03 julho, 2016

Quem tem fascínio e medo de borboletas

Foto: Pinterest
Quando eu era pequena alguém me falou que se uma borboleta ou mariposa chegasse perto dos meus olhos eu ficaria cega. Isso acabou gerando em mim um trauma enorme, tanto que eu fico agoniada (perto de ter um ataque de pânico) sempre que uma daquelas mariposas pretas aparecem aqui em casa. Não consigo nem ficar olhando muito tempo para as fotos lindas que acho na internet.

Pesquisei um pouco sobre isso: "motefobia pode ser especificada como medo de mariposas, mas no Brasil é convencional usar para medo de borboletas (...) causas: a vibração constante das asas, medo de pássaros e até a grande quantidade de estresses.". Isso pode explicar algumas coisas: por sempre estar sob muita pressão, acabo ficando muito impaciente, nervosa, estressada. Ver uma borboleta voando, com as asas cheias de círculos e riscos, imaginar o que elas foram antes, me causa muita agonia!

Acho que acabei me fechando um pouco quanto a isso; nunca me interessei em saber se o que me falaram era verdade. Nunca cheguei a menos de cinco passos de uma borboleta. Sempre acabo tendo de usar o zoom pata fotografar alguma... Queria tanto que isso tudo desaparecesse. Borboletas e mariposas são raras, tem pouco tempo de vida e são lindas! Eu deveria somente apreciá-las, não ter medo delas.

Vendo tudo isso, até consigo fazer uma associação com meus sentimentos. É muito raro eu demonstrar abertamente o que ando sentindo (o blog me ajuda nisso), e eu fico apavorada só de pensar que as coisas que eu sinto podem influenciar nas emoções de outra pessoa. Eu gosto de experimentar de todos os sentimentos que o ser humano é capaz: alegria, tristeza, medo e até dor. Acho que tudo é válido. Mas eu gosto de sentir tudo isso sozinha. Isso é errado, não é? Eu sei que deveria começar a me abrir mais para as coisas, e isso inclui conseguir chegar mais perto de uma borboleta ou mariposa, mesmo que ela seja pequena.

Enquanto eu continuar plantando esse jardim artificial dentro de mim, vou continuar tendo medo. E elas vão continuar se afastando.

39 comentários :

  1. Olá <3 Como vai meu bem?
    Que fobia estranha e chata né? Eu amo borboletas e amo fotografa-las sabe? <3 Nunca tive medo e sim muito amor, porque é tão lindo e é uma prova tão divina que devemos agradecer pelo tempo que é dado para a gente <3
    Mas se eu tenho uma fobia? Eu tenho de buracos, ou seja, uma tripofobia. Que é muito chato porque sempre que eu vejo ou penso em buracos, bolinhas muito perto uma das outras e até mesmo arvores com frutos muito juntos eu fico enojada, com agonia e meu Deus, é horrível!

    Beijos, www.valentinices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valentina. Tudo bem :)

      Muito estranha! Esses dias apareceu uma mariposa na escola; ela era preta com listras amarelas, e eu queri tanto ter chegado mais perto e não consegui :(

      Sobre a tripofobia, eu também tenho. Dá agonia só de pensar em padrões, buraquinhos juntos demais... Isso é triste, né?

      Obrigada por compartilhar aqui comigo <3 Beijos

      Excluir
  2. Oiii,tudo bem?Bom,não sou muito de comentar mas sempre leio os posts do blog e acompanho pelo insta,Parabéns por tudo!Você é muito talentosa com oque faz!Poxa luh,medo de borboletas?!Elas sao tão lindas!Mas saiba que você não é a única,eu tenho uma amiga que tem pavor à qualquer inseto que voe,Seja uma joaninha ou uma barata!Todos nós temos medo de alguma coisa,mesmo que esse medo seja insano!Então eu realmente acho que não é um problema os expor,eu particularmente me sinto mais leve e bem menos tensa quando converso com alguém mais próximo sobre os meus medos,sou spectrofobica,nunca assisti nem um filme de terror em toda minha vida!Só de pensar em certas coisas e histórias eu já fico toda estranha!!! ahhh, Eu me lembro de um dia que peguei uma borboleta e uma garota me disse que eu iria ficar cega,na hora corri para lavar as mãos!Mas relaxa!As borboletas quando são manuseadas soltam sim fragmentos,e Se você coçar o olho depois,pode ser que ocorra uma reação alérgica e nada mais. Aconteceria o mesmo se entrasse poeira no seu olho!Acho que meu comentário ficou um pouquinho grande,mas só para finalizar,queria te indicar um livro que aborda o tema do seu post-medos-Acho que você já deve ao menos ouvir falar sobre Divergente!A História é incrível! Se um dia você ler,tenho certeza que irá se apaixonar!Beijos,amo seu blog!Todos nós temos capacidade para superar nossos medos!Seja corajosa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, chuchu :)

