Admirável blog novo

Foto: We Heart It
Este é o mais sincero desabafo de alguém que acessa blogs há muito tempo e que tem se decepcionado com alguns nos últimos tempos.

O que mais me impressionou em todos esses anos na blogosfera, desde que eu aprendi a usar um computador e descobri a terra do ninguém chamada internet, foi o quanto esses pequenos diários digitais cresceram. Naquela época, um blog era só isso: um diário aberto, onde o autor, literalmente, contava a sua vida. Hoje eles continuam sendo quase isso, porque as coisas evoluíram: esses espaços se tornaram fontes de renda muito rentáveis, mesmo, ainda sendo algo absurdo para algumas pessoas que optam pelos empregos tradicionais. Fazer vídeos e fotos de uma viagem incrível promovida por uma marca famosa dos EUA pode se assemelhar às fotografias sem muita produção que eu via lá nos meus oito anos. Os layouts estão mais bonitos, mais limpos e modernos. As coisas melhoraram muito nesse mundão de blogs a fora!

Mas o que realmente me entretece é que, apesar de diversos blogueiros noticiarem suas vidas inteiras dentro de uma página na internet, é que as coisas se tornaram mecânicas. O que mais vejo são blogs cheios de posts feitos por colaboradores, e não pelo dono do blog. Posts massantes, com imagens prontas ou links jogados ao vento. Pior ainda é quando o blogueiro em si decidi dar as caras, mas trás uma mera introdução de cinco linhas e um vídeo que já foi publicado no seu canal de YouTube. Um blog não é um depósito de vídeos, caramba!

Não encontro mais posts aleatórios, mostrando apenas o dia a dia de uma pessoa que é igual a gente. Vejo fotos das maquiagens e roupas incríveis compradas numa viagem internacional, o que me parece distante demais do que eu e do que você vive. Sei que muitas pessoas podem gostar disso, e não estou dizendo que é errado falar sobre; o que acho errado é que o blog fica só nisso. Conteúdos iguais que eu já vi um milhão de vezes.

O principal motivo de eu ter criado o Memorialices foi que eu queria ter um lugar para expor as minhas peculiaridades, meus pensamentos, minhas fotos, minhas bobagens. Quando eu faço um post sobre Alice no País das Maravilhas não é porque eu quero manter esse "bordão" aceso (já que muita gente disse que pensa no meu blog quando vê algo relacionado a esse universo fantástico), mas por que é algo que eu amo e que faz de mim quem eu sou. Algo que me inspira e que eu quero que inspire outras pessoas também! Eu não vejo mais isso, tanto nos blogs grandes quando nos pequenos. Não me sinto conversando mais com quem escreve, salvas as exceções onde eu percebo que a pessoa teve um cuidado para fazer aquilo.

Não há nada de mal em falar de maquiagem ou de qualquer outro assunto que todo mundo já falou, contanto que você realmente goste daquilo, se identifique e se sinta confortável! O que é insuportável é entrar num blog e encontrar um post mal-feito, mal-escrito e mal-revisado, com um assunto que não tem nada a ver com quem está escrevendo. Reflita: isso realmente é um conteúdo que você quer exibir para o mundo, ou uma forma de tentar atrair pra si a mesma atenção que outro indivíduo que realmente gosta daquilo recebeu?

Eu não ganho um centavo com o meu blog. Se isso chegar a acontecer um dia, ótimo! Mas eu quero veemente que isso aconteça com a minha consciência limpa de que eu fui eu mesma em todos os sentidos, não porque eu me entreguei a uma massificação gigante e comecei a discursar sobre algo do qual eu não gosto nem tenho domínio. Eu quero entrar num blog e receber dicas simples sobre assuntos do dia a dia, ler um desabafo sobre uma conversa estranha, saber quais são as coleções daquela pessoa, ver fotos de uma tarde chuvosa qualquer. É disso que mais sinto falta.

A blogosfera pode ter mudado e evoluído para melhor em alguns aspectos sim, mas não acho que, para que isso acontecesse, devesse ter perdido sua essência e muiteza.

