A Menina que Colecionava Borboletas (Bruna Vieira)


Quem me acompanha lá no meu instagram sabe que eu posto muitas fotos de livros, mas é raríssimo encontrar livros de blogueiros ou youtubers. A questão é que eu, particularmente, não estou interessada nas ~experiências de vida~ deles (não tenho nada contra quem gosta).

A única blogueira que me da prazer em ler é a Bruna Vieira e isso se dá pelo fato de os livros dela não serem diários, mas com histórias de verdade ou, no caso de "A Menina que Colecionava Borboletas", crônicas que são voltadas para coisas que os adolescentes passam :)

Fiquei muito feliz quando minha tia me deu de presente e hoje vou dar minha opinião sobre ele.

"Quando passamos a ser independentes, nossos sonhos se tornam uma bússola, e vamos descobrindo aos pouquinhos para que lado fica a tal da felicidade."


Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns.

Na cidade grande, a selva de pedra, precisamos sonhar de olhos bem abertos. Bruna nos ensina que não basta ser diferente: é preciso fazer a diferença. Temos de transformar nossos piores momentos em aprendizado, e devolvê-lo ao mundo, seja por meio da música, da fotografia ou da escrita. Só a arte pode salvar nossa alma da solidão.

A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro representam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí.



Diferente do primeiro livro da Bruna que, até onde eu sei, é mais voltado para amor e garotos, esse livro traz crônicas um tanto quando maduras e que englobam assuntos que vão muito além de paixões mal-resolvidas. Nele ela fala sobre aceitação, solidão, liberdade... todos os tipo de borboletas (uma metáfora para sentimentos).

Ao longo das páginas (que são amarelas e tem uma diagramação ótima!) nós vamos tirando lições que servem para a vida toda <3 Estou com muita vontade de lê-lo novamente.


A capa é um tesouro de tão linda *-* ela foi feita pela Malena Flores, assim como algumas outras ilustrações que você encontra ao longo do livro


Os títulos das crônicas são escritos nessas fontes lindas (esse foi o meu texto favorito de todo  livro)


uma das minhas páginas favoritas

"Cortar pessoas importantes da nossa vida é como cortar um pedaço da gente. Mas às vezes é necessário, às vezes nem temos escolha. Acabaram as chances do estoque. Fechamos para balanço. Quanto tempo? No espaço vazio entre uma hora e outra fica a saudade. No final da piada, a vontade de sair correndo e contar para a pessoa só para saber se ela vai achar graça também. Na música preferida, a frase que nunca foi dita."

BRUNA VIEIRA


Acho que eu motivo para eu gostar tanto dos livros da Bruna é que eles tratam de assuntos simples de uma forma especial <3 Me encontrei em várias crônicas dela, tanto que fiquei com vontade de pegar todas, guardar num vidrinho e deixar ao lado da minha cama, hehe.




Editora: Gutenberg | Páginas: 151 | ISBN: 978-85-8235-122-2

Alguém já leu? Alguém se animou para ler? O que vocês acham das resenhas literárias aqui do blog? 

Obrigado por tudo, pessoal!

Somos todos loucos aqui

43 comentários :

  1. Serio ela é considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo? Mais que a Zoella de UK ou a Yuya do mexico?

    ResponderExcluir
  2. Outro comentário: eu acho bem interessante a idéia dos livros dela, mas enquanto ao blog e o canal: você não acha que ta muito sobrecarregado de propaganda? Eu cheguei a deixar uma mensagem pra ela comentando isso, por que afinal, as pessoas não são bobas e em algum momento vão cansar de tanta propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não entendi isso de "blogueira mais influente do mundo" o.O Já sobre o blog/canal dela, eu concordo com você. Acho que antes TODOS os blogueiros, em geral, tinham um cuidado maior com o conteúdo do blog; agora, acho que a "coisa" ficou meio massante e artificial. Faz tempo que não entro no blog dela justamente por isso :(

      Obrigada pelo comentário <3 beijos, chuchu.

      Excluir
  3. quero muito ler os livros da BRU, mais nunca compro haha ( falta de tempo ) tbm não sou de ler muito, mais os da bru tenho vontade, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são ótimos, chuchu (pelo menos os que eu li hehe ) :)

      :* beijos

      Excluir
  4. Oi Luana sua linda, tudo bem? Você sabe que sou apaixonada pelos livros da Bruna não é mesmo? Esse eu também tenho e já li, esse é simplesmente incrível. As ilustrações então, muito amor <3 Apaixonada pelas suas fotos, amo essas canetinhas. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, sua fofa *-* tudo bem!

