Organizando uma rotina de estudos


Minhas aulas começaram essa semana (ensino médio porque, porque você já está começando a me matar?!). Resolvi fazer esse post para mostrar alguns dos meus materiais escolares e também para dar algumas dicas de estudo... bom, pelo menos as que funcionam comigo. Ah, lembrando que há poucos dias fiz um post dando dicas de "decoração volta às aulas".



Tenha um ambiente de estudo e sempre mantenha-o organizado!

Simplesmente não dá pra estudar com coisas bagunçadas em volta. Eu sugiro que todo fim de semana você tire uma hora pra se organizar: jogar fora cadernos/papéis velhos, canetas que não pegam, apontadores que não apontam...


É importante que sua agenda (ou outro caderno que você usa pra anotar as coisas) seja pequena e bem acessível, pois você sempre vai estar com ele à mão na bolsa, mesmo nos dias que ela (a bolsa) vai estar cheia de cadernos e apostilas. É na agenda que vão estar seus horários, datas de entregas de trabalhos, tarefas, contatos e tudo mais.


Dividir seu tempo entre trabalho, blog, tarefas da casa e estudo pode se tornar uma coisa difícil. Eu costumo estudar uma hora por dia (um pouco mais em dias de prova, e bem mais em dia de simulado) e, para mim, é o suficiente.

Me sinto mais disposta depois do almoço, por isso estudo depois do almoço. Mas você tem que encontrar seu horário: se sentir-se melhor pra estudar de manhã (acho difícil), estude de manhã. Depois que estudo, tiro um tempinho para o blog. Pela manhã, costumo assistir um pouco de TV e fazer as coisas da casa.


Fazer mini-intervalos de dez e quinze minutos a cada meia hora de estudo é importante, pois assim você não se sobrecarrega. Parar para comer uma fruta, tomar um chá, andar um pouco, respirar e ler alguma coisa são ideias do que você pode fazer nesse intervalo ;)


Acredito que ler um ou dois capítulos nesse intervalo é a melhor coisa a se fazer, por isso vou indicar três livros com capítulos/partes curtos (as).

Alice no país das Maravilhas (Lewis Carrol): essa edição é bem curtinha (tem 112 páginas) e os capítulos também são pequenos. A história também é uma graça, e é minha favorita!

Meus 15 anos (Luiza Trigo): o livro conta história da Bia, uma menina que está prestes a realizar o sonho de ter uma grande festa de quinze anos, mas, em meio a isso, ela tem que lidar com uma mistura de sentimentos e com as intrigas da Jéssica, a garota mais metida da escola. É uma história bem leve, com capítulos curtos e sem muitas coisas que nos fazem pensar e ficar com o livro "martelando" na mente. É simples, mas ao mesmo tempo envolvente.

Extraordinário (R.J. Palacio): ainda não li, mas, pelo que pude ver ao folhear o livro, os capítulos são divididos em subtítulos. Fora que a história parece encantadora!


Sabe aquela frase do professor "Seria muito interessante se vocês pesquisassem sobre..."? Então, pesquise tudo que o professor pedir, porque, com certeza, vai ter alguma coisinhas sobre aquele assunto na prova. Tente deixar em destaque no caderno/agenda pra não esquecer (como eu fiz com o post-it aí cima) ;)


Sim! Espalhe-os por todo lugar! Faz de conta que seu quarto é uma "agenda aberta" e anote tudo neles. Por mais que você anote tudo na agenda, ela não vai estar perto de você o tempo todo; já os post-its vão sempre estar na sua frente :D

Obrigada por tudo, chuchus e boa volta às aulas! 

3 comentários :

  1. Oi,adorei o post bem explicado,já conhecia seu blog mas nunca comentei mas sou apaixonada desde que achei seu insta que também amo,ah fiz um post indicando seu instagram,gostaria que visse.Beijos

    http://onze-primaveras.blogspot.com.br/2015/02/4-instagrans-fofos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post e obrigado por acessar o blog e ter indicado meu instagram (:

      Excluir

Recadinho: clique em "notifique-me" para descobrir qual foi minha resposta ao seu comentário, e para que possamos conversar melhor ;)