      Muito obrigada pelo carinho <3

      Pois é, medo de borboletas e mariposas. Na verdade, eu evito contato com todo tipo de inseto, exceto joaninhas; essas eu adoro *-* é ótimo poder compartilhar coisas aqui no blog e receber apoio nos comentários e encontrar outras pessoas que passam pelo mesmo que eu. Obrigada por ter esclarecido isso sobre a cegueira causada pelas borboletas :)

      Nunca havia ouvido falar dessa fobia por filmes de terror, mas eu passo longe dela. Amo filmes de terror <3

      Beijos.

      Excluir
  3. Quando era criança também ouvi que ficaria cega se colocasse a mão nela e depois nos olhos. rsrs...
    Mas o que dizer... Medos a gente tem mesmo, né?
    Eu tenho pavor de baratas, até por fotos.

    Espero que você possa superar o seu medo!
    Parabéns pelo texto, pois você escreve muito bem!

    bjO e tenha uma ótima semana!

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Instagram @breshopping_da_dany
    Curta no Facebook
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho muito medo de baratas. Acho que o mundo seria mais bonito sem elas...

      Muito obrigada pelo apoio e pelo elogio, chuchu :)

      Beijos.

      Excluir
    2. Na verdade , todos os seres vivos contribuem para algo no planeta. Então, acredito que as baratas sirvam para algo também, mesmo tendo muito medo delas, não é verdade? As baratas são seres que comem de tudo que encontram e isso é um beneficio para nós. Eu tenho medo de abelha, mas não sei se isso é uma fobia, pois só tenho muito medo de que elas me pique (mas, confesso que faço um chilique quando alguma chega perto de mim, saiu rapidamente). Beijos ♥

      Excluir
  4. Também tenho medo de mariposas, talvez isso aumente seu medo, mas devo compartilhar com vc que além de me dizerem que eu poderia ficar cega com o pózinho de suas asas, também disseram que as mariposas puxam as lagrimas dos olhos enquanto a gente dorme, por isso não consigo dormir se tem um bixinho desse no meu quarto. Já em relação as borboletas a história é outra, elas são meus insetos favoritos, pra mim elas representam progresso.
    Guardar sentimentos faz mal sim.
    Gostei do texto. Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus!! Que medo ;^; de qualquer forma, eu sempre fecho a janela do quarto quando começa a anoitecer.

      Sobre essa comparação borboleta-mariposa, eu confesso que tenho um fascínio ainda maior por mariposas por causa de um personagem literário que eu gosto muito <3 mas isso não diminui o medo.

      :: fico feliz que tenha gostado :) beijos.

      Excluir
  5. Nunca tive medo de nenhum bichinho quando pequena, mas hoje em dia ando ficando com medo e não sei o porquê. Isso é tão chato :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho medo desde pequena, chuchu :( chato é pouco!

      Excluir
  6. Não vou mentir, acho lindas as borboletas e não tenho medo, porém se ela entrar dentro de casa e ficar voando de um lado para outro eu entro em desespero e mato-a, sério! Qualquer bicho de asas que entra dentro de casa eu mato, pois fico agoniada sem saber pra onde vai, sabe!? E também em relação a borboleta fico com medo desse história que você pode ficar cega.
    Mas só pra deixar claro, eu não sou uma exterminadora de borboleta kkkkkk
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico muito desesperada quando um bicho com asas entra dentro de casa; nem coragem de chegar perto pra matar eu tenho :p

      Ah, pode deixar que eu não acho que você seja uma matadora de borboletas hehe :)

      Beijos.

