05 fevereiro, 2015

Organizando uma rotina de estudos!


Minhas aulas começaram essa semana e, para dar algumas dicas, resolvi fazer um post dando dicas pra quem divide o tempo entre trabalhar, fazer um blog e estudar :)



Tenha um ambiente de estudo e sempre mantenha-o organizado!

Simplesmente não dá pra estudar com coisas bagunçadas em volta. Eu sugiro que todo fim de semana você tire uma hora pra se organizar: jogar fora cadernos/papéis velhos sem uso, canetas que não pegam, apontadores que não apontam etc.


É importante que sua agenda (ou outro caderno que você usa pra anotar as coisas) seja pequena e bem acessível pois você sempre vai te-lá à mão na bolsa, mesmo nos dias que ela vai estar cheia de cadernos e apostilas. É na agenda que vão estar seus horários, datas de entregas de trabalhos, tarefas, contatos e tudo mais.


Dividir seu tempo entre trabalho, blog, tarefas da casa e estudo pode se tornar uma coisa difícil. Eu costumo estudar uma hora por dia (um pouco mais em dias de prova, e bem mais em dia de simulado) e, para mim, é o suficiente.

Eu me sinto mais disposta depois do almoço, por isso estudo depois do almoço. Mas você tem que encontrar seu horário; se sentir-se melhor pra estudar de manhã (acho difícil), estude de manhã. Depois que estudo, tiro um tempinho para o blog. Pela manhã, costumo assistir um pouco de TV e fazer as coisas da casa.


Fazer interlavalos entre dez e quinze minutos a cada meia hora de estudo é importante pois assim você não se sobrecarrega. Parar para comer uma fruta, tomar um chá, andar um pouco, respirar e ler alguma coisa são idéias do que você pode fazer nesse intervalo (;


Acredito que ler um ou dois capítulos nesse intervalo é a melhor coisa a se fazer, por isso vou indicar três livros com capítulos/partes curtos (as).

Alice no país das Maravilhas (Lewis Carrol) [ISBN: 978-85-7980-204-1]: essa edição é bem curtinha (tem 112 páginas) e os capítulos também são pequenos. A história também é uma graça, e é minha favorita!

Meus 15 anos (Luiza Trigo): o livro conta história da Bia, uma menina que está prestes a realizar o sonho de ter uma grande festa de quinze anos mas, em meio a isso, ela tem que lidar com uma mistura de sentimentos e com as intrigas da Jéssica, a garota mais metida da escola. É uma história bem leve com capítulos curtos e sem muitas coisas que nos fazem pensar e ficar com o livro "martelando" na mente. É simples mas ao mesmo tempo envolvente.

Extraordinário (R.J. Palacio): ainda não li mas, pelo que pude ver ao folhear o livro, os capítulos são divididos em subtítulos.


Sabe aquela frase do professor "Seria muito interessante se vocês pesquisassem sobre..."? Então, pesquise! Tudo que o professor pedir porque com certeza vai ter alguma coisinhas sobre aquele assunto na prova. Tente deixar em destaque no caderno/agenda pra não esquecer (como eu fiz com o post-it aí cima) ;)


Ter coisas que te fazem lembrar que você tem que sair do celular e ir estudar fazem toda a diferença hehe Ah, eu dei algumas dicas sobre como você pode decorar seu quarto com itens escolares nesse post ;)


Sim! Espalhe-os por todo lugar! Faz de conta que é uma agenda "aberta"e anote tudo neles porque, por mais que você anote tudo na agenda, ela não vai estar perto de você o tempo todo; já os post-its vão sempre estar na sua frente :D

Obrigado por tudo, chuchus e boa volta às aulas! 

3 comentários :

  1. Oi,adorei o post bem explicado,já conhecia seu blog mas nunca comentei mas sou apaixonada desde que achei seu insta que também amo,ah fiz um post indicando seu instagram,gostaria que visse.Beijos

    http://onze-primaveras.blogspot.com.br/2015/02/4-instagrans-fofos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post e obrigado por acessar o blog e ter indicado meu instagram (:

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)