22 maio, 2016

Laranja Mecânica (livro e filme)


Já fazia um tempo que eu via o livro Laranja Mecânica, do Anthony Burgess, lá na biblioteca da escola. Eu olhava pra ele, ele olhava pra mim, nós olhávamos um pro outro... e assim foi até que eu finalmente sai com ele de lá.

Confesso que não estava extremamente interessada, mesmo duas amigas tendo me dito que ele era muito legal, assim como o filme. Eu adorei o livro e o filme ❤


Sinopse: O alucinado Alex tem sua própria forma de se divertir. Sempre às custas da tragédia dos outros. Ele e seu grupo de amigos praticam roubos, espancamentos e estupros, tudo por pura diversão. Um dia, Alex vai longe demais e comete um assassinato e a única forma de sair do confinamento é aceitar participar de um experimento cruel, chamado Técnica Ludovico, que o "transformará" num cidadão exemplar e doutrinado.

A Obra de Anthony Burgess (1962)


Apesar de não ter entendido algumas partes do começo do livro por causa das gírias criadas pelo autor (chamada de "nadsat"), que são uma mistura de inglês e russo e constantemente usadas pelos personagens, a leitura fluiu muito bem e o livro é incrível! É uma crítica diferente de todas que eu já vi e que pode causar certo impacto, dependendo da pessoa que o lê.

Uma das leituras mais legais de 2016 e da vida toda <3

O livro é dividido em três partes, sendo cada uma com 7 capítulos. A Primeira narra as atividades noturnas violentas de Alex e seus "druguis" (traduzindo: "amigos", na gíria usada pelo grupo); a segunda, a estadia dele na prisão e o experimento; a terceira, as dificuldades de não conseguir nem pensar em atividades que envolvam agressão sem passar mal, deixando-o impotente. Minha favorita foi a parte 2.

Acho que a intenção do autor era causar estranhamento nos leitores; daí o título, que é uma junção de "organismo vivo" (laranja) com um mecanismo frio e morto (mecânica), o linguajar e o tratamento que Alex passa (eu ficava bem tensa nessas cenas). Tudo isso junto carrega uma mensagem que, para mim, é de que todos temos o direito de escolher o que fazer com nossas vidas, pois tudo que vai acontecer a seguir, seja bom ou ruim, é consequência delas.

FILME: Violento, Bombástico, Arrebatador, sonoro, dançante e assustador



Assim que terminei de ler o livro, o "bichinho" da curiosidade ficou me atentando até que eu assistisse ao filme. Por ter gostado muito do livro imaginaria que com o filme, produzido por Stanley Kubrick, não seria diferente. A trilha sonora e a fotografia são incríveis (ele é de 1971), além de ser muito fiel ao livro.

Mas, quando lemos, estamos em constante sintonia com os pensamentos de Alex, já que a história é narrada em terceira pessoa, e acabamos sentido as mesmas emoções que ele e tendo uma visão mais ácida de tudo. No filme, não. O final também é um pouco diferente e eu prefiro mil vezes o do livro.

Apesar de tudo, eu indico os dois para todas as pessoas do mundo <3

Ah, pra quem quiser assistir, eu encontrei o filme completo nesse site (não tem na Netflix nem no YouTube) ;)


E aí, alguém já leu/assistiu? O que acharam? (fiquem a vontade para deixarem suas opiniões nos comentário) Alguém ficou curioso?

Obrigado por tudo, pessoal!

ps: o clipe da música "You Da One", da Rihanna, faz várias referências ao filme *-*

Somos todos loucos aqui

40 comentários :

  1. Já assisti o filme, faz tempo e lembro que achei bem violento....
    O livro ainda não li, mas pelo jeito parece ser bom, melhor que o filme né?
    Vou ler, para ver se gosto. ótimo post, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com o filme nós conseguimos ter maior noção do que está acontecendo, diferente do livro que, como eu disse, tem umas gírias um pouco difíceis e nós é que acabamos tendo que visualizar a cena. de qualquer forma, recomendo os dois <3
      beijos.

      Excluir
  2. Sempre quis ler o livro, e por nunca ter tirado tempo pra ler, acabei decidindo não assistir também (se eu assistir não leio). Esse post só aumentou a vontade! hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também sou dessas pessoas que, por mais que queira muito ver o filme, espera até assistir ao filme, hehe :)
      beijos.