      Excluir
  7. Eu tenho pavor de mariposas. Sério mesmo. Sem contar das inúmeras vezes que ouvi falar que quando entra uma dentro de casa é sinal que alguém íntimo vai passar por momentos ruins, E ISSO SEMPRE ACONTECEU. Tenho mania de fechar as janelas por causa disso rs. Mas de borboleta não tenho medo. Acho lindo e deveria tentar superar. Borboletas mesmo, sabe? Mariposas não é muito legal ficar perto, mas ter borboletas por perto é um ótimo sinal ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho pavor de mariposas, mas nem por isso deixo de ter um fascínio estranho por elas o.O acredita que, daqui uns anos, estou pensando em tatuar uma bem pequenininha no tornozelo junto com a frase "ela voa com suas próprias asas"? Não consigo ver como uma bicho do mal, só tenho medo hehe.

      Beijos.

      Excluir
  8. Eu já amo borboletas. Meu blog tem borboletas porque significam transformação, mudanças, tem todo um simbolismo e está ligado ao meu lado espiritual. Borboleta pra mim é sorte, sempre que vejo uma fico feliz. Já as mariposas eu tenho pavor, tenho medo, sempre me trazem agonia e a sensação de algo ruim.
    Gostei do post! Diferente Lu e eu aqui explicando a minha relação com elas.rsrs bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que borboletas são sinal de coisas boas, mas acho que sou a única que não vê na mariposa algo ruim , hehe :p

      Fico feliz que tenha gostado *-* beijos.

      Excluir
  9. Eu acho elas muito bonitas, e apesar de conhecer essa história de deixar cego, também ouvi uma que se uma borboleta atravessar na sua frente, no seu caminho, ela está te trazendo algo de sorte.
    Independente disso, é bom tentar controlar isso, você já fez o primeiro passo que é reconhecer de onde vem o medo, não é fácil, mas tente devagarzinho, quem sabe não consegue?

    ► Memórias de uma Guerreira ◄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conheço essa história, chuchu. Sempre acabo sorrindo quando vejo uma, mas também mantenho distância </3

      Muito obrigada pelo apoio ^-^ beijos.

      Excluir
  10. Quando eu era pequena, bem pequena mesmo, também me falaram isso, e tive muito medo, hoje não tenho mais essa fobia... Espero que você também consiga se livrar disso! Bjuuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me ensina como faz, amora. Quero perder esse medo! :p

      Beijos <3

      Excluir
  11. Eu tenho um certo pavor de bichos com asas. Em especial das mariposas. Não gosto de ver alguém matando, ou eu mesma matar alguma. Isso não acontece. Mas entro em pânico se vejo alguma perto de mim. Principalmente quando elas resolvem entrar no quarto. É por essas e outras razões que sempre fecho a janela mais cedo do que costumam fechar. Em relação às borboletas, eu não tenho muito medo. Elas são tão lindas *-* Mas, super entendo esse seu medo. Enfim, beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não gosto de ver esse bichinhos morrendo (sobretudo mariposas), por isso sempre arrumo um jeito de alguém tirá-lo de perto de mim sem machucá-lo :) eu fico observando, de longe hehe.

      Beijos, fofinha <3

      Excluir
  12. Minha mãe também me falava sobre isso, que elas deixavam a gente cega... rsrs
    Não fiquei com trauma nem nada do tipo, na verdade acho lindas, e gosto de ver bem de pertinho cada detalhe. Só não gosto que encoste em mim e nem gosto de encostar nelas, mas sou assim com a maioria dos bichos, rs.

    Se isso te faz mal, espero que consiga vencer o medo. Aprecie-as <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único bichinho que eu tenho coragem de pegar é a joaninha :p se uma borboleta ou mariposa chegar perto, eu amo um escândalo!

      Muito obrigada pelo apoio, amora *-* beijos.

      Excluir
  13. Não tenha medo das borboletas! Elas são como nós! Tem varias fases até chegar na morte!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo o seu comentário, Pin <3 <3 muito obrigada!