45 comentários :

  1. Oi Luana, eu amei seu texto. Concordo com você que muitos blogs não tem essência ou acabaram perdendo pelo caminho. Isso se deve muito ao fato de que hoje em dia o blog pode virar uma fonte de renda. Ao invés de serem o que são, acabam se moldando como alguns blogs de sucesso. Mas graças a Deus eu conheço blogs que tem sentimentos, a gente lê e consegue enxergar a pessoa ali. Eu nunca vou deixar de escrever meus textos, ou mostrar minhas dicas , porque essa sou eu, e é tão bom ter um espaço onde a gente pode ser quem é. Fica mais bonito, da mais prazer de escrever.
    Mil beijos <3
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, fofinha. Acho que o fato de muita gente estar recebem MUITO bem para falar de determinado assunto, ela simplesmente vai lá e fala... isso é tão chato! Também conheço alguns blogs que são escritos com muito amor e posso dizer que nenhum deles pertence a alguma blogger famosa. E, claro, é importantíssimo que vocês nunca deixe de ser quem você é :)

      Excluir
  2. Nossa me tocou profundamente eu também acho que muitos blogs viram vitrines de. Ousas quase que impossível de ter ou bem longe da realidade e do clima onde vivemos,eu de uma certa tento não seguir esse padrão e se o meu blog chegar e ser assim me fala porque às vezes agente se perde sem saber que estar perdida amei seu desabafo foi tudo muito sincero queria que essas blogueiras que tem um blog grande lessem esse texto seu seria como um tapa na cara e acho que iriam rever seus conceitos de textos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos principais motivos para eu ter parado de ler revistas é por conta do conteúdo irreal demais... mas agora os blogs estão se tornando exatamente isso! Como você disse, às vezes acontece de as pessoas seguirem o fluxo sem nem ao menos perceberem. Por isso, preste atenção aos detalhes e se pergunte se aquilo está te fazendo feliz <3

      Ah, e muito obrigada pelo elogio :*

      Excluir
  3. Luana,

    Onde assino? Assim como você, eu me encontro cansada de blogs estilo revistinhas! Já encontrei até blogs onde os autores fazem vídeos, dizendo quantos minutos tem que ser, o que fazer, o que não fazer.Deixou de ser aquela coisa linda,simpática, normal e agora remete aqueles vídeos que muito me lembram as fotos de revista feminina, regadas à doses de photoshop.
    Ano passado eu tb mandei um reclame do plim plim
    sobre isso e você está coberta de razão.Criar um blog era simplesmente um diarinho pessoal, conhecer os outros e se deixar conhecer. Tudo que passar disso foge da proposta em si.
    Beijos e obrigado por dividir isso com a gente!
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico feliz que tenha gostado, amor! Eu jurava que iria receber uma infinidade de comentários ruins, mas, pelo visto, não sou a única que viu a mudança nos blogs atuais. Os blogs estão fugindo do que era "ser um blog".

      Beijos :*

      Excluir
  4. Oi, Luana! Em primeiro lugar, quero dar os parabéns pela sinceridade! Posts como o seu o que todos nós precisamos ler todos os dias para podermos pensar e repensar sobre o que estamos fazendo aqui na blogosfera. Eu comecei a pensar em questões como as que você disse aqui quando ainda estava bem no início do meu blog, e acompanhava vários canais de beleza no YouTube com a intenção de "aprender sobre maquiagem". Mas maquiagem foi o que eu menos vi durante o tempo em que acompanhei esses canais específicos, porque todas as youtuber's em questão tinham transformado seus canais num verdadeiro teatro sobre suas vidas. Todos os vídeos pareciam ser só mais uma forma de mostrar como elas eram lindas, ricas e bem-sucedidas e suas vidas eram perfeitas. E quando falavam de maquiagem era "Eu recomendo esse produtinho aqui, que eu comprei em Nova York, custou só x dólares!". Com o tempo, fui percebendo que muitos dos canais famosos eram só exibição de consumo e de coisas que eu e maioria das pessoas que assistem não podemos ter, e fiquei muito decepcionada e chateada.
    E com os blogs, também fico muito decepcionada com certas coisas. Todo mundo já ouviu falar sobre como certas pessoas conquistaram independência financeira e até enriqueceram trabalhando na internet, aí parece que hoje em dia todo mundo já cria um blog pensando só em ficar conhecido e ganhar dinheiro. No meu nicho, que é o literário, é pior: tem gente que parece que cria o blog pensando na parceria com as editoras, só pra ganhar livro "de graça"! Ah, é tanta atitude desonesta, tanta coisa mesquinha das pessoas!
    Eu não conheci os blogs que você sente falta, mas sempre ouço falar, penso que teria gostado muito mais da blogosfera como todos dizem que ela era uns 10 anos atrás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, florzinha *-*