      Excluir
  3. Esse é um dos livros que eu tenho que ler da minha lista de 50 livros de 1900 para ler antes de morrer, e confesso que estou um pouco relutante para lê-lo pois sei o quão violento ele é! E, cenas de violência mexem com a minha cabeça e geralmente eu fico bem mal quando as leio. Mas confesso que ao mesmo tempo, estou curiosa para ler. Adorei a sua resenha, pois ela me incentivou a ler o livro. Não sei se começarei o quanto antes. Mas assim que ler, volto aqui para a gente debater sobre o livro pde ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha lista de livros clássicos para ler é quase infinita, hehe. fiquei muito feliz quando terminei de lê-lo porque, apesar de ser violento, é muito legal; como eu disse, é uma crítica social muito diferente de todas que eu já vi.
      entendo o seu lado, de se sentir um pouco mal quando o assunto é violência, então sugiro que leia antes de ver o filme ;) vou etar esperando você aqui!
      fico feliz que tenha gostado da resenha <3
      beijos.

      Excluir
  4. Que legal, me deixou com vontade de ler!Aliás, você usa o Skoob? (sabe, aquela rede social pra livros)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado :)
      eu até criei uma conta no Skoob, mas na época não usava muito, então acabei abandonando, hehe. seu comentário me fez querer criar uma conta nova.
      beijos :*

      Excluir
  5. Muito legal suas resenhas. Eu vi apenas alguns trechos do filme e gostei bastante, mas preferi ler antes de ver inteiro. Ainda não conseguir ler, mas espero fazer ainda esse ano *-*
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você gosta, chuchu :D obrigada!
      beijos.

      Excluir
  6. Agora fiquei muito curiosa com o livro, minha professora de fotografia, há uns 4 anos atrás indicou ver o filme, porém nunca tive a oportunidade, mas o livro, se você diz ser muito bom, vou procurar!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que ela deve ter indicado o filme por conta da fotografia do livro, que é incrível, mesmo ele sendo antigo :)
      beijos.

      Excluir
  7. Fiquei curiosa mais não gosto desse gênero de filme... Confesso que fico com um pouco de medo quando leio Ou assisto algo assim kkkkk sou mega medrosa....
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra falar a verdade, ele não é um filme para dar medo, mas para nos fazer refletir. tem um pouco de "tensão psicológica" (nem sei se esse termo existe o.O), mas é até tranquilo de encarar :)
      beijos.

      Excluir
  8. Confesso que nunca tive interesse nesse livro, nem parava para ler a sinopse, mas depois dessa resenha fiquei super empolgada. Depois vou querer assistir o filme também, só que primeiro quero ler o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que meu post tenha te incentivado a dar uma chance a ele, lindinha ^-^ (faz muito bem em ler antes de ver o filme).
      beijos :*

      Excluir
  9. Confesso que tenho um preconceito com laranja mecânica. Sei a história, já assisti umas cenas, mas nunca curti a ideia da história. Sempre achei um daqueles filmes/livros cults demais, que as pessoas idealizam. Quem sabe um dia hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade eu também achava a sinopse um pouco "nada a ver", mas minha opinião mudou bastante. como eu disse, é um crítica bem diferente ;) claro que eu respeito quem não gosta; tem um monte de livros por aí que "todos" adoram menos eu.
      beijos.

      Excluir
  10. Sempre ouvi muito sobre esse livro e confesso minha preguiça me fez ver o filme. Eu gostei bastant, é uma história que mexe muito com a mente da gente. Sua resenha desperta a curiosidade sem falar muito isso é muito bacana, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou do filme! mas eu ainda tenho que te indicar o livro, hehe :v
      fico feliz que você tenha gostado da resenha. eu sempre tento deixar um mistério pairando quando falo de livros, só para despertar a curiosidade de quem lê :D
      beijos.

      Excluir
  11. Sou doida para ler Laranja Mecânica. Sempre que vejo em alguma promoção na internet fico com a mão coçando para comprar, mas acabo deixando!!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agora eu estou esperando encontrar o livro por um bom preço para poder ter a minha edição :0 ele é INCRÍVEL!
      beijos.

