O lado mais sombrio (A.G. Howard)


Voltei para o blog com mais um resenha e dessa vez vou falar sobre um livro que é uma mistura de Lewis Carroll com Tim Burton e que eu gostei muito: O lado mais sombrio, da A.G. Howard.

Quem em acompanha lá no instagram sabe que eu estava bem animada com essa história (: Foi uma amiga que me convenceu a lê-lo e, apesar de eu ter ficado um pouco receosa, terminei de ler em menos de uma semana e não estava mais aguentando porque, sério, eu não consigo parar de pensar nessa história!

bem vindo ao verdadeiro país das maravilhas...


Sinopse: Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.

Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carrol não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer.

Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca no coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repletos de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real - o superprotetor Jeb -, mas, assim que a jornada começa. ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas.

Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...


Para começar, quero dizer que gostei muito do livro. Não é segredo para ninguém que eu sou fissurada no País das Maravilhas e poder viajar nesse mundo mágico e louco por uma perspectiva que pula fora da história "fofa" e engraçada criada por Lewis Carrol foi maravilhoso.

Quando eu li Alice no País das Maravilhas pela primeira vez, a imagem que se formou na minha cabeça foi aquela que eu via quando era criança no filme da Disney (que eu amo de paixão, por sinal!). Mas com esse livro não pude pensar em outro cenário se não aquele sombrio que foi exibido na adaptação do Tim Burton, em 2010 (foi em 2010, né?). A autora quis nos mostrar um outro lado que poderia existir na história, mas que não devemos assimilar com a original, porque não tem nada a ver. Os personagens e cenário são os mesmos; a história não!

Vou confessar que achei o começo um pouco cansativo, mas depois percebi que era necessário para que a gente não fique "voando" em algumas partes. Pra falar a verdade, eu fiquei meio perdida em algumas partes, mas isso se deu pelo fato de nada fazer sentido no País das Maravilhas.


Gostei da protagonista, apesar de achar ela meio chatinha de vez em quando. O Jeb foi, pra mim, a mosca que pousou na minha sopa, haha. Não que eu não tenha gostado dele, mas, sem querer, acabei vendo ele como um intruso na história. Já o Morfeu... ah, o Morfeu! Ele foi meu personagem favorito desde o começo (acho que me apaixonei loucamente por ele) e mesmo quando eu sabia que tinha que odiá-lo não conseguia. Ele é misterioso, irônico e muito, mais muito encantador; um dos meus personagens favoritos do mundo, com certeza <3



Sobre a edição, sei que pessoas vão me julgar mas, eu não gostei da capa. Pronto, falei! Não que ela seja feia, só que eu não consegui me encantar por ela. Todos os meus colegas que viram acharam ela bonita, mas eu vou confessar que é muito difícil eu gostar de capas com pessoas. Enfim, espero que quem gostou não se sinta ofendido nem encare isso como pessoal. Já o resto eu simplesmente amei <3 As páginas são amareladas e levemente porosas (ok, acho que já deixei claro que adoro isso em livros), todo início de capítulo é decorada com folhas e flores e parte inferior das páginas seguintes também; espaçamento excelente.




Book trailer:



A Mariposa no Espelho (conto de O Lado mais Sombrio)


A Mariposa no Espelho é um conto bem curtinho do primeiro livro (a séria é formada, até onde eu sei, por três + um spin off) e nele podemos ver a história narrada em terceira pessoa por cenas onde só o Morfeu e o Jeb estão. Confesso que enquanto estava lendo fiquei um pouco dividida entre eles dois, mas não durou muito, hehe. Você pode fazer download grátis pelo iBooks ou Play Books (; Ah, não vão me fazer o favor de ler isso antes do livro, tá? (tem spoilers)




ISBN: 9788581633381 | Editora: Novo Conceito | Páginas: 367

Alguém já leu? O que acharam? Alguém também é apaixonada pelo Morfeu?

Obrigado por tudo, pessoal!

ps: acho que esse livro daria um ótimo filme dirigido pelo Tim Burton.

12 comentários :

  1. Ainda não li, mas fiquei super curiosa e já imaginando em filme, os efeitos, a versão que eles dariam para esse mundo mágico. Gosto bastante de livros com esse tema, vou procurar pra ler. Ficou ótima sua resenha. A capa é bonita, mas concordo que se fosse com imagens ilustrativas teria mais a ver com a história. Mega bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também vivo imaginando como seria o filme desse livro: tem que ser dirigido pelo Tim Burton! Iria ficar algo parecido com o filme da Alice, mas muito mais sombrio <3
      Fico feliz que tenha gostado :)
      Beijos.

      Excluir
  2. Já li algumas resenhas sobre esse livro e parece ser muito bom! Já está na minha big lista de livros, só falta comprar e arranjar tempo para ler. Bela resenha!

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série que esse livro faz parte é minha favorita do mundo todo! <3

      Excluir
  3. Adorei a sua resenha! Muito bem escrita e realmente deixa a gente na curiosidade de ler o livro. Eu concordo com você sobre a capa e acho que se fosse só por ela, eu nem iria querer ler. Mas o titulo também me conquistou. Adorei o seu blog, muito lindo!

    Inferno ou Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, chuchu :) MUITO OBRIGADA!
      Acho que se eu visse esse livro numa livraria, não compraria. A capa não é muito atrativa :p Agradeço minha amiga por ter me emprestado porque a história é incrível!
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Luana.

    Antes de entrar no blog, me perguntei o motivo de ter Alice no nome do blog, porém teu nome era Luana. Nem sei porque fiquei me perguntando isso, já que meu blog tem algo bem parecido. Mas, enfim, deu para perceber que você gosta bastante desse mundo.

    Gostei bastante da sua resenha e confesso que nunca li algo relacionado ao País das Maravilhas, mas fiquei com vontade de conhecer esse livro, quem sabe eu não faça isso?

    Parabéns pelo blog. Sucesso!

    Eita, Tomás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)

      Todo mundo me pergunta porque tem "Alice" no nome haha. Como você disse, Alice no País das Maravilhas é a história que mais me inspira e me encanta, então achei justo incluí-la de alguma forma no blog hehe.

      Sobre o livro, tem várias coisas que fazem referência ao clássico do Lewis Carroll e, consequentemente, quem leu vai assimilar melhor. Mas, de qualquer forma, eu recomendo o livro pra todo mundo :)

      Muito obrigada <3 beijos.

      Excluir
  5. Guriaaaa!
    Já te falei o quanto amo as tuas fotos??? Os "cenários" que tu monta ficam fantásticos!!! *-*
    Minha irmã (também fã de Alice) me contou há um tempo atrás que havia a possibilidade de aparecer uma versão mais "real" da história de Alice, seria esse?
    Até vou mostrar esse pra ela (se ela ainda não conhece... acho difícil! hahaha), ela também é fã do Tim e adorou o filme.
    Ai, nem sei mais o que dizer! Teu post ficou lindo demais <3 Adorei o "natural" que transparece nele com a incerteza dos dados... Amo isso, parece uma conversa entre amigas.
    Muito obrigada pela dica! E, claro(!), fiquei muito afim de ler.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado das fotos e da indicação, moça! <3

      Por favor, leia esse livro, indique ele pra todo mundo e dai vamos formar um grupo de fãs e correr de mãos dadas para o País das Maravilhas (tá, exagerei!) haha.

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)