Formation - Beyoncé (desabafo)


Muito se falou quando a Beyoncé lançou a música e o clipe no último sábado - 6 de fevereiro - devido a mensagem da música contra o racismo. Particularmente, amei tudo! Talvez por me considerar parte negra (na verdade, sou miscigenada com negro, índio e portugueses), achei que a música é pesada para quem se sente ofendido ou é contra o movimento negro, porém QUANTO MAIS OFENDIDO MELHOR.


Vou explicar meu ponto de vista a partir do SUPERBOWL no qual ela se apresentou vestida com uma jaqueta inspirada naquela usada por Michael Jackson (segura essa referência).

Suas dançarinas estão todas vestidas de preto com boinas também pretas, em referência aos Panteras Negras, organização política negra ativa nos anos 1960 e 70, famosa por sua atuação armada defendendo guetos negros da violência da polícia, considerada racista.

Tantas pessoas criticaram a Beyoncé por expor sua filha com cabelo afro, que ela mesma fez menção a isso na música e no clipe no qual vemos Blue sendo criança e com cabelo crespo, solto sim porque ela não é obrigada!


“Eu gosto do cabelo do meu bebê, com cabelo de bebê e afros." - Beyoncé

A mensagem não foi só contra o racismo, mas contra a violência desvairada que atinge toda população mundial, onde negros, brancos, índios, amarelos, pardos ou seja lá qual for a cor de pele, são destratados, violentados, assassinados e por muitas vezes os CULPADOS FICAM IMPUNES. 

Entre algumas cenas do clipe, a câmera passa por uma parede com a frase: “Parem de atirar em nós” (“stop shooting us”), outra referência a violência contra os negros (NÃO SÓ NEGROS, OK? MAS CONTRA TODOS).


Aqui vocês podem assistir o clipe, e entender o que eu quero dizer com DESABAFO e entender o porquê de tantas críticas à Beyoncé.


Muitos países e políticos agora querem boicotar a nova turnê da cantora pelo mundo, pois alegam que Beyoncé defende UM GRUPO RACIAL e a mesma não tem conhecimento sobre o que fala. Vemos claramente que a mensagem da música foi entendida e absorvida com sucesso, quando esse tipo de coisa (boicotes) vem a acontecer. Resta saber a opinião de vocês: o que vocês acharam de Formation e da mensagem da música?

xoxo :*

{Nellie, colaboradora}

20 comentários :

  1. A Beyoncé foi incrivelmente foda quando fez essa música maravilhosa. É pesada e diz tudo o que precisa ser dito, sem medo. Com certeza é a canção mais cheia de significados que ela tem. Demais!

    Flor de Júpiter | www.flordejupiter.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tainara você completou o post com suas palavras. Com certeza tbm acho que é a música dela com mais significado pra muitas pessoas e pro mundo. Ela foi foda mesmo, arrasou na letra, no clipe que ela mesma dirigiu, nas referências no show do SuperBowl, enfim, lacrou né? Xoxo :*

      Excluir
  2. A Beyonce foi ótima nessa música. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi maravilhosa :) na música e no clipe, xoxo :*

      Excluir
  3. A mídia gosta desse tipo de polêmica e a Beyoncé sabe se sair por cima, ela arrasa! Música show!

    Beijos!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora não só a mídia, como políticos do mundo inteiro estão querendo arraaaasar com uma diva hahaha será que pode isso? Ainda bem que vc falou que ela sabe sair por cima, e sabe sambar mais ainda na cara desse povo hehe, xoxo :*

      Excluir
  4. Essa música é um arraso e tô adorando ver os ofendidos se remoendo! Quero mais é que tenha bastante música e negro se impondo :)

    Beijo,
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, quando o negro, o índio, o injustiçado se impõe, todo mundo se ofende, porque acha que é embaixo ou abaixo que temos que ficar, mas Beyoncé chegou pra mostrar que né assim que a banda toca não hahaha lacrou o c% do mundo inteiro <3 obrigada pelo comentário xuxu :*

      Excluir
  5. Amei! Uma ótima mensagem com a música e o clipe
    E a Blue tá suuuper fofa! *_*
    www.blogdaju.com.br
    Beijos! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Blue tá enormeee né não? Toda vez que tem foto nova dessa menina fico chocada com fofura, tamanho e estilo (que puxou dos pais pra roupa né? menina estilosa <3) xoxo :*

      Excluir
  6. Já estava na hora dela de fato mostra sua opinião. O que causou muito, mas estou do lado dela e super apoio.
    Beijos,
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela sempre mostrou a opinião feminista dela né? Mas nunca tinha cutucado a ferida de tanta gente assim haha achei o máximo! Também apoio <3 obrigada pelo comentário, xoxo :*

      Excluir
  7. lindo teu post, eu não tinha visto o clipe ainda e adorei! <3 Beyoncé é mto diva né!

    Meninices da Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onww obrigada :) Beyoncé arrasou com certeza!

      Excluir
  8. Não sabia dessa confusão toda que deu em relação a filha dela. Achei uma fofuraaa, e um amor o cabelo dela, vontade de esmagar essa pequena nessa pose né?

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, desde da primeira aparição da Blue com o cabelo solto, a mídia caiu em cima da Bey "como ela pode deixar a criança com o cabelo desse jeito, pelo menos prende" e ela nunca respondeu abertamente a essas duras críticas... daí soltou a música e todo mundo se ofendeu kkkk amei! A Blublu é uma criança, pela fé, o povo tem que se orientar. Dá realmente vontade de esmagar essa fofura <3

      Excluir
  9. Choro de branco é uma coisa hilária. A pessoa pode até nunca ter feito racismo contra um negro, se ofender por que então? É ofensa lutar contra os próprios direitos? Estamos lutando por nossos direitos de não sermos ofendidos e os caras se ofendem por nós estarmos nos empoderando HAHAHA O ser humano tem muito o que crescer mentalmente.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk choro de branco, to caindo de tanto rir. na verdade, eu achei ótimo esse tal choro... talvez essa seja a forma das pessoas cairem na real né? todo mundo tem o direito de defender aquilo que acredita, aquilo que deseja, nesse caso a igualdade que a Bey defende é mais do que justa, é NECESSÁRIA. Concordo com vc, xoxo :*

      Excluir
  10. Sabe o engraçado? Todo mundo amava a Beyoncé. Só porque ela fez um clipe contra o racismo todo mundo se vira contra ela! Eu faria esse clipe com o maior orgulho, pois ela é uma bela e ótima cantora e quem quiser que se lasque.

    fotofoque.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como se só agora as pessoas descobrissem que ela é negra. Gente, isso é muito absurdo. Ainda bem que ela n se rende a mídia e propaganda barata, leva os ideais dela adiante <3 Bey é foda. Amei que vc disse "que se lasque" kkkkk xoxo :*

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)