21 abril, 2016

O Regresso (Michael Punke)

Foto: arquivo pessoal

Eu ouvi um "AMÉM"? Hahaha, há mais de um mês fiz uma enquete de qual livro vocês queriam ver a resenha aqui no blog e, obviamente, depois do Leo DiCaprio ter ganho o Oscar (ou o Oscar ter ganho o DiCaprio? o.O), vocês votaram em O Regresso. Então, aqui está minha curta, simples e mísera opinião sobre esse romance narrativo, pouco explicativo e super complexo.

Sinopse oficial do livro: Em 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos.

Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes caçadores do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver.

Foto: arquivo pessoal

O livro é baseado em fatos reais; o Hugh Glass realmente existiu e sobreviveu (óbvio), porém o autor deixa a desejar no quesito narração. É muito cansativo ler um livro sem diálogos, tipo uma biografia. Como trabalha com fatos verídicos, é complexo imaginar como tudo aconteceu naquela época. Outra coisa muito chata é que a narrativa não tem começo. 

Os fatos já partem do ataque da ursa, depois voltam para como o Glass ficou conhecido, voltam pro ataque, depois decorre pela sobrevivência do mesmo, volta pra momentos anteriores da vida de Glass... é uma mistura louca, mas se você gosta de narrativas, é tudo que eu tenho a dizer. Confesso que foi mais difícil de ler esse livro do quê "O Morro dos Ventos Uivantes"; levei mais de 2 semanas e fiquei com uma frustração porque o livro também não tem um final...

Já o filme é outra história, né? Recomendo a todos que assistam o filme e depois leiam o livro. Tirem suas conclusões e venham me contar :)


A Intrínseca fez um trabalho maravilhoso com o livro, capa, folhas amareladas, diagramação, tudo! Porém, a leitura não foi fácil.

E aí, vocês vão ler? Já viram o filme? Conta pra mim! 

{Nellie, colaboradora}

36 comentários :

  1. que bacana não sabia que havia um livro que inspirou o filme que deu o Oscar ao Di caprio,ainda não vi o filme,quem sabe após o filme,eu tenha desejo de ler o livro,sabe eu gosto de livros tipo biografia,alguem contanto tudo,talvez me identifique com esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se você gosta, então vai fundo garota! você vai amar, com certeza <3

      Excluir
  2. Pelo visto não faz muito o meu tipo, sem começo, sem final, deu a impressão de que falta algo no enredo :( Sem contar que gosto mais de literatura fantástica. Mas gostei da resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Tainan ♥ breve farei mais resenhas!

      Excluir
  3. Eu não sabia que havia um livro que inspirou o filme!!! Ai meu Deus... Eu tenho um coisa que é , eu não consigo ver um filme se eu sei que tem um livro sobre a historia... Intende? ... Agora tenho que comprar antes de assistir!! Kk

    www.lekamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm tenho esse TOC de só ver filme baseado em livro se eu ler antes, pra poder criticar kkkkkk poder dar uma opinião concreta do que vi e li ♥

      Excluir
  4. Nao me chama atenção livros assim, mas pra quem gosta, é bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. livros assim doem a alma pra ler kkkkk

      Excluir
  5. Não sabia que tinha o livro desse filme! Correndo para a livraria comprar kkkk
    Eu não vi o filme mais meus pais sim e falaram que foi ótimo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana, vc conseguiu ler? vem me contar o que achou do livro <33333

      Excluir
  6. O livro eu nunca li, mas se ja é cansativo o roteiro do livro sem diálogo, imagina no filme eu mal ouvi a voz do dicaprio, sei nem como ele ganhou o oscar deve ter sido pela interpretação do sofrimento. Eu não gostei do filme não, apesar da fotografia ser a ótima, mas muito exagerado e sobre humano aquele sofrimento todo, qualquer um teria morrido so de cair naquela água gelada. Se fosse um filme de super herói com super poderes ou se ao menos ele recebesse uma cura milagrosa de fato de uma xamã indigena, talvez eu gostasse mais. Como dizem aqui na minha terra muita jaca, o cara cai de um precipicio com cavalo e tudo o cavalo morre e o cara não quebra nem um braço, fala serio... enfim muito sobre humano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah o filme tem adaptações pra cenas de ações ficaram mais empolgantes mesmo, é sempre assim. mas em relação ao livro, o filme é muuuuuuuuuuuuito melhor... o leo interpretou de uma maneira magistral o que eu não consegui definir no livro, só pela expressão dele eu captei dor, vingança, sofrimento, coisa que no livro você se perde pela narrativa exaustiva de ficar sempre explicando a mesma coisa sem diálogos. apesar de ser uma história rica, real, verídica, o livro deixa a desejar bastante, o filme não pecou -na minha opinião- em momento algum hehe ♥

