo, haha. No café-da-manhã, depois do almoço, às cinco, de madrugada... aqui em casa o que não pode faltar são saquês de chá ou ervas. Mas, definitivamente, chá de maça se tornou um dos meus favoritos!


Para as fotos do post eu escolhi pegar O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, do Ransom Riggs (já falei dele aqui e aqui), uma das leituras mais incríveis de toda a minha vida e também um dos livros que eu pretendo ler novamente esse ano.










Não é a maior coisa do mundo, apenas mais uma aleatoriedade de uma rainha intraterrena confinada durante o dia no mundo mortal. O que acharam? Se alguém fizer, não se esqueça de compartilhar comigo lá no instagram!

Isso é tudo, pessoal! Rainha Vermelha, 

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

58 comentários :

  1. Não conhecia essa receitinha. Com toda certeza vou fazer ^-^ Parece uma delícia.
    Tenho que concordar contigo, aquele é sim o capítulo mais "sinistrinho" de Alice no País das Maravilhas... Para mim ele se tornou ainda pior depois de jogar Alice Madness Returns (muito, muito, muito, sinistro)

    Ps: Hoje não tenho músicas, maaaaas, adorei aparecer nesse blogroll lindo <3

    | umapartedemimblog.blogspot.com.br |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que goste, amora <3

      Eu morro de vontade de jogar Alice Madness Returns, mas ainda não encontrei um local seguro para instalar, e nem tive coragem de comprar porque achei caro!

      Oh, eu que agradeço por ter me posto no SEU blogroll (e por ter me ensinado a fazer) :)

      Excluir
  2. Eu não tenho costume de beber chá, mas estou querendo adquirir essa prática. :) Chá é muito saudável e faz um bem enorme para o corpo! Suas fotos ficaram tão lindas! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá nos dá a sensação de leveza <3 Ah, muito obrigada!

      Excluir
  3. Eu não bebo muito chá mais adorei o post e a receita. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amor <3

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Primeiramente, eu estou completamente apaixonada pelo seu blog. Tenho uma paixão especial pela a Alice e também me identifico com os seus pensamentos e confusões. Outra coisa que eu amo, é chá. ♡
    Dias atrás, meu pai me ensinou um de limão mas agora mal vejo a hora de experimentar o de maçã. Além disto, belas fotografias.
    Ps: cometi um engano no comentário acima, me desculpe.
    Um cheiro
    Raelogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que gostou do Memorialices, chuchu. Muito obrigada *_*

      Oh, e eu adoraria saber a receita desse chá de limão, hehe! Espero que goste do de maça!

      Excluir
  6. Vou contar para meus pais, eles adoram chás e adoram preparar de verdade o chá (sem ser de saquinho). Tomara que fique bom porque eu provavelmente vou ser a cobaia, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe adora vários tipos de chá, especialmente preto, mas dessa minha receita ela não gostou por ter ficado muito açucarado o.O mas eu espero veemente que seus pais e você gostem <3

      Excluir
  7. Me assustei com o nome porco, até você explicar o que era haha
    Não sou muito de chás, mas achei o seu post muito bacana.
    Nunca convidei ninguém para tomar um chá, talvez precise fazer isto pela primeira vez haha
    beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já espera isso, haha <3 eu fico muito feliz que tenha gostado! Convida seus amigos para tomar um chá às cinco da tarde (pode ter café também) :)

      Excluir
  8. Confesso que não sou muito fã de chá, mas fiquei morrendo de vontade de experimentar!
    Sobre as fotos desse post, estou encantada <3
    Parabéns e sucesso :)

    Sthefani Monteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, chuchu <3 muito obrigada!

      Excluir
  9. Não sou muito fá de chá o máximo que eu tomo é o de camomila, mas esse deu vontade de experimentar hahaha <3
    Suas fotos estão incríveis a cada post você se supera, parabéns <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro chá de camomila, hehe! Eu fico feliz de saber que ficou curiosa para provar o chá de maça e que bom que gostou das fotos <3

      Excluir
  10. Não costumo beber chá, na verdade eu nunca bebi chá por achar que é ruim mesmo sem nunca ter tomado hahaha, paladar infantil. mas quem sabe um dia eu queria experimentar, já vou guardar essa receita, primeiro chá que eu tomar vai ser esse <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci uma menina que dizia que chá era só uma água quente adoçada haha! Acontece :)

      Eu espero que sua primeira experiência não te decepcione, chuchu!

      Excluir
  11. Eu não gosto de chá huahua com exceção do chá de maçã e chá de gengibre com limão e mel! Nunca tentei o de maçã caramelizada, vou experimentar <3 <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vai gostar, amora <3

      Excluir
  12. Não tenho muito costume de beber chá,mas estou morrendo de vontade de experimentar esse haha ... Claro que não vou ficar na vontade né ,já vou fazer .Amei o post,parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me diz o que achou, florzinha. Muito obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  13. Eu adoro tomar chá, esse é bem novo para mim, com toda certeza vou fazer,

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito fã de chá, mas fiquei com vontade de experimentar esse porque amo maçã!
    E que fotos maravilhosas são essas? Achei incríveis, parabéns pela criatividade!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  15. Adorei a sua receitinha Lu, adoro chá de maçã! E suas fotos ficaram um amorzinho, como sempre! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, chuchu :)