      Excluir
  12. Nunca li o livro nem vi o filme, mas é cada curiosidade que a gente tem rs. Quero muito entender melhor a história e gostei bastante de ter compartilhado um pouquinho dela por aqui ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também tinha uma curiosidade gigante, haha.
      fico feliz que você tenha gostado <3 espero que você leia, assista e venha aqui me contar o que achou.
      beijos.

      Excluir
  13. acho que não é o tipo de filme nem de livro que eu teria curiosidade de ver ou ler,mas admiro muito você trazer diversos estilos aqui para o blog,com certeza tem quem curta esse estilo,parabéns linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada! eu sempre tento trazer temas variados aqui para o blog, mas sempre temas que eu goste :)
      beijos.

      Excluir
  14. Morri de rir com o namoro entre você e o livro no começo do post, rs. Esse livro para ensinar várias lições. Gosto de saber que tudo na vida é consequência de nossas atitudes.
    Nunca assisti a um filme baseado em um livro e o achei melhor que um filme, também praticamente nunca vi ninguém achar isso :/

    www.Juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meio complicado nosso "envolvimento", né? hahaha :D
      sobre o livro ele é uma grande lição e crítica ao mesmo tempo.
      e SIM!, livros saõ sempre melhores que os filmes <3
      beijos.

      Excluir
  15. Caraca, eu nunca tinha visto o livro com essa capa. Eu enrolo há anos para ver o filme, apesar de já ter visto muitas cenas por ai e conseguir pegar as referências dele em alguns lugares.

    www.faltouacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e eu só conhecia esse livro por essa capa rsrs; só depois que li e fui pesquisar mais na internet é que descobri as outras capas :p
      beijos.

      Excluir
  16. Nunca li o livro mas adoro histórias de psicopatia hehe mas um livro e filme para minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também adoro histórias que envolvam coisas psicológicas :D
      beijos.

      Excluir
  17. Eu vi esse filme há algum tempo, achei super violento do tipo que incomoda na hora de ver, o livro acabei não lendo mas meu irmão tem exatamente esse com a capa igual a esse seu, vou ver me animo de ler o livro também!

    Beijos

    http://senhoritamarmelada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que se eu tivesse visto o filme há uns dois anos atrás, teria me sentido mal. hoje, com a quantidade de filme de terro acumulado na mente, consigo assistir e me senti... normal :)
      caso se anime para ler, me conte o que achou depois.
      beijos *-*

      Excluir
  18. Já vi essa capa por ai algumas vezes, e é a primeira vez que leio algo sobre ele e parece ser muuuito bom, só que não da, sou muito medrosa pra ele kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fiquei feliz ao saber que meu blog foi o que te "apresentou" ao livro yay!
      quem sabe, quando você perder um pouquinho do seu medo (como eu perdi o meu por filmes de terror), assista?
      beijos.

      Excluir
  19. Eu não sei dizer o porquê, mas esse filme/livro me soa estranho. Não criei coragem de ver até hoje, já vi muita gente falando bem, e outras muito falando mal. Mas que me soa esquisito, isso sim xD

    Memórias de uma Guerreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava estranho! Não entendia direito, assim como você, mas vale dar uma chance ;)

      Beijos <3

      Excluir
  20. Oi Luh! Eu assisti esse filme na faculdade, porque o método usado no livro pra fazer o Alex passar mal quando vê violência é de uma teoria da psicologia. A gente chama isso de condicionamento, mas na vida real não é bem assim que funciona haha (a crítica é justamente porque essa linha da psicologia era muito famosa lá nos EUA, e praticamente a viam como solução pra tudo).

    Meu irmão me deu o livro, uma edição da capa laranja, e ainda não li não. Mas vou ler assim que der, aí volto pra te dizer o que achei da leitura. Eu gostei do filme, então devo gostar do livro também (são sempre melhores).

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que incrível! Eu tinha certeza que era algo apenas fictício porque é muito insano pensar num método desses.

      Gostaria muito de ver a sua edição, e de saber o que você achou depois da leitura <3 livros são sempre melhores, hehe.

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)