      Eu já vi uma resenha lá no seu blog, hehe. Quero comprar os outros, sobretudo "Depois dos Quinze" <3

      Fico muito feliz que você tenha gostado! As suas fotos também são um amor ;*; ah, essas canetinhas são as minhas favoritas.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi!

    Sua resenha foi tão boa que me deu vontade de ler, sabia? E olha que eu nunca tinha prestado atenção nesse livro da Bruna. As ilustrações são lindas e parece ser realmente um livro acima de somente garotos e decepções amorosas. Considerarei colocá-lo na minha lista de livros desejados.
    Um beijo!
    www.janeladesorrisos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)

      Que bom que gostou, Thaís! Se por acaso ler, quero saber o que você achou.

      :* beijos

      Excluir
  6. esse livro parece ótimo!
    e arrasou na resenha Lu! ♥
    teus posts sempre são lindos e super gostosos de ler! *--*
    beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, lindinha <3 não sabe quanto comentários como o seu me deixam feliz :D

      Beijos.

      Excluir
  7. As fotos ficaram lindas, este livro está na minha lista. Ainda não conheço nenhum livro dela, apenas li o conto de Um ano inesquecível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, chuchu *-*

      Eu quero ler "Um Ano Inesquecível', mas confesso que el não está no TOPO da minha wishlist. Acho que a temática dos poemas não me animou muito :p

      Beijos.

      Excluir
  8. Amei a resenha! Amei as fotos! Amei o livro! Amei tudooooo! Como sempre você com essa doçura soube nos conquistar, é aquela sensação de querer ler o livro sabe. Também estou lendo um livro infanto-juvenil e em breve farei a resenha dele no blog, gosto de leituras leves, já passei dessa idade faz tempo mas é muito gostoso de ler. Parabéns Lu! bjks
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, amora. Muito obrigada pelo carinho <3

      Ah, não tem esse negócio de 'idade certa para ler livro", não :) podemos ler o livro que quisermos, independente da idade.

      Beijos :*

      Excluir
  9. nossa flor fiquei curiosa para ler as fotos ficaram lindas,amei a resenha bjss

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu! :)
    Geralmente, não costumo me interessar por livros de crônicas.
    Gosto mais da leitura corrida. Se é para ler algo como um conto, gosto mais de lê-lo individualmente.
    Mas a edição é super fofinha, acho que do jeitinho que a Bruna quer passar aos seus leitores. Só essa letra cursiva infantil que me deu agonia! HAHAHA
    Beijão!

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)

      Confesso que eu não costume ler livro de crônicas também, mas me encantei por esse hehe Você não gostou daquela letra? Eu achei fofinha *-*

      Beijos :*

      Excluir
  11. Eu quero muito esse livro, já queria antes agora quero mais ainda ! Arrasou ❤️

    Sindromedoluxo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu sei que a Bruna é uma grande influenciadora dos adolescentes e tudo mais, mas nunca fui muito com a cara dela, nada pessoal, apenas a acho muito diferente de mim. Já tentei ver os videos dela, mas realmente não consigo pegar nada de legal para os meus gostos. Mas sei da importância dela na blogosfera e sei que batalhou muito para chegar onde está.
    Mas é um livro que eu particularmente não compraria.

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem a sua opinião, chuchu. Fico feliz que você tenha dado a sua sem ofender ninguém :) Também passo por essa situação de não me ~identificar~ com vários (VÁRIOS!) blogueiros influentes. Na verdade, confesso que nos últimos tempos nenhum blog famoso tem me atraído no quesito conteúdo :p

      Obrigada pelo comentário :* beijos.

      Excluir
  13. Concordo contigo, também não estou interessada na vida pessoal ou no diário das blogueiras famosas, prefiro histórias desse estilo.
    E vamos combinar que as ilustrações estão maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, pelo amor de Deus! Não quero saber do primeiro beijo de um youtuber ;^; hehe Acho que a Bruna é uma das poucas que ainda não fez um livro contando as coisas do ~diário~ dela.