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Não sabia que tinha um livro do filme. Conheci essa história através do Oscar este ano, no qual o Leo ganhou a premiação. Como muitos analisam, geralmente filmes baseados em livros perdem em detalhes. Livros com narrativas longas e densos são mais difíceis de ler. Garota exemplar por exemplo, tem muitos detalhes e às vezes me perdia em algumas partes, então compreendo você. Porém nele há muitos diálogos, o que deixa mais dinâmico. Gostei da sua resenha, páginas amarelas é muito amor. Beijos, Érika <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu amei garota exemplar, nossa, li em uns 4 dias comendo cada detalhe que não vi no filme, e fiquei ''nossinhora'' amei. já o regresso o filme é muito mais explicativo que o próprio livro, mesmo você tendo que entender só as expressões faciais do leo, enfim, sempre mudam os livros pros filmes hehe xero :*

      Excluir
  8. Não li o livro e ainda não assisti o filme também, colocarei na minha lista, preciso tirar um tempinho para estas atualizações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, se você ler ou assistir vem me contar sua opinião! ♥

      Excluir
  9. Ouço todo mundo falar do filme, não fazia ideia que era baseado em um livro hahaha
    Ainda não tô nessa vibe, mas lendo a tua resenha aqui parece bem interessante até, vou por na listinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu gosta de narrativa sem diálogo? eu fiquei loka pra terminar esse livro, cê nem imagina kkkkk mas pra quem gosta eu super indico, até pelas curiosidades reais que o livro expõe sobre o glass! :*

      Excluir
  10. Querida muito ler esse livro querida :D
    Eu gostei muito do filme, muito inspirador !
    Beijinhos Jasmim ** | Blog da Jasmim | Fan Page Facebook - New | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc tbm gostou do filme xuxu <3

      Excluir
  11. Eu não consigo ler livros que possuem apenas narrativas com poucos diálogos, me cansa bastante D:
    Mas sobre o filme eu estou bem empolgada para assistir ;)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aahhh Betânia se vc assistir me conta o que achou tá?! ♥

      Excluir
  12. Eu não li o livro, apenas vi o filme pra poder comentar sobre. Não achei no filme essas coisas todas. Leo DiCaprio mereceu sim o Oscar por sua interpretação. Voltando a questão do livro, como você disse que tem poucos diálogos já fiquei cansada de agora hahaha. Odeio livros sem diálogos, a leitura realmente acaba ficando chata e cansativa.

    www.priscilaaborda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que torna o filme diferente é a interpretação que o Leo deu pro personagem sabe? o livro é um terror de se ler, fiquei apavorada com medo de n conseguir terminar, e quando terminei corri pra ler outra coisa que tirasse toda narrativa da minha cabeça! bjo Pri :*

      Excluir
  13. Fiquei surpreso em saber que era uma história real...Ainda não vi o filme, mas agora minha vontade aumentou muito! Parabéns pela resenha e pelo blog, muito bons conteúdos, beijos moça!

    (https://antesdasobremesa.wordpress.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onww obrigada Sisco! mta geente não sabe mesmo que é uma história real hehe ♥

      Excluir
  14. eu também me questiono se Léo ganhou o Oscar ou se foi o Oscar que ganhou o Léo. Amei o filme ~embora não acredito que seja a melhor atuação dele~ e imagino o quanto o livro tenha sido difícil. Narrativas não lineares sempre dão um nó na minha cabeça, rs ainda assim, parabéns pela leitura. Quando eu começo a achar difícil, eu geralmente paro no meio, hehehe beijinhos :*

    www.eternatpm.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que foi o Oscar que ganhou o Leo mesmo kkkkk eu gostei do filme, porque no livro o Hugh quase não fala, não há conversas, então ver a interpretação dele deixou mais claro sabe? acho que é isso que faz o filme melhor que o livro ja que a leitura é um pavor. obrigada pelo comentário Taís ♥

      Excluir
  15. oieee
    eu não gostei do filme :/
    bjuuuuuuus
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que pena flor, o filme é bem mais legal que o livro hehe primeira vez que eu falo isso xD

      Excluir
  16. Nossa, deve ser suuper cansativa essa leitura. Ainda bem que você resenhou xD Eu achei o filme muito bom então nem vou ler pra não perder a graça hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim, o filme em comparação ao livro É MUITO MELHOR <3

      Excluir
  17. Li a sinopse uma vez e não me agradou, nem o filme tive vontade de assistir. Pela sua resenha, parece ser um livro bem cansativo.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, só de pensar que não tem diálogos me deu uma preguicinha... não dou muito conta disso não!
    Aaah, também não vi o filme ainda mas pretendo ver... Espero que seja bom!
    Beijos,
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
  19. Sério que tinha livro antes do filme? Não sabia nunca, haha. Eu ainda não tive a oportunidade de ver o filme, nem ler o livro, mas depois desse post acho que irei optar primeiramente pelo filme. Haha!

    Beijos! ~ http://www.umdiarioquasenormal.com

    ResponderExcluir
  20. Imagino o quanto a leitura tenha sido cansativa mas.. Se tratando de uma história que aconteceu na vida real e relatando um caso de sobrevivência a um ataque de um urso eu adoraria ler! Sou fascinada por histórias assim.
    Beijos

    www.juhlihipy.com

    ResponderExcluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)