13 março, 2016

Terceirão: lidando & sobrevivendo


Eu sempre via o "tal terceiro ano" como algo muito distante.

Mesmo quando eu estava lá no final do segundo ano, ele parecia estar longe o.O Enem e vestibulares eram algo que eu só teria de me preocupar de verdade daqui muito tempo...

E então o tempo passou, meu último ano começou e depois do primeiro dia de aula eu percebi que o terceirão não ia ser fácil! Afinal, não é fácil estudar de manhã e de tarde e ainda ter muitas pessoas perguntando "qual faculdade você vai fazer?" ou dizendo que "você tem quem estudar muito para o Enem" :/

Às vezes, nem é de propósito, mas isso acaba colocando uma pressão em cima da gente :b por isso, eu decidi vir aqui contar pra você como tem sido as minhas aulas e dar algumas dicas para quem também está pensando em ~estudar mesmo~ esse ano :)



Essas são duas das minhas apostilas de exercícios. Nos dias que eu não tenho aula à tarde (ou não fico para os plantões de dúvidas) eu leio a matéria da apostila de teoria, reviso o resumo que os professores passam na lousa e resolvo os exercícios do módulo estudado no dia.

Eu acho que isso é o suficiente para mim por duas razões: 1. me sinto mais preparada para a prova de sexta-feira e 2. os cursos que eu quero (jornalismo, publicidade ou psicologia) não são assim tão concorridos; claro que isto não é motivo para não estudar, mas se você quer um cursos mais disputado (tipo medicina, engenharia, direito...), talvez tenha que se aprofundar um pouco mais!



Estou tendo provas todas as sextas-feiras com as matérias da semana e até agora está tudo indo...bem. Eu consigo manter uma média, mas matemática, física e química ainda são meu maior medo :( 


Outra coisa que me ajuda muito são as vídeos-aulas; eu quase sempre assisto uma ou duas depois de fazer ~todo aquele processo lá de cima. Confesso que até o meio do ano passado eu não assistia nenhuma porque ficava com medo de me confundir, mas, depois de perceber que eu estava completamente perdida em biologia, elas me ajudaram muito! Costumo assistir algumas antes das provas também para não esquecer de nada (mas tem que estudar também, viu?).

Separei algumas para que vocês possam conhecer os canais :D 



esse vídeo me ajudou a fazer uma redação








apostila de exercícios e teoria de filosofia, uma das minhas matérias favoritas *-*



No total, uso três cadernos de dez matérias e esses aí de cima são os dois que estão com todas as matérias usadas. Eu devo usar umas 24 ou 25 frentes diferentes no total, mas não é que eu tenha tudo isso de matérias; é que praticamente todas as matérias são divididas em "frentes", ou seja, cada matéria tem no mínimo duas frentes.


Algumas pessoas (eu) tem mais facilidade de lembrar de coisas por características visuais. Por exemplo: semana passada, quando estava fazendo a prova e cheguei na parte de física, me lembrei da fórmula porque ela estava anotada num post-it cor-de-rosa em baixo da teoria. Por isso eu sempre anoto coisas que eu sei que preciso lembrar num post-it e colo no cantinho do caderno. E eles também deixam o caderno mais bonito ;)

Também tem aquelas matéria que eu gosto de ler me voz alta e, às vezes, eu até explico para meus amigos porque acho que assim eu tenho certeza de que vou me lembrar.





Eu sou uma pessoa que consegue anotar as coisas e prestar atenção na aula. Confesso que eu sou distraída e muito (muito!) dispersa (já disse que quando fui numa psicologa ela disse que tenho déficit de atenção?), mas nesses momentos eu tento esquecer um pouco das outras coisas :b voltando para as anotações, eu gosto de ir fazendo "notas" das coisas que o professor fala, copiar a matéria da lousa mesmo ela estando na apostila, porque eu acho que quando você anota/escreve algo é como se aquilo fosse mandada pro cosmo e você consegue se lembrar :)

Eu também gosto de fazer desenhos relacionados à matéria.



Eu já havia falado sobre organizar seu tempo neste post, mas não custa nada reforçar: você tem que descobrir em qual horário você se sente mais disposto para estudar e aproveitá-lo.

Por exemplo: se você se sente mais produtivo à noite, mas não pode dormir tarde porque estuda de manhã, durma à tarde e estude durante a noite (; isso funciona porque se você estuda num período em que você se sente "desligado", você vai pensar nas fadas da Terra do Nunca, mas não vai estudar :b


Esse foi o primeiro livro que peguei emprestado na biblioteca e mesmo ainda não tendo terminado de ler, achei que seria legal incluí-lo no post

Um desabafo: eu continuo não vendo sentido em aprender essas coisas, já que eu só vou usá-las para fazer uma prova que, na minha opinião, não defini conhecimento. Mas essa é uma opinião pessoal que não vou entrar em detalhes (pelo menos, não agora).

E aí, que também está estudando para vestibulares? Quem já passou por isso e agora está no curso desejado? Quais são as dicas que vocês me dão?

Obrigado por tudo, pessoal!