      Eu posso usar tudo que você falou, mas transferir para dois assunto que eu adorava ver faz uns anos: livros e tutoriais. Antes, se falava nisso de verdade, mas, agora, parece que estão mais interessados em mostrar o quanto eles vivem de forma perfeita! Adoram mostrar as ~comprinhas~ internacionais caras, as viagens incríveis... eu sinto falta de ver coisas reais em canais e blogs :(

      Tem também a questão de que tudo está tão massante e que tá todo mundo criando blog com a intenção de ganhar dinheiro, que os blogs acabaram se tornando sinônimo de site de maquiagem ou futilidades! Isso é horrível demais para quem faz as coisas com carinho.

      Excluir
  5. Primeiro gostaria de te parabenizar por escrever tão bem, confesso que comecei a acompanhar seus posts a pouco tempo, nunca tive paciência pra acompanhar blogs justamente pelo que você disse nesse texto, sempre achei tudo muito massificado, normalmente eu só acesso blogs quando estou pesquisando sobre algo.
    Recentemente eu acessei o Memorialices e gostei muito da forma como escreve, me senti como se estivesse conversando com você.
    Estou com um projeto de criar um Blog porque gosto de escrever e quero falar do que eu sou, do que eu acredito e do que eu gosto, já tentei uma vez, mas não fluiu. Rsrs
    Parabéns pelo seu texto, continue assim e não deixe de escrever nunca. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e de saber que você gosta aqui do meu cantinho, amor! Obrigada <3

      Eu espero do fundo do meu coração que você crie um blog, mas que seja você mesma em todos os aspectos ao escrever posts *-*

      Excluir
  6. Vai pros favoritos sim ou claro? Cara, nunca é demais ler posts assim! ,3
    Parece que é uma consequência inevitável em tudo que diz respeito a tecnologia e afins, que com o tempo alguns "benefícios" tomem aos poucos o lugar da essência, ou parte dela. Eu também fico de saco cheio quando abro um blog novo e me deparo com aquela enxurrada de publipost ou quando o título me chama atenção e daí u clico no link e o que aparece é um parágrafo de 3 linhas pra introduzir um vídeo. Eu até gosto de vídeo, mas ver isso em blog é desanimador.
    Felizmente não é 100% da blogosfera que tá assim, e a gente ainda tem aquela galera que produz conteúdo bom e mesmo se modernizando não se perdeu!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Deborah :)

      Acredito que o mundo inteiro está caminhando para esse caminho, onde o "ter" é mais importante que a essência!

      Excluir
  7. Exato!
    No me blog falo de tudo, resenha de livro, de esmalte, maquiagem, desafios dos grupos. ou seja, tudo do mesmo, maaaaaas, sempre tento colocar algo meu lá. no começo dos posts tento contar um pouquinho do que me aconteceu desde o ultimo post (tbm sinto falta dos blogs diarios e eu fazia parte dessa epica!!!).
    tem alguns blogs que fico bem frustradas tbm, esses que a criatura só joga video... porra, se eu quisesse ver video nao entrava no teu BLOG!!! se tivesse canal, faria um post falando TUDO o que falei no video, não um resumão. tem gente que nao quer ver e sim ler, assim agrado a todos ^^

    adorei teu post!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que saudade de ver posts sinceros na blogosfera! Dá uma baita raiva entrar num post, ver que uma introdução de cinco linhas, vídeo e mais nada... nem uma foto pra dar destaque o.O

      Excluir
  8. Que post incrível! Estou nesse universo de blogs vai fazer 4 anos e percebo que as coisas realmente mudaram. Mas quando você faz por amor, o resultado bem <3 Acho que temos que buscar sempre melhorar e não criar conteúdo só por criar e preencher espaço atoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, chuchu <3 Assim como você disse: vamos fazer por amor que as coisas saem direitinho!