      Excluir
  16. Eu tô apaixonada nessas fotos! Eu amo o teu estilo de fotografar, sério. Sempre que vou tomar um chá pra relaxar gosto de pegar um livro e ler também. Adorei a receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, lindinha *-* muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  17. Ah que delicia de postagem, receitinha e imagens!!
    Parabéns, e agora eu preciso tomar esse chá urgente, como faz brasel??! Beijos amore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, fofinha <3

      Excluir
  18. Eu aprendi a fazer esse chá de outra forma, mas a sua é um pouco mais fácil aieiauh. Eu aprendi a caramelizar o açúcar primeiro e, quando ele está no ponto, retirar e envolver a xícara com ele por dentro. O açúcar vai grudar ao redor. Aí só fazer a maçã com a canela ♥ Realmente fica uma coisa incrível e deliciosa. Vale a pena tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa para experimentar a sua receitinha, amora! Parece delicioso *-*

      Excluir
  19. Não conhecia sua linda essa receita vou fazer e tenho certeza que vou gostar , que maravilha ammeiii mulher ❤❤

    ResponderExcluir
  20. Sou a louca dos chás e, por incrível que pareça, nunca experimentei esse de maçã caramelizada! Estou curiosa a respeito do sabor e, com certeza, irei fazê-lo. A receita é fácil e super combina com um bolinho no café da tarde, né?

    As fotos estão lindas, aliás. Parabéns. ❤

    Beijos,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um bolinho cairia muito bem com um xícara dessa chá, lindinha ^_^ espero que faça e que goste! Oh, e muito obrigada <3

      Excluir
  21. Oi Luana, tudo bem? Que receita mais amorzinho. Fiquei bem curiosa para experimentar e saber o gostinho. Só por ter canela deve ficar uma delícia. Suas fotos como sempre incríveis e inspiradoras. Deu vontade de comer esses biscoitinhos também haha No momento tenho tomado bastante chá verde, vou me aventurar e tentar fazer igual ao seu ;) Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero que goste, florzinha *-* tudo com canela fica gostoso! Oh, muito obrigada pelo carinho.

      Excluir
  22. Adorei a receitinha, gosto muito de chás e fiquei louca pra experimentar esse! PS: as fotos do post ficaram lindas <3

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fizer, me conta se gostou, tá? Ah, e obrigada <3

      Excluir
  23. assim como você, eu amo chás e essa linha é incriível <3 já tomei muito desse jeito que voce ensinou, ainda lembro da minha mae fazndo de tardinha <3 adorei muuuito as fotos, Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta nostalgia hehe :) fico muito feliz que tenha gostado!

      Excluir
  24. Ah, vou ate´salvar aqui pra fazer, já que tem umas maçãs perdidas na geladeira e nem sei o que fazer com elas hahahahaha No meu caso, acho que metade da quantidade de açúcar funcionaria, pq não sou chegada em coisa muito docinha, e queria saber se dá pra tomar esse chá com leite ^^ Ah, e não seria nosso sonho tomar chá às 5 em ponto na Inglaterra? *-* Aqui em casa, quando tem eu não marco hora, não hahaha
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta se gostou, ok? E, olha, eu nunca provei com leite, mas acho que vale a experiência hehe. Chá com leite é tão britânico *-*

      Meta de vida: tomar chá todos os dias na Inglaterra!

      Excluir
  25. Preciso fazer esse chá!
    Eu adoro chás e a maçã é minha fruta favorita então desconfio que vou gostar desse chá.
    Adorei a dica! =D

    ResponderExcluir
  26. Estava querendo comentar nesse post desde o dia que você o publicou, mas só pude tirar um tempinho da minha rotina corrida agora.

    Eu sou apaixonada por chá de maçã! Esse post me fez ficar com muitas saudades de me aventurar na cozinha e de beber esse chá que não faço há muitos meses.
    Ah, a minha receitinha só tem um mini detalhe de diferença: eu não uso açúcar (mas acho que hoje estou mais formiguinha, então da próxima vez irei pôr um pouco de açúcar mascavo).

    Gosto muito de maçãs, acho as frutas belas e deliciosas! E amo muito o fato delas serem muito suculentas! Sempre sonhei ter uma macieira :)

    As fotos ficaram muito lindinhas, Lu! Adorei ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel! Espero que você goste da minha versão do chá de maça. Fiquei curiosa para provar a sua, embora eu ache que não ia dar muito certo eu tomar um chá sem açúcar, hehe.

      Muito obrigada pelo carinho, florzinha <3

      Excluir
  27. Eu sou apaixonada por chá e não conhecia esta receitinha, com certeza vou fazer e tomar as 5pm com algum amigo(a). Obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, fico muito feliz em saber disso, lindinha *-*

      Excluir
  28. Você já sabe que eu amo chá, pq sempre curto suas fotos no Insta (e confesso que algumas vezes já corri pra fazer pra mim depois de ver foto sua!) haha. E chá de maçã com canela é um dos meus preferidos!
    Vi esse seu post e na hora lembrei que ontem eu ganhei o novo chá da Dr. Oetker de "Torta de Maçã Caramelizada", você já tomou?? Eu vou experimentar daqui a pouco. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito feliz em saber que gosta das minhas fotos e que elas te inspiram a fazer seu chazinho, amora <3 Ah, ainda não experimentei esse sabor de chá, mas só o nome me deixou com água na boca!

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Luana! Parece delicioso mesmo. Gosto de chá que leva cravo e canela. Vou preparar, sem dúvida, porque chá de maçã é também o que mais gosto, mas sempre preparo com o saquinho. Tinha esquecido de escrever que as fotos ficaram lindas, como sempre. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, chuchu <3

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)