Segredos do País das Maravilhas - o que eles não te contaram


Todo mundo conhece a história da menininha que caiu numa toca de coelho, tomou um chá maluco e discutiu com um rainha tirana. Mas o que muitos humanos não sabem é que tem bastante coisa por trás desse livro.

Todo mundo que acompanha o blog também já sabe que eu sou bastante obcecada por tudo que envolve meu querido País das Maravilhas, tanto que eu eu estou sempre com a minha edição de bolso à mão, um caderno e uma caneta para fazer anotações. Depois de vários artigos lidos sobre tal universo (alguns muito bizarros!), eu tenho um repertório meio grande de curiosidades terrenas sobre esse clássico (tanto o do País das Maravilhas, quanto o do Espelho).

Já fiz um post no ano passado sobre o autor e as polêmicas envolvendo ele e Alice Liddell (clique aqui), então este post será focado apenas nas peculiaridades sobre os livros, nada sobre Lewis Carroll.

segredos

  • Nas ilustrações originais de John Tenniel, o Chapeleiro Maluco é retratado usando uma cartola gigante e com a inscrição 10/6. Ela representa o preço dos chapéus na época: 10 xelins e 6 péni! Ah, no século XIX a cola usada para fazer os chapéus era feita de mercúrio, e isso deixava seus fabricantes literalmente malucos hahaha.
  • Lebre de Março só se chama "Lebre de Março" porque foi em março que o Chapeleiro discutiu com o tempo e ficou preso na hora do chá para sempre.
  • Originalmente, o Chapeleiro Maluco e o Gato de Cheshire não existiam. Eles foram incluídos depois que a primeira tiragem foi recolhida das prateleiras por conta de um problema com os desenhos.
  • E falando em Cheshire, esse é o nome de condado bem pequeno lá na Inglaterra, e também um expressão britânica para pessoas que sorriem demais.
  • A Rainha de Copas é considerada uma caricatura da Rainha Vitória, mas o mais engraçado é que a própria gostava do livro, que também é visto como uma crítica à era vitoriana (elas realmente se parecem, e isso é estranho!). Eu até fui tirar dúvidas com meu professor de história, pra saber se a Rainha Vitória gostava de cortar cabeças, mas ele me disse que ela era apenas severa.
  • Ninguém sabe exatamente para quê o Coelho Branco está atrasado, mas a sua pressa é vista como a quebra da Alice com a realidade;
  • A Lagarta Azul (ou Absolem, pra quem só assistiu ao filme do Tim Burton) representa a transformação e tentação. Eu sempre soube disso! Quem leu O Lado Mais Sombrio também pensa assim que eu sei.
  • Depois que seu marido morreu e a família começou a passar dificuldade, Alice Liddell leiloou o manuscrito (As Aventuras de Alice em Baixo da Terra) que lhe foi presenteado pelo Lewis Carroll. Quando eu soube disso, eu fiquei totalmente sem reação :~
  • Eu li em algum anúncio, em algum lugar que eu não me lembro, que a menina que inspirou o autor a escrever Alice Através do Espelho não foi a mesma do primeiro livro. Faz muito tempo que eu tenho isso na cabeça, e eu posso até ter confundido as coisas. Então, se isso não for verídico, me avisem!
  • E, para encerrar, algo que ninguém deveria confundir: a Rainha de Copas e a Rainha Vermelha não são a mesmo personagem. A Copas é uma carta de baralho, tirana, louca e que aparece no primeiro livro. A Vermelha é uma peça de xadrez, louca e uma das Rainhas do segundo livro, sem tendências assassinas, só um pouco confusa.

Recebe este conto de fadas








Estou com orgulho de mim mesma porque eu consegui deixar as fotos do post harmônicas.

Vocês sabiam dessas curiosidades? Tem mais alguma para me contar? 

Obrigado por tudo, pessoal!

SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

20 comentários :

  1. Nossa amei o Post ,eu jurava que não sabia disso mas amoooo Alice nos países da maravilhas um super beijo flor ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amor <3

      Excluir
  2. Ameiiii o post, não sabia dessas coisas :o, eu amo Alice, sou louca pela a história, a animação, o filme, tudo que envolve a Alice eu amoooo,

    ResponderExcluir
  3. Ah lindo... muito legal seu post...
    www.blogvidademulher.com <3
    beijo

    ResponderExcluir
  4. O universo de Alice já é sua marca registrada, Lu! Gosto muito dos livros do Lewis e fiquei impressionada com todas essas curiosidades, porque nunca tinha ouvido falar de nenhuma. Amei! <33

    Bjs ;*
    www.escritoriando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca foi minha intenção transformar o País das Maravilhas na minha marca registrada, mas já que deu certo... ótimo, hehe <3

      Fico feliz que tenha gostado do post :*

      Excluir
  5. Adorei as curiosidades! Eu não era muito fã de Alice no País das Maravilhas até eu ler o livro, porque não curto muito a animação da Disney, apesar de gostar o primeiro filme e não curtir muito o segundo (porque a Alice ficou parecendo apenas mais uma louca, para mim... kkkkk).
    Depois que li os livros, exatamente nesta mesma edição fofinha da Zahar que você colocou na primeira foto aqui do post, eu tive todo um encantamento pela história que antes não existia.
    O livro é incrível e eu agora sou assumidamente fã de Carrol e de Alice.
    Cheguei a pensar em fazer minha monografia analisando a obra de Carrol, mesmo já tendo uma enormidade de trabalhos que relacionam a obra dele com o Direito. E li muitos artigos que fazem relação do livro com o Direito, Filosofia e outros ramos, são realmente fantásticos!
    Deixa eu ir que já falei demais... kkkkk
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre gostei da animação da Disney (desde os 3 anos de idade), e gostei bastante dos dois últimos filmes, mas o livro é maravilhoso e incomparável! <3

      Eu ainda não estou na faculdade, e nem sei muito bem o que eu vou fazer, mas gostaria muito de fazer algum trabalho relacionado ao livro :)

      Beijos :*

      Excluir
  6. Eu adorei as curiosidades e fico aqui pensando - como seria Alice no País das Maravilhas sem o Chapeleiro Maluco e o Cheshire? Não consigo nem imaginar, para ser bem sincera! Estou completamente apaixonada pelas suas fotos, ficaram incríveis, uma mais linda do que a outra, parabéns!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, chuchu ^_^

      Realmente não dá para imaginar o livros ou os filmes sem esses dois :p são meus personagens preferidos!

      Excluir
  7. Socorro, eu não sabia desse negócio da Rainha de Copas e da Rainha Vermelha, me iludi a vida inteira iauhiauhe. Sobre o Cheshire eu já sabia, mas é uma ligação muito boa. Também tenho o costume de sair caçando curiosidades sobre os livros que me atraem, é tipo um fetiche atrativo rs. E, assim como a menina de cima, morro de vontade de fazer minha monografia sobre o assunto, buscando coisas impensáveis que estão escondidas nas entrelinhas e que a gente não capta de primeira. Super amei teu post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é culpa do Tim Burton, que transformou a Vermelha numa tirana, hahaha! Acho que eu tenho fetiche pelo País das Maravilhas.

      Beijos :*

      Excluir
  8. Primeiramente me abraça porque eu sou completamente apaixonada pela tuas fotos {já disse isso umas mil vezes}, são umas curiosidades bem massas... agora, eu não consigo imaginar Alice sem o chapeleiro!! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gosta, lindinha *-*

      O País das Maravilhas não seria o mesmo sem o Chapeleiro!!

      Excluir
  9. Amo esse livro também! Meu user nas redes sociais costumava ser sorrisodecheshire, antes de começar a usar meu nome verdadeiro (as pessoas faziam muitas perguntas chatas). Mas ainda uso Alice Liddell como avatar em alguns lugares, adoro <3 Logo que vejo um fã do país das maravilhas já me identifico, porque sei que é doidinho também hahaha'

    Já jogou um jogo chamado Alice: Madness Returns? É inspirado na história de Alice no país das maravilhas, mas é um pouco mais sombrio e pesado. Ainda assim é muito bom, eu adorei jogar ele e ver uma versão diferente da Alice <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vocês gostava do seu user, continue usando :) não precisa ligar para os outros, não! Ah, sobre o jogo, eu já ouvi falar sim, mas aina não joguei porque não encontrei nenhum site confiável para instalar no meu computador :p

      Excluir
  10. É sempre muito bom ver as curiosidades dos universos literários que a gente gosta, né? Eu também vivo procurando estes detalhezinhos sobre o mundo de Harry Potter, haha. Adorei o post! Eu só senti falta das referências dos lugares onde você pegou as informações para me aprofundar nas curiosidades e saber mais sobre elas.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, lindinha. Vou tentar encontrar o sites, embora eu não me recorde exatamente de todos... a Wikipédia é um bom portal ;)

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)