      As ilustrações estão uma graça mesmo :)

      Beijos :*

      Excluir
  14. Eu já estava com vontade de ler o livro dela, mas com sua resenha, deu mais vontade ainda :33 O jeitinho que você descreveu transpareceu uma inspiração linda! A Bru é uma fofa, gosto muito de acompanhar os vídeos dela e tudo mais. Ela batalhou bastante pra chegar aonde está, e isso é realmente incrível! Adorei as ilustras do livro! Tenho vontade de ler outros livros dela também ^^ Parabéns pelo post Lu!
    Beijinhos com amor,
    http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário mais fofo, chuchu! Muito obrigada pelo carinho *-*

      Espero que você leia esse livro dela e goste. Até agora só li 4, mas pretendo comprar os outros logo :) Preciso dizer que não estou acessando muito o blog da Bruna porque o conteúdo não tem mais muito a ver comigo :p

      Beijos :*

      Excluir
  15. Adorei a resenha, parece ser bem legal mesmo o livro :) Também não me interesso muito em diários, o único que me interessei até agora foi o da Taciele, que ela acabou de lançar, porque acho bem legal a história dela :)
    Adorei o post!
    Beijos
    https://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, amora :)

      Eu até penso em comprar o livro da Taci e também o da Karol Pinheiro, mas é só ver a capa que eu desanimo. Não gosto muito de capas com pessoas, ainda mais com foto do autor o.O não é biografia!

      Beijos :*

      Excluir
  16. Amo os livros da Bru, principalmente esse <3 Já li, mas infelizmente não comprei, AINDA, haha <3
    Amo o livro, a capa é linda, o título, as crônicas, tudo perfeito! Ótima resenha! Bjuus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os únicos que eu li foram esse, "De Volta aos Quinze", "De Volta aos Sonhos" (QUE ESTOU ESPERANDO A CONTINUAÇÃO!) e "Quando Tudo Começou" :) Quero ler os outros, sobretudo esse último que ela lançou com a Capricho (só porque eu gostava dos textos dela na revista).

      Muito obrigada! <3 beijos.

      Excluir
  17. Eu adoro a Bruna, mas ainda não li os livros dela, sou doida para ler esse, acho a capa muito fofa! <3
    Amei as fotos!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fofinha ^-^

      Obrigada :* beijos.

      Excluir
  18. A cada dia que passa eu tenho gostado mais da Bruna e do trabalho dela, não acopanho o blog há muito tempo, nem nunca li os livros dela, mas gosto da pessoa que ela é, e ao ver resenhas como a sua me faz ter vontade de ler um de seus livros para conhecer um pouco mais do trabalho dela. É incrível ver uma escritora brasileira e tão nova fazendo tanto sucesso.
    É de dar orgulho mesmo! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acompanho ela desde de 2013, mas preciso dizer que eu gostava muito mais do conteúdo do blog/canal dela naquela época. Não sei porque, mas tenho achado os posts do Depois dos Quinze muito artificiais.

      Já dos livros, eu continuo gostando <3

      Beijos :*

      Excluir
  19. Jura que o livro é amorzinho assim? Eu nem tinha pensado que o livro dela não era autobiografia (como tantas que a gente vê por aí). Assim, de um modo geral, crônicas não fazem meu estilo, mas eu gostei de verdade da sua resenha (e das fotos!), e me deu curiosidade. Principalmente por trazerem assuntos diversos - não aquelas desilusões amorosas que não aguento mais! hahah
    Sem contar essas ilustrações, que são lindinhas! *--*

    Beijos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que, por esse livro ter sido lançado antes de youtubers começarem a publicar biOgrafias, ele "pula fora" disso. Tudo bem, algumas crônicas podem ser baseadas em coisas da Bruna, mas você acaba se identificando MESMO com aquilo :)

      Fico feliz que tenha gostado, fofinha <3

      Beijos.

      Excluir
  20. Nunca li nenhum livro da Bruna, mas tenho bastante vontade! Ainda quero ler todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pretendo ler todos um dia :)

      Excluir
  21. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro agora <3 Me lembrou um pouco o livro da Jout Jout, pelo que você falou (fiz resenha dele, se tiver interesse hahah), porque também traz vários textos falando sobre coisas diversas e me senti MUITO acolhida por aquele livro. Vou colocar esse na lista e ler ele com certeza, adorei a resenha e a recomendação também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li o da Jout Jout, então não posso opinar muito hehe mas adoraria ver sua resenha ;)

      Fico feliz que gostado, chuchu <3

      Excluir
  22. Que amor de resenha! Eu tenho o novo, de quadrinhos, sabe? E também vejo esse amadurecimento, gosto demais disso! Esse, por exemplo, é um que eu ctz leria, gostei muito <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!

      Também tenho esse dos quadrinhos, mas meu favorito ainda é esse da resenha :)

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)