SOMOS TODOS LOUCOS AQUI

20 comentários :

  1. Amei seu post ��

    ResponderExcluir
  2. Também estudei no Objetivo no meu terceiro ano, sei muito bem como você se sente em relação a isso tudo.
    Eu também achava que era algo tão distante. Mesmo quando estava no fim do segundo colegial e aí, de repente, num piscar de olhos, eu já estava na formatura do terceiro ano, pronta para iniciar mais uma etapa na minha vida. :O
    Aproveita bastante essa fase, ela passa muito rápido e você vai sentir saudades haha'.
    PS: Adorei suas fotos, viu? Já estou seguindo o Blog para te acompanhar.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o material da Objetivo é ótimo, mas eu tenho tanto livro para estudar (o pessoal chama de "intocáveis") que dá até um pouco de desânimo :b mas eu vou continuando... (: já me falaram que eu vou sentir falta do ensino médio, mas, por enquanto, quero mais é que ele caba hehe :x
      que bom que gostou das fotos <3
      beijos :*

      Excluir
  3. Você é tão caprichada!! Uso fichário e é uma bagunça rs Adorei o post, estou passando pela mesma situação. É muito complicado, e no meu caso, ainda não sei qual faculdade fazer, o que só piora, pois a pressão só aumenta. Belo post. Bons estudos, bjs.
    devaneios-de-inverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, fofinha (: geralmente meu material não fica assim, mas estou tentando deixá-lo mais organizado :b
      Terceirão é ~dureza~ mesmo, mas vamos seguir em frente que a gente consegue :D ah, para escolher um curso, pense nas coisas que você gosta (incluindo as matérias da escola) e veja as opções (;
      beijos :*

      Excluir
  4. Essa sou eu esse ano. Curso o 3º ano em uma escola que é integral duas vezes por semana e nas tardes livres tento equilibrar o curso de inglês (que me formo esse ano) e o tempo de estudar já que de noite faço pré-vestibular. A correria ta grande e em semana de prova eu só falto jogar tudo pro alto haha. Você me lembrou de que eu também tenho que fazer um post assim no meu blog. Terceiranistas sofrem viu! Boa sorte pra nós e eu entendo bem o que você passa em relação ao curso. Decidi a pouco tempo que vou ficar no jornalismo mesmo e é nele que quero ficar haha um beijo!

    xox
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! você ainda faz curso de inglês e cursinho?1 wow 'o' eu já acho que estudar todos cansativo :b mas vai com força que você consegue :D E que legal! você vai cursar jornalismo <3 está na minha lista de desejos *-*
      beijos e bons estudos :*
      xoxo

      Excluir
  5. Passei por isso ano passado! Realmente, é pesado e cansativo, mas deixa saudades (amigos, professores e a escola em si). Eu prestei o Enem para Engenharia civil e sonhei pela sonhada vaga na federal todos os dias do meu terceiro ano. Uma coisa eu te digo, o dia que esse sonho se tornou real foi o mais feliz da minha vida e toda luta valeu a pena! Não desiste, moça! ;)
    Beijos.
    www.cativastes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou esperando, ansiosa, o dia em que eu vou ver a minha nota e ver que vou conseguir cursar o curso que eu desejo (mesmo ainda estando meio indecisa...) (:
      beijos :*

      Excluir
  6. Adorei o post!
    Lembrei muito da minha época de terceirão, eu também tinha aula pela manhã e à tarde tinha a aula do pré-vestibular. É uma fase muito corrida e de muita cobrança como tu disse mas é uma fase muito gostosa também. A gente aprende muito e cresce muito como pessoa também!

    Tuas fotos estão lindas!
    Beijos.

    Blog Coisa e tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou (:
      estou muito cansada com esse negócio de aula de manhã e à tarde, mas tento não desanimar, apesar de me sentir meio desmotivada de vez em quando :b
      beijos :*

      Excluir
  7. Eu terminei o colégio há uns 6 anos, mas eu sempre fiquei indignada em ter que aprender coisas somente para o vestibular.
    E cá entre nós, eu não uso praticamente nada do que aprendi.
    Mas infelizmente é a vida né?
    Beijoss
    www.mariannemoura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não vejo sentido nenhum em aprender essas coisas! gosto de várias aulas, mas simplesmente não vejo sentido .-. só vou usar para fazer o Enem/vestibular e esquecer :b sociedade ~estúpida~, né?
      beijos :*

      Excluir
  8. Ahhh que saudades dessa época. Sei que deve ser loucura, mas eu sinto muita falta de estudar tudo isso. Sinto falta do meu terceiro ano e das coisas que aprendi na minha escola :/
    E menina, eu adorei as idéias para facilitar o estudo, se eu tivesse estudando e visse esse post, ia me ajudar muito, com certeza. Amei!

    www.viajantedosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho certeza que eu vou sentir falta também, mas não das aulas .-. até gosto de algumas, mas, como já disse, não vejo sentido em estudá-las :b
      ah, e que bom que gostou das dicas <3
      beijos :*

      Excluir
  9. Que caderno mais organizado e que letra mais amor ♥
    Morro de saudades do 3º colegial :(
    Eu fazia cursinho junto com o colégio, então era uma loucura hahah Mas entrei na faculdade dos meus sonhos e, infelizmente, mudei de opinião sobre o curso haha Mas concordo 100% com você que vestibular não prova NADA! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigada, lindinha *-*
      eu até estava pensando em fazer cursinho esse ano, mas com essas aulas de manhã e à tarde, só seu eu virasse um zumbi-vegetal ambulante hehe :b
      beijos :*

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)