      Excluir
  9. Hey, que post lindo. E é um verdadeiro desabafo... eu já pensei sobre isso diversas vezes. Não é a toa que meu blog entrou e saiu do ar várias e várias vezes qd mais nova. Primeiro pq queria algo diferente do que via, mas ainda não sabia o que propriamente dito... o que passar pro mundo? Isso vale a pena mesmo? Qd finalmente descobri o que queria criei coragem e coloquei o blog no mundo, rs. Mas é uma pena que mta gente ainda não se ligou que ter um blog é mt mais que postar o esmalte ou o batom que a marca fulana mandou... ter um blog vai mt além...
    Bjks!
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, florzinha *-*

      Penso sobre isso quase todos os dias, especialmente quando sento em frente ao computador para escrever posts ou editar fotos. Meu blog já saiu do ar por alguns dias, mas só uma vez... eu sentia que estava perdendo a minha essência e decidi que seria eu mesma acima de tudo. Apaguei alguns posts (tanto publicados, quanto de rascunhos), mudei algumas páginas, tirei novas fotos <3 Ter um blog é ter um lugar onde podemos ser nós mesmos!

      Excluir
  10. Isso é meio triste. Eu acompanhava muito blog pequeno, de pessoas que hoje ficaram famosas e começaram a ganhar uma renda gigantesca por causa disso. Tipo, eu me sinto feliz por essas pessoas sabe? Elas tiveram o trabalho reconhecido, o que só mostra como o blog delas era realmente muito bom! Mas ficou bem distante da minha realidade, e eu acabei parando de ler. Continuo seguindo no Instagram os que eu gostava das fotos, mas o blog não leio mais. Aqueles posts simples de quem vive a vida como a gente não tem mais, e na maioria das vezes só videos do youtube.

    Outro lado negativo que essa massificação traz é que pra muita gente hoje em dia, ter blog e não ganhar dinheiro com ele é um sinal de fracasso. Eu mesma me sinto um pouco frustrada às vezes, porque eu sinto que meu blog não é bom, só por não trazer essa atenção toda. Mas eu sei que isso não tem nada a ver, e que tudo bem ter um blog só pra poder desabafar e escrever sobre coisas que gosta. Difícil é convencer as pessoas a respeito disso.

    Excelente post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina! Que bom te ver por aqui :) fico feliz que tenha gostado do post.

      Eu também fico feliz de ver essas pessoas crescerem tanto, mas me sinto péssima por ver alguns blogs que eu gostava tanto se perderem por aí, com posts automáticos. Também sigo bastante gente no instagram, mas não passa disso; não entro nos blog, não comento em nada.

      Nossa, eu fico extremamente chateada quando as pessoas me perguntam se eu ganho dinheiro com meu blog. Meu Deus, é um diário aberto, porque eu deveria ganhar dinheiro com ele?! Você não deve pensar assim!

      Excluir
  11. Como dizem por aí, não se fazem mais blogs como antigamente!
    Mas ainda bem, que mesmo na minoria (ou não), temos pessoas que ainda prezam o conteúdo de qualidades. Seguimos na luta, companheira ♥

    Até mais :)
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não se fazem MUITAS coisas como antigamente :p

      Excluir
  12. Ontem mesmo eu tava falando disso. Os blogs acabaram virando uma plataforma comercial e perderam um pouco a alma de ser pessoal, mas não vejo isso de tudo ruim sabe? É bacana que muita gente tenha conseguido fazer o blog crescer e virar um trabalho, claro que tem mt gente boa que não tem reconhecimento ainda, mas que tem muito blog incrível. O sonho de viver de blog já passou por aqui e honestamente, eu larguei dessa super vontade. Se o blog render $$ e crescer, lindo! Se não rolar, tudo bem, eu continuo aqui, fazendo o que eu curto fazer e escrevendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo que o fato de pessoas estrem ganhando dinheiro com blog é algo ruim. O que me chateia é ver blogs extremamente conhecidos, mas sem conteúdo nenhum, cheio de posts mecânicos :(

      Excluir
  13. Eu amei seu texto e achei a mais pura verdade <3 obrigada por ter escrito isso <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, fofinha :)