      Excluir
  14. Oi Luana sua linda, tudo bem? Primeiro queria dizer que fiquei muito contente com seu último comentário no post, você como sempre sendo um amor. Você acredita que também me disseram que alguns tipos podem nos deixar cegos? Isso também me fez ter medo de mariposa, só não sei se isso é verdade com borboleta também, mas sempre evito pegá-las com a mão, geralmente só fotografo mesmo. A natureza é linda, e fotografar é um encanto, então para evitar o medo prefiro ficar só com as fotos rs Em alguns momentos é preciso deixar o medo e a insegurança de lado e arriscar, cada um tem seu momento. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, sua fofa!

      Não foi nada <3 seu blog é que é um amor hehe.

      Uma leitora fofa me disse que o pó que sai das asas da mariposa não nos deixa cegos, então eu até me acalmei um pouco hehe. Mas, mesmo assim, prefiro seguir seu exemplo é só fotografar, por enquanto :)

      Muito obrigada pelo comentário *-* beijos.

      Excluir
  15. Olá Luana, tudo bem?
    Desde pequena, levo sustos com mariposas. Quando entra alguma na minha casa, apenas espanto para que ela voe até a janela. Já em relação às borboletas, nunca tive medo e acho elas maravilhosas, mas não tenho coragem de encostar em uma. :)
    Espero que aos poucos o medo passe.
    Beijos :*

    www.midnight-skies.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gaby. Tudo bem ^-^

      Faz muito tempo que não entra mariposas aqui em casa (ainda bem!), mas esses dias apareceu uma na escola ENORME!, com asas pretas e listras amarelas no corpo. Ela era bonita, mas eu nem cheguei pero :p Quanto a borboletas, quase todos os dias aparece uma aqui em casa; ela é laranja e amarela, mas eu só observo através do vidro da porta porque ainda não consigo chegar perto.

      Muito obrigada <3 beijos.

      Excluir
  16. Eu super amo borboletas porem quando elas chegam perto de min eu saiu correndo esquisito né!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mais ou menos assim minha ~relação~ com elas hehe :p

      Excluir
  17. Te confesso que ela me dão um pouco de aflição também, principalmente as mais escuras, que aqui no sul chamamos de "bruxa" (acho que já assusta, né?) hahahaha
    Mas acho lindo ver uma voando pelo jardim.
    Sei que talvez isso nunca aconteça mas se pegares uma na mão e esfregar o dedo nas asas, soltará um pozinho. Dizem que é tóxico, mas não sei se é válido para todas as borboletas/mariposas nem se pode, de fato, causar cegueira.
    Foi legal ler sobre isso.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por aqui chama só de borboletas/mariposas e eu já tenho medo. Imagina se chamassem de 'bruxas", OMG!

      Uma leitora me disse aqui no post que aquele pó causa uma reação alérgica, mas não passa disso :) fiquei muito feliz por ela ter me esclarecido isso; fiquei mais tranquila hehe.

      Beijos :*

      Excluir
  18. Minha irmã é muito parecida com você nesse aspecto. E tem tantas outras superstições que nos contam e que podem afetar uma vida inteira... Eu sou super ansiosa com algumas coisas também, mas acredito que o importante é termos consciências de nossos medos e tomarmos alguma atitude a respeito. Compartilhar com os outros pode ser uma surpresa boa pra você. Espero que consiga vencer seus medos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por seu comentário, chuchu <3

      Confesso que eu tenho muito receio em compartilhar determinadas coisas com as pessoas, principalmente medos que as ~pessoas~ geralmente não entendem direito :( o blog me ajuda nisso.

      :* beijos.

      Excluir
  19. Também já fui medrosa para muitas coisas algumas com o tempo consegui superar outras, nem tanto. Precisamos ressignificar nossos pensamentos e consequentemente esses medos "vão indo embora". Por isso sou contra em assustar crianças pois, nessa fase por estar descobrindo ela acaba tomando como verdade absoluta e por consequência tendo traumas pro resto da vida!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço o possível para não assustar crianças. Acho que por eu ter crescido com isso de que "vou ficar cega se encostar numa borboleta", não consigo perder esse medo agora :(

      Muito obrigada põe o comentário, amora ♡ beijos.

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)