      Excluir
  14. Oi, Luana!
    Como meu blog é um hobby levado a sério, não tenho pretensões de ganhar um centavo com ele. Talvez por isso eu não sinta a pressão de padronizar meu layout e me dou o luxo de só escrever e fazer parcerias que gosto. Por esse motivo que esse ano estou lançando um projeto de leitura de Anne Rice. Ela não está na moda, mas quem sabe encontro outras companhias que também curtam.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que meu blog também é um hobby que eu amo e que levo MUITO a sério, hehe. Parabéns por esse projeto <3 nada de está fora de moda quando nós gostamos... porque, se fosse, assim, eu estaria fora de moda desde que nasci :p

      Excluir
  15. Adorei sua postagem! Quando eu criei meu blog, foi para expor meus textos. Depois, com o passar dos anos, introduzi coisas do meu cotidiano. Me incomoda muito quando entro num blog e só tem videos ou a postagem é basicamente imagens. Eu nem olho quando vejo que é sobre viagens caras, roupas de marca, sites caros... Uma pessoa de classe média que nem eu, não compra essas coisas. Eu gosto mesmo é de ler sobre brechós, ver DIYs rapidinhos e baratos...
    Amei sua sinceridade, tem muita blogueira que está precisando ler umas coisas assim.

    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, amor <3

      O pior é que a gente percebe CLARAMENTE quando a postagem é feita com cuidado e carinho e quando não é! Esses posts mecânicos e que a gente cria em cinco minutos são péssimos :(

      Quero ler sobre brechós, resenhas fotográficas, filmes aleatórios do fim de semana, fotos tiradas numa tarde qualquer...

      Excluir
  16. Muitas meninas estão fazendo com que o mundo da blogsfera seja visto como vazio devido a sua vontade apenas em crescer, sem preocupar em empenho e dedicação, é uma pena quando algumas se entregam a um assunto apenas por status ou vaidade. Espero que elas enxerguem a tempo.

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Esses blogs grandes e que tratam de futilidades vazias fazem com que todo mundo veja uma blogger como uma desocupada e FÚTIL!

      Excluir
  17. Muito bom seu post! Na verdade, vemos muitos blogs grandes e cheios de posts, mas que na verdade está vazio de sentimentos próprios. Não se fazem mais blogs como antigamente! Beijinhos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amora :)

      Excluir
  18. Eu lembro quando você começou, alguns anos atrás. Lembro principalmente lá no instagram e como tu era muito inspirada pela Melina Souza, e quando voltei pra blogsfera recentemente e te encontrei de novo vi que tu encontrou uma coisa bem sua. O que é ótimo, esse negócio seu sabe?
    Eu falo bastante sobre esse tema no meu blog, o que o seu blog significa pra você, se é pra fazer algo mal feito, pra quê fazer, blog não é fonte de dinheiro fácil. Eu entendo sua frustração, as coisas continuam mudando muito mesmo (quando eu comecei, lá em 2008, e blogs eram cheios de gifs piscantes era MUITO mais diário).
    Acho que muita coisa mudou pra melhor, conheço muita blogueira incrível, sabe? Mas fujo de blogueira grande. De verdade. Não acompanho nenhuma. Não vejo mais coração naquilo que elas fazem, de verdade. :/
    Algo que eu falei pra uma amiga que blogava antigamente comigo, e que parou exatamente por ter se desanimado pelo o que tu reclamou no teu texto: quem faz a blogosfera é a gente, então vamos dar o exemplo sempre e povoar esse universo de coisas boas. ♥

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda me inspiro em muita gente, mas não coloco pressão para fazer algo igual ou melhor. Vou fazendo do meu jeito. Não tenho identidade própria, sou um ~balão perdido no vento~ e que está sempre em mudança <3

      Eu também conheço muita blogger incrível, mas são pessoas anônimas, pessoas simples que não lançaram livros nem fizeram uma viagem para os EUA. Pessoas que fazem simplesmente porque gostam!

      Excluir
  19. bem verdade isso, eu sempre acessava blogs procurando novos textos, resenhas de um livro bom, agora o que mais vejo são looks, lista de desejos de compras, sei lá, tudo tão fútil, mas é assim mesmo, bola pra frente e vamos fazer o que acreditamos né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o problema nem é ter coisa fútil demais por aí (mesmo sendo umas coisas meio bobas de vez em quando), mas sim o blogueiro não falar de algo simples que ele goste. Às vezes eu publico coisas que podem ser futilidades para outras pessoas, mas que são importantíssimas para mim <3

      Excluir
  20. Se tem uma coisa que eu ODEIO são blogs que eu adorava e hoje a blogueira abrandou, colocou colaboradores e só aparece quando posta vídeos. Tem blogueira que diz "olha, eu cresci, amadureci, minhas idéias mudaram e agora meu foco é o YouTube, então farei do meu blog um portal com vários colaboradores" eu acho isso massa, mas tem blogueira que continua levando todo o crédito pelo blog sendo que ela nem passa por lá, acho até uma falta de respeito com os colaboradores :( espero que eu nunca faça isso com o blog, e se um dia eu mudar meu foco, espero que eu consiga mostrar isso para as pessoas e não ficar com todos os créditos do mundo quando tem outras pessoas me ajudando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava vendo isso ontem mesmo num blog que, há pouco mais de dois anos, eu amava! Não vou citar o nome, mas é decepcionando :(

      Excluir
  21. Luana eu concordo demais com você. A blogosfera criou muitas pessoas famosas e desde então as pessoas só veem ela como isso. Um lugar para se tornar famoso, ou pior, blogueiros rebaixando outros para ficarem “melhor na fita”. Ridículo
    Mandou muito bem no texto.
    Beijos,
    Nicole (Nica)
    Why Not?| Portal Gleep

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amor! Sim, a blogosfera se tornou um lugar onde todos os famosos querem expor suas vidas perfeitas :(

      Excluir
  22. Oi Luana! É por esse motivo que eu só acompanho o teu blog. É o único que eu acho graça em acompanhar.
    Concordo com cada palavra do seu texto. Qual é a graça de ler textos que são escritos por um desconhecido só para rechear um espaço? E que as fotos nem são originais.

    Eu acho que sei pelo menos de um dos blogs que você sente isso sobre ele, por que em outro post seu a gente falou disso, e eu sei que você gosta dos livros dessa blogueira (digo isto para não ficar falando o nome). Eu nesse caso fico com muita pena, por que essa pessoa tem um grande potencial mas publicidade da mais dinheiro... E cara, tem muita publicidade nesse canal/blog. Eu até não me incomodaria porque afinal essas #publi permitem elas ter uma boa vida, estudar, e realizar sonhos... mas o que me incomoda é que além de #publi quase não tem outro conteúdo... por que a pessoa se limita a não falar de tal o qual coisa por que não estão pagando. Acho incompressível que uma escritora com uma baita biblioteca não fale quase nunca de livros... (Mas mesmo assim acompanho o canal)

    Abraços

    PS
    Ah, outra coisa, sabe isso das fotos? O ano passado até aconteceu que uma blogueira grande (a Niina) pegou uma foto do blog da Mariana Perazio (que é um blog pequeno, sem ganancias), e colocou no blog dela sem dar os créditos... sendo que ela sim ganha dinheiro com o blog. Nossa, fiquei tao chateada com isso que virei hater por um dia, até que consegui que a Niina tirasse a foto... mas nunca deu os créditos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada: não tem problema comentar no modo anônimo. Fico feliz demais em saber que você gosta do blog, chuchu!

      Eu sei exatamente de quem você está falando (deixa em off), e vou confessar que até ano passado ela podia ser considerada uma das minhas blogueiras favoritas, ms hoje... eu não aguento mais ver tanta coisa massante no blog dela (e no canal também!). Os pensamentos mudam com o tempo, e a minha opinião quanto a ela mudou muito!

      Outra coisa chata é usar uma foto que sabemos a fonte ou fotógrafo, mas não dar os créditos. Eu, felizmente, nunca passei por isso, mas ver um blog com fotos de outra pessoa sem créditos faz ele perder muita credibilidade (pelo menos, pra mim). Claro que tem muita foto por aí que não tem como saber o autor, por exemplo as fotos do Tumblr e We Heart It, mas mesmo assim :p

      Muito obrigada pelo comentário. Adoro conversar com os leitores hehe <3

      Excluir
  23. Eu fico publicando como anonimo porque diz que a minhas credenciais não são válidas, sei lá...
    Ah! Outra coisa que adoro do seu blog é isso, você sempre responde os comentários. E eu adoro conversar. Eu vejo que tem outro ser humano ai do outro